O aluno Dinis Dias, do 11.º D, integrou entre 28 e 30 de maio os Campeonatos Nacionais Escolares de Iniciados, que decorreram em Águeda, Albergaria-a-Velha e Estarreja, desempenhando funções de juiz-árbitro de Voleibol no âmbito do Plano Nacional de Formação de Juízes-Árbitros Escolares (PNFJAE).
Depois de concluir com distinção as fases de escola, local e regional, o Dinis atingiu agora o Nível IV – Fase Nacional, etapa que marca o culminar de um percurso formativo exigente e progressivo.
De regresso ao Agrupamento, o aluno destacou o entusiasmo vivido ao longo da competição, sublinhando a oportunidade de participar num evento de dimensão nacional e de contactar com jovens de várias regiões do país.
A experiência reforça também o seu desenvolvimento desportivo, numa altura em que integra o grupo-equipa de Voleibol Juvenis Masculinos do Agrupamento.
Parabéns ao Dinis pelo percurso exemplar realizado ao longo deste ano letivo. 👏🏐🏅
Prof. Fábio Duarte

Nos dias 28 e 29 de maio, a Escola Secundária Nuno Álvares abriu as suas portas à comunidade educativa para mais uma edição dos Dias Abertos, uma iniciativa destinada a dar a conhecer a escola, os seus projetos e a sua oferta formativa aos alunos que, no próximo ano letivo, irão prosseguir aqui o seu percurso escolar.
Ao longo dos dois dias, centenas de visitantes tiveram a oportunidade de conhecer os diferentes espaços da escola, participar em atividades práticas dinamizadas pelos diversos departamentos curriculares e cursos profissionais, visitar laboratórios, bibliotecas e salas especializadas, o Museu de História Natural e o Planetário, bem como contactar diretamente com professores e alunos.
Os percursos preparados para os visitantes permitiram dar a conhecer não apenas as instalações da escola, mas também a riqueza dos projetos educativos, culturais, científicos e tecnológicos que fazem da ESNA uma referência no concelho e na região. As demonstrações, experiências laboratoriais, exposições, atividades artísticas e apresentações dos cursos profissionais despertaram a curiosidade e o entusiasmo dos participantes.
Os Dias Abertos constituíram ainda uma excelente oportunidade para esclarecer dúvidas sobre os diferentes percursos de formação disponíveis, ajudando os futuros alunos a tomar decisões informadas relativamente ao seu futuro académico e profissional.
A Direção do Agrupamento agradece o empenho de todos os professores, assistentes operacionais, alunos e parceiros que contribuíram para o sucesso desta iniciativa, bem como a participação de todas as escolas e visitantes que aceitaram o convite para conhecer a Escola Secundária Nuno Álvares.
Esperamos voltar a receber muitos destes jovens no próximo ano letivo, para que possam continuar connosco a construir o seu futuro.
Desde o passado dia 1 de junho, a Escola Cidade de Castelo Branco acolhe uma exposição de castelos medievais elaborados pelos alunos do 5.º Ano, numa iniciativa que tem despertado a curiosidade e admiração de toda a comunidade escolar.
Os trabalhos foram desenvolvidos em casa, contando com a colaboração dos encarregados de educação, que apoiaram os alunos na construção das suas maquetas. Utilizando materiais recicláveis e outros recursos diversos, os participantes deram largas à imaginação e à criatividade, recriando impressionantes castelos inspirados na época medieval.
A atividade teve como principal objetivo consolidar conhecimentos relacionados com a História Medieval, promovendo simultaneamente a sensibilização para a reutilização de materiais e o desenvolvimento de competências artísticas e criativas.
A exposição reúne trabalhos originais e diversificados, evidenciando o empenho dos alunos e o envolvimento das famílias no processo educativo. Cada castelo apresenta características únicas, refletindo diferentes interpretações da arquitetura medieval e demonstrando a capacidade inventiva dos jovens construtores.
A exposição continuará patente na Escola Cidade de Castelo Branco até ao final da semana, proporcionando a todos os visitantes a oportunidade de apreciar o talento e a dedicação dos alunos do 5.º Ano.
As professoras Ana Paula Oliveira e Isabel Falcao

No dia 28 de maio, os alunos de todas as turmas do 5.º ano da Escola Básica Cidade de Castelo Branco e da Escola Básica Faria de Vasconcelos participaram numa atividade cultural dedicada ao teatro, assistindo à peça “O Principezinho”, apresentada pela Companhia de Teatro Etcetera.
A iniciativa proporcionou aos alunos um momento de aprendizagem e enriquecimento cultural, promovendo o contacto com a arte teatral e com uma das obras mais marcantes da literatura mundial. Através de uma adaptação dinâmica e envolvente, os alunos acompanharam as aventuras e reflexões do “Principezinho”, numa história repleta de mensagens sobre amizade, responsabilidade, imaginação e valores humanos.
A apresentação despertou grande entusiasmo entre os participantes, que tiveram oportunidade de vivenciar uma experiência artística diferente e educativa. Para além do caráter lúdico, a atividade contribuiu para incentivar o gosto pela leitura, pelo teatro e pela cultura em geral.
Os Alunos João Pais e Eva Pires, finalistas do 4.º B da E.B. da Cidade de Castelo Branco alcançaram o pódio, arrecadando a 1.ª menção honrosa e o 3.º lugar entre cerca de 2000 trabalhos apresentados nos vários escalões de ensino 1.º, 2.º, 3.º Ciclos e Secundário, no Concurso Nacional de Arte, “DESAFIOS D’ARTE”, promovido pela APEVT, pela Faber-Castell Portugal, IBEREX e Museu da Carris. O aluno João Pais, orientado pela professora Patrícia Silva, arrecadou a 1.ª menção honrosa no escalão do 1.º ciclo e a aluna Eva Pires, orientada pela professora Ana Rocha, arrecadou o 3.º lugar no mesmo escalão.
Estão todos de parabéns! Chegar a uma final já é uma vitória. Além destes dois finalistas premiados na gala, outros quatro alunos dos 3.º e 4.º ano conseguiram integrar o prestigiado TOP 100 do concurso, um resultado que demonstra a qualidade artística e o empenho dos estudantes, deixando o Agrupamento muito bem representado a nível nacional.
A gala de entrega de prémios finais realizou-se no passado dia 30 de maio, no Museu da Carris, em Lisboa, reunindo todos os finalistas desta 4.ª edição, reunindo alunos, e respetivos professores e encarregados de educação, num agradável convívio, com muita emoção e celebração. Este reconhecimento constitui motivo de orgulho para toda a comunidade educativa, evidenciando o talento dos alunos e trabalho desenvolvido pela escola, na promoção das Artes Visuais e criatividade, demonstrando que no interior do país também existem profissionais a orientar e despertar novos talentos e pensamento crítico, pois a escola também tem a vertente de proporcionar experiências únicas e para a vida.
Toda a informação está disponível no Desafios d'Arte® 2025/2026

As escolas do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares (Escola Secundária Nuno Álvares, Escola Básica Cidade de Castelo Branco e Escola Básica Professor Doutor António Sena Faria de Vasconcelos) participaram no concurso "Desafios SeguraNet" 2025/2026 que consiste numa iniciativa educativa promovida pelo Ministério da Educação Ciência e Inovação (MECI), sendo dinamizada no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet, com a colaboração do Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação de Santarém (CCTIC Santarém).
Estes desafios mensais (de novembro de 2025 a maio de 2026) pretenderam "alertar, fomentar e estimular as comunidades educativas, (…) para a relevância da Educação para a Cidadania Digital." Este trabalho focou-se, "em grande parte, na utilização crítica da Internet, através do debate destas questões no seio das comunidades educativas, contribuindo para o uso seguro e responsável dos ambientes digitais."
Nas aulas de Tecnologias de Informação e Comunicação os professores Hélder Rodrigues e Marta Mateus, dinamizaram as atividades inerentes aos desafios propostos tendo participado na presente edição 62 alunos do 2.º Ciclo e 479 alunos do 3.º Ciclo, em representação do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares.
A participação nesta iniciativa revelou-se uma experiência bastante enriquecedora para alunos e docentes, proporcionando a aquisição e o reforço de conhecimentos essenciais para uma navegação segura, responsável e consciente no mundo digital. Foram abordados temas de grande relevância, tais como: "Bem-Estar Digital nas Escolas", "Prevenção e combate ao Ciberbullying e a todas as formas de violência online", "Os Serviços de Apoio", "Escolhas seguras e responsáveis no mundo digital", "Não ao Discurso de Ódio Online!", "Desinformação e notícias falsas no mundo digital: pensar, questionar e verificar" e "Aprender com a Inteligência Artificial".
Somos Escolas SeguraNet 2025/2026, pelos excelentes resultados obtidos pelas nossas três escolas na presente edição concurso “Desafios SeguraNet”!






