No dia 15 de novembro de 2024, foi lançado, pela Delegação Regional do Centro da Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM - Centro), em conjunto com o Centro de Matemática da Universidade de Coimbra (CMUC) e o Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (DM – FCTUC), o concurso nacional “Matemática e Cartofilia”, destinado a alunos do 3º ciclo (categoria A) e do Ensino secundário (categoria B).
Foi no âmbito desse concurso que três alunos do 10.º B (nomeadamente, Ana Beatriz Pinto, Nicolas Veiga e Rita Capinha) e duas alunas do 11.º E (Beatriz Gonçalves e Mariana Antunes) aceitaram o desafio proposto pela Professora da disciplina de Matemática, Maria do Carmo Luís. O objetivo era juntar a Matemática com o desenho para criar um postal que retratasse uma cidade escolhida pelos alunos. Ambos os grupos optaram por ilustrar a cidade de Castelo Branco, através dos seus símbolos mais emblemáticos. Foi ainda pedido aos alunos que escrevessem um convite a um amigo, com a finalidade de o convidar a visitar a cidade, dando ênfase aos símbolos matemáticos utilizados.
A respeito desta atividade, comentaram duas das participantes: “Este concurso levou-nos a ver a nossa cidade de outra forma, observando a Matemática existente nela e nos seus constituintes”.
Os trabalhos dos alunos estão afixados junto à biblioteca da ESNA. Foram enviados em formato digital para a SPM e no dia 1 de março serão conhecidos os resultados do concurso.
Mariana Antunes, nº 19 – 11ºE
Na Escola Cidade de Castelo Branco, os alunos do 1.º Ciclo cantaram as Janeiras à coordenação e comunidade escolar deste estabelecimento.
Os alunos cantaram a canção, que prepararam especialmente para o efeito, ao ritmo e som de maracas construídas por eles.
O professor João Paulo com a sua flauta e grupo de percussão abrilhantaram o momento. Foi com agrado que os membros da Coordenação de Escola felicitaram e gratificaram todos os presentes.
Cantou-se com alegria e agradeceu-se com entusiasmo.
No âmbito do Programa Parlamento dos Jovens, realizaram-se nos dias 13, 14 e 27 de janeiro, nas três escolas do Agrupamento, as habituais sessões dinamizadas por deputados da Assembleia da República do círculo eleitoral de Castelo Branco, nomeadamente, Patrícia Caixinha, João Ribeiro e Liliana Reis.
Os assuntos abordados foram os seguintes: educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política; dar a conhecer a Assembleia da República, o significado do mandato parlamentar, as regras do debate parlamentar e o processo de decisão do Parlamento, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses; promover o debate democrático, o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões; estimular as capacidades de expressão e argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria; incentivar a reflexão e o debate sobre o tema deste ano “Novas Tecnologias – oportunidades e desafios para os jovens”.
Para além destas sessões, os alunos prepararam também este tema através da participação num workshop intitulado «Desvendando a Inteligência Artificial: Mitos, Medos e Superpoderes», dinamizado pela professora Célia Ribeiras, nas três escolas do agrupamento.
Quer nas sessões com os deputados, quer no workshop, todos os presentes se mostraram atentos, participativos e bastante interessados nas temáticas abordadas.
No dia 23 de janeiro, realizou-se uma sessão sobre Direitos Humanos, no Centro de Recursos Educativo (CRE) da Biblioteca Escolar da ESNA.
O Professor convidado, Pedro Gomes, Coordenador Interconcelhio das Bibliotecas Escolares, disponibilizou-se para dinamizar uma sessão que se iniciou com uma breve reflexão sobre esta temática, tão importante e tão atual. De seguida, os alunos da turma B do 9º ano assistiram a um filme sobre a história dos Direitos Humanos e, posteriormente, foram desafiados, num jogo interativo, a testarem os seus conhecimentos sobre o tema em questão.
Os alunos mostraram estar bem preparados, tendo em conta os resultados alcançados. Os três melhores classificados foram: Salvador Minhós, Mafalda Barata e Matilde Afonso. A sessão foi fundamental para promover a compreensão e o respeito pelos valores universais, preparando os jovens para uma participação ativa e consciente na sociedade, hoje e na sua vida futura.
Nos passados dias 15 e 17 de janeiro, os alunos dos 11.º F e do 11.º G deslocaram-se à Avenida Nuno Álvares, durante a aula de Geografia A. Aí, puderam realizar um levantamento funcional, ao nível do rés do chão, dos prédios em frente à Escola até ao Posto de Turismo da cidade.
Apesar de este ser um percurso pequeno, puderam comprovar e experienciar, num trabalho prático, a organização interna das áreas urbanas – o predomínio da função terciária (comércio e serviços) no centro da cidade. Sendo de elevado valor a renda locativa, os espaços são relativamente pequenos. Outros há com alteração funcional: da residencial - nas antigas vivendas - para os serviços públicos ou privados.
Outro dos objetivos da docente era que os alunos deixassem a sala de aula tradicional e passassem a aprender com uma metodologia ativa, onde eles são estimulados a participar no seu processo de aprendizagem de uma forma mais ativa: Passam a observar o território que os rodeia, conseguem analisar e explicá-lo em resultado da investigação prática.
No trabalho final, tinham de tratar e interpretar a informação recolhida, representando-a cartograficamente. Aprendem mais e com maior facilidade se trabalharem de forma colaborativa entre os pares. Entre eles, treinam o pensamento crítico com o território que os rodeia e usam a sensibilidade estética e artística na finalização do trabalho.
Professora Lucinda Araújo
No dia 23 de janeiro, pelas 10.00h, na Biblioteca Egas Moniz, 64 alunos pertencentes a todas as turmas do 11º Ano (ensino regular e profissional) receberam, das mãos do Diretor do AENACB, os certificados de participação no concurso internacional BEST IN ENGLISH.
Recorde-se que, a nível mundial, participaram nesta edição 29 106 alunos, de 740 escolas, de 31 países e, a nível nacional, 453 alunos de 11 escolas. A Escola Secundária Nuno Álvares posicionou-se no 466º lugar, a nível mundial, e no 6º lugar, a nível nacional.
Este evento contou com a presença de todos os que auxiliaram a equipa de professoras de Inglês a lecionar o 11º Ano a tornar a participação neste concurso possível. Assim, as professoras organizadoras agradecem o precioso auxílio da Direção, na inscrição da escola no concurso e no apoio logístico, da Professora Célia Rodrigues, coordenadora da Biblioteca Escolar, no apoio logístico e na supervisão da prova, dos Professores Armando Riscado e Paulo Serra, no apoio logístico e técnico, e dos Professores Gabriela Valente e João David, na supervisão da prova.
Mas não nos esqueçamos dos mais importantes: os alunos que, independentemente dos seus resultados escolares na disciplina de Inglês, aceitaram o desafio lançado pelas suas professoras e realizaram, todos eles pela primeira vez, uma prova online com a duração de 60 minutos e com um nível de exigência considerável (B2-C1), competindo com alunos de todo o mundo. Saíram da sua zona de conforto e arriscaram. Por isso, são, todos eles, qualquer que tenha sido o seu resultado, vencedores.
No final desta cerimónia, dois dos alunos participantes no concurso, Afonso Galvão e Miriam Domingues, entregaram ao Diretor o certificado atribuído ao AENACB.
As Professoras a lecionar o 11.º Ano: Ana Cravo | Cristina Santos | Dolores Fidalgo| Maria Margarida Baptista | Sandra Mesquita