netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

Cursos Profissionais

 

 

O professor Paulo Serra, do agrupamento de escolas Nuno Álvares, escola associada do Estabelecimento Prisional de Castelo Branco, e a docente Ângela Oliveira, da Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico da mesma cidade, integraram uma missão ERASMUS+, de 27 de fevereiro a 01 de março de 2024, ao Centro Educativo EPAPU Nelson Mandela, localizada no estabelecimento prisional de A Lama, em Vigo, Espanha, como professores especialistas na área das Tecnologias Educativas.

No primeiro dia, foi apresentada a escola e os módulos educativos do estabelecimento, o tipo de alunos e os recursos existentes. Foi, ainda, proporcionada uma formação em Inteligência Artificial na educação, em conjunto com os docentes da EPAPU.

Nos segundo e terceiro dias da visita, foram realizadas atividades de formação a alunos e professores, apresentando diversas metodologias e estratégias do uso da tecnologia interativa em sala de aula, com e sem recurso à Internet. O seu principal objetivo foi incentivar a criação de recursos educativos dinâmicos e o uso seguro das tecnologias, para fomentar a inclusão nos diferentes níveis de aprendizagem.

Esta experiência foi, como referem os docentes, extremamente enriquecedora, deixando a possibilidade de colaboração futura, nas áreas de formação e produção de conteúdos.

Neste sentido, prevê-se a realização de um projeto piloto, dinamizado pelos docentes Ângela Oliveira e Paulo Serra, no desenvolvimento de conteúdos interativos a serem testados em ambiente prisional.