Nos dias 1 e 2 de abril de 2025, os alunos dos sétimos anos do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares participaram numa visita de estudo a Mérida e Badajoz, no âmbito das disciplinas de Espanhol e História. Esta iniciativa teve como objetivo aprofundar os conhecimentos sobre a civilização romana e promover o contacto com a língua castelhana.
No primeiro dia, os alunos das turmas 7.º A, B, D e F da Escola Básica Cidade de Castelo Branco exploraram diversos monumentos em Mérida, incluindo o Teatro Romano, o Anfiteatro, a Casa del Anfiteatro, o Templo de Diana e a Alcáçova Árabe, testemunho da influência islâmica na Península Ibérica.
No segundo dia, as turmas 7.º C e E da Escola Básica Cidade de Castelo Branco, 7.º A, B e C da Escola Básica Faria de Vasconcelos e o 7.º A da Escola Secundária Nuno Álvares visitaram o Teatro Romano, o Anfiteatro, o Circo Romano e o Museu Nacional de Arte Romana. Devido a condições atmosféricas adversas, não foi possível visitar mais monumentos.
Em ambos os dias, os alunos tiveram a oportunidade de assistir a uma peça de teatro que decorreu no Anfiteatro.
Além das visitas aos monumentos, os alunos desfrutaram de um passeio pela cidade no comboio turístico, obtendo uma visão geral de Mérida e da integração dos vestígios históricos no contexto atual.
Em Badajoz, todos os alunos visitaram o Centro Comercial El Faro, onde jantaram.
A visita proporcionou momentos de convívio entre alunos e professores, fortalecendo o espírito de grupo e tornando a experiência ainda mais enriquecedora. A atividade decorreu conforme o planeado, oferecendo uma experiência envolvente e complementar à aprendizagem em sala de aula.
Os grupos de Espanhol e História do AENACB
A Escola Cidade de Castelo Branco acolheu, no dia 7 de abril, a semifinal do Concurso Regional Centro Circular, promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro). As boas vindas aos semifinalistas foram dadas pela equipa da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro), pelo secretário executivo da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, João Carvalhinho e pela subdiretora do Agrupamento Nuno Álvares, Graça Ventura. Estiveram ainda presentes a adjunta da direção, Anabela Reis, o coordenador da Escola Cidade de Castelo, Jorge Garcia e a professora de Cidadania e Desenvolvimento dos alunos, Florinda Carrega.
Vitória Martins, Tomás Silva, Lucas Matias, Iasmina Bursuc, Dinis Sequeira e Vicente Sales, do 7ºA desta escola, foram os alunos semifinalistas. Ao fim de duas rondas de competição foram apurados para a final regional os alunos Vitória Martins e Dinis Domingos, numa sessão que decorrerá no dia 29 de abril, na TUMO em Coimbra.
Recorde-se que o concurso destina-se a todos os alunos dos 2.º e 3º ciclos das escolas da região Centro. O jogo tem como objetivo promover a cidadania e sensibilizar os mais jovens para a importância da economia circular.
O clube de Ciência Viva na Escola Há Ciência na Cidade esteve presente, no dia 4 de abril, no Fórum Nacional de Clubes Ciência Viva, que decorreu no Centro de Congresso de Alfândega do Porto.
O clube foi representado por seis alunos (Tomás Silva, João Ceríaco, Leonor Ventura, Dinis Domingos, Vitória Martins, Laura Monteiro e Rafael Furtado) e três professoras (Graça Ventura, Anabela Reis e Florinda Carrega), tendo apresentado um poster científico sobre o projeto AstroOvo.
O Fórum, promovido pela Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, reuniu cerca de 2000 participantes de todo o país e foi um evento que promoveu a ciência, a tecnologia e a educação. Estudantes, professores , investigadores e outros profissionais da área da educação e da ciência, partilharam conhecimentos e boas práticas educativas.
A Ciência Viva tem feito um caminho de progresso e desenvolvimento para o país, tanto a nível nacional como internacional. São já 29 anos a trabalhar pela educação e cultura científica, com muitas parcerias, e com quase 900 Clubes Ciência Viva na Escola em todo o país.
Nesta primeira grande edição, o tema principal do Fórum foi a Emergência Climática, uma das áreas prioritárias que se cruzam com tantos temas essenciais desde a saúde, a economia, as artes, a tudo o que faz uma escola, um bairro, uma cidade, um país.
A Ciência Viva acredita que os estudantes, e em particular, os professores, têm um papel fundamental na vida escola e fora dela, em prol de um mundo melhor e assumindo um papel ativo na construção de um futuro mais sustentável.
Os Clubes Ciência Viva funcionam nas escolas como espaços abertos de contacto com a ciência e a tecnologia, para a educação e para o acesso generalizado dos alunos a práticas científicas, promovendo o ensino experimental das ciências. Resultam de parcerias sólidas com Universidades, Centros de Investigação, Museus e Centros de Ciência, Empresas e Associações que fomentam a interdisciplinaridade e a abertura das escolas à comunidade. A Rede tem atualmente 896 Clubes , onde se incluem 5 clubes em Escolas Portuguesas no Estrangeiro (São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique, Macau e Timor-Leste) envolvendo mais de 700 000 estudantes desde a educação pré-escolar ao ensino secundário e profissional. São quase 4000 as entidades que apoiam o trabalho dos mais de 3500 professores nas escolas.
Realizou-se, no auditório da Biblioteca Municipal António Salvado, uma ação de formação dirigida aos pais de alunos do 1º CEB da Escola Nossa Senhora da Piedade- “Importância da leitura no desenvolvimento das crianças e jovens”, dinamizada pela Psicóloga do Agrupamento, Dra. Andrea Lopes.
Esta atividade integra o projeto “Leitura em família”, que está a ser desenvolvido durante o presente ano letivo pelas Bibliotecas Escolares do Agrupamento Nuno Álvares em parceria com a Biblioteca Municipal de Castelo Branco.
No início da sessão, a Subdiretora Graça Ventura agradeceu a presença dos pais, sensibilizando-os a participar em atividades futuras.
De seguida, o professor bibliotecário Joaquim Rafael e a professora Cláudia Cravo, da Biblioteca Municipal, apresentaram o plano deste projeto a desenvolver ao longo do ano letivo.
Depois desta introdução, a Psicóloga Andrea Lopes tomou a palavra e desenvolveu o tema da sessão realçando a importância da leitura bem como a necessidade de os alunos adquirirem, o mais cedo possível, l hábitos e competências de leitura, despertando um grande interesse por todos os presentes (pais e professores).
Depois do desenvolvimento do tema, foram colocadas questões por alguns pais, sendo esclarecidas pela dinamizadora da palestra.
Paralelamente a esta atividade, numa outra sala, os alunos que acompanharam os pais à biblioteca (a atividade teve início às 17h 30, no final das atividades letivas) assistiram a uma atividade de dinamização de hora do conto dinamizada pelas técnicas da Biblioteca Municipal.
No final da atividade, todos os presentes foram convidados a visitar a Biblioteca Municipal António Salvado e a inscreverem-se como leitores.
No dia 25 de março, a escritora Sara Brandão esteve nas escolas Nossa Senhora da Piedade e Faria de Vasconcelos para dinamizar um encontro de autor a partir da sua obra publicada.
Esta jovem escritora, nascida no Porto em 1997, tem já uma extensa obra bibliográfica publicada, dirigida a crianças jovens e adultos.
Numa atividade dirigida a alunos do 1ºCEB, foram realizadas, ao longo do dia, quatro sessões envolvendo todos os alunos dessas escolas (319 alunos), onde a autora analisou e comentou as seguintes obras:
“O Desborda- ora bolas” - um desdobrável interativo que estimula a imaginação e criatividade a partir da pintura;
“CriÁrvore” – um trabalho que cruza os desafios da criação artística com o passar das estações do ano. Uma obra literária onde a poesia desfruta de múltiplos cenários da imaginação - obra recomendada no Plano Nacional de Leitura;
“A geração dos bancos de madeira” – narrado na primeira pessoa, e que conta a história de uma menina de doze anos que escreve uma composição para a escola dedicada aos avós, figuras presentes no crescimento da autora.
Estas abordagens das obras da autora colheram um enorme interesse por todos os alunos presentes ao longo das diversas sessões, dedicando ainda algum tempo a respostas de questões colocadas pelos alunos.
No final das sessões, Sara Brandão autografou, com dedicatórias, as obras que os alunos previamente adquiriram à escritora Sara Brandão.
Na manhã do dia 28 de março, os alunos de 1.º e 2.º ciclos da Escola Cidade de Castelo Branco do Agrupamento Nuno Álvares, num total de 19 turmas e 461 alunos, juntaram-se nas “Docas” para assinalar a iniciativa internacional “Tambours pour la Paix”, apoiada pela UNESCO.
Centrada no Clube de Percussão da escola, a iniciativa foi desenvolvida pelos docentes de 1.º e 2.º ciclos, envolvendo a Educação Artística, Educação Musical, Educação Visual e Tecnológica, Cidadania e a disciplina de Português.
Aproveitando o facto de este ano se celebrar o 80.º aniversário do fim da II Guerra Mundial, a associação Pôle Créatif Liégeois, da Bélgica, convidou as escolas europeias a juntar-se a esta iniciativa, apoiada pela UNESCO. A Escola Cidade de Castelo Branco e o Agrupamento Nuno Álvares responderam ao repto.
A pomba que cada um dos 461 alunos levou para afixar no painel colocado nas “Docas” simboliza a esperança num mundo de harmonia, de paz e de fraternidade, alertando a sociedade para o flagelo da guerra que tanta destruição traz, comprometendo as gerações futuras.
As atuações musicais foram conduzidas pelo Clube de Percussão, com especial destaque para a melodia de Edward Elgar, Marcha N.º 1 em D Maior, Pompa e Circunstância (Land of Hope and Glory).