AENA com ouro, prata e bronze

Realizou-se no dia 8 de junho, no pavilhão da Escola Cidade de Castelo Branco, as finais distritais de Xadrez, em infantis A e B com a participação dos Agrupamentos de Escolas (Nuno Álvares, Alcains, Amato Lusitano e Penamacor). O AE Nuno Álvares conseguiu vários pódios nos escalões masculinos e femininos. De referir que o nosso Agrupamento foi aquele com a maior participação em todas as provas, com 23 alunos, num total de 43 alunos.

As classificações finais do nosso agrupamento com maior destaque são:

Infantis B Femininos: 3.º - Miriam Neves; 4.º - Mafalda Soares

Infantis A Masculinos: 1.º - Rodrigo Ribeiro; 2.º - Vicente Sales – 3.º - Dinis Oliveira

Infantis B Femininos: 2.º - Nádia Garcia

Infantis B Masculinos: 1.º - João Caetano; 4.º - Ricardo Cunha; 5.º - Ashraf Muhammad

 Os professores de Xadrez: José Goulão / Francisco Paula

 

No passado dia 27 de maio, teve lugar, no Pavilhão da Escola Básica Faria de Vasconcelos, a final distrital de Badminton nos escalões de Infantis A e B.

Neste evento, organizado pelo AE Nuno Álvares, participaram quarenta e seis alunos, entre rapazes e raparigas, em representação de dez Agrupamentos de Escolas do distrito de Castelo Branco. Da comitiva do AENACB fizeram parte onze alunos e três professores, cujos resultados foram os seguintes:

Infantis A Femininos

· Campeã Distrital – Laura Ferreira (FV)

· 10.º Lugar – Nádia Garcia (CCB)

· 11.º Lugar – Yara Barata (FV)

No dia 7 de maio o CLDE do Centro organizou a Fase Regional da modalidade de Badminton no escalão Juvenis, evento este que se realizou em Castelo Branco. O Agrupamento de Escolas Nuno Álvares fez-se representar por cinco alunos (três Atletas e dois Árbitros (Júnio Santana e Diogo Filipe)), apurados na fase distrital. Esta fase Regional contou com os 16 melhores alunos Masculinos e Femininos da região centro (Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda e Leiria).

Os nossos alunos obtiveram os seguintes resultados: no género Masculino Diogo Crespo, 10.º E, em 6.º lugar; no género feminino Beatriz Filipe, do 10.º G, em 11.º lugar; Ana Garcia, do 8.º A, em 1.º lugar (Apurada para o Campeonato Nacional de Desporto Escolar).

O Campeonato Nacional de Desporto Escolar no escalão de Juvenis realizou-se em Viana do Castelo e Caminha, entre os dias 19 de Maio a 22 de Maio. Da fase anterior (Regional) apurou-se para o Nacional, a aluna Ana Garcia (8.º A) e o aluno Júnio Santana (10.º C) como Juiz Árbitro, ambos foram em representação do Agrupamento e da Região Centro. Nesta competição Nacional a nossa aluna Ana Garcia (8.º A) obteve o honroso 6.º lugar. 

Além da participação na competição, os nossos alunos tiveram a oportunidade de socializar com outros alunos e participar em outros eventos preparados pela organização, permitindo assim enriquecer muito as suas experiências ao longo desta competição.

Prof. Pedro Araújo

Decorreu no dia 11 de maio, na piscina municipal de Castelo Branco, a 2.ª concentração de natação, no escalão de Infantis A / B com organização do Agrupamento Nuno Álvares. Participaram os agrupamentos de escolas da Sertã, Alcains, Amato Lusitano e Nuno Álvares.  Os principais resultados dos alunos do agrupamento Nuno Álvares foram:

A cronometragem das provas foi da responsabilidade de um grupo de juízes composto por alunos do nosso agrupamento. Todos revelaram um sentido de responsabilidade e contribuíram decisivamente para o sucesso do evento.

Realizou-se no dia 11 de maio, na EB Afonso de Paiva, a primeira concentração na modalidade de Badminton no escalão de Infantis A. O nosso agrupamento esteve representado com uma comitiva de 15 alunos e 2 professores.

Dos alunos envolvidos, destacamos os alunos apurados para a fase final distrital:

5.º Lugar em singulares masculinos – Francisco Fazenda

6.º Lugar em singulares masculinos – Afonso Seixas

5.º Lugar em singulares femininos – Nádia Garcia

6.º Lugar em singulares femininos – Yara Barata

Temos a salientar que, dos alunos apurados para a fase final distrital a realizar no próximo dia 27 de maio, na Escola Faria de Vasconcelos, três deles são do primeiro ano do escalão de infantis A.

Muitos parabéns à organização e a todos os participantes pelo empenho e comportamento demonstrados.

Prof. Luís Duarte

(Coordenador Técnico do Desporto Escolar do AENACB)