netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

Cursos Profissionais

 

 

No dia 13 de março, realizou-se nas Piscinas Municipais do Fundão, a prova da Final Distrital do Desporto Escolar, na modalidade desportiva da Natação, nos escalões de Iniciados e Juvenis.

Nesta prova participaram três alunos do sexo masculino do nosso Agrupamento, tendo sido apurados para esta Final Distrital, depois de terem ultrapassado duas Concentrações Locais de Natação, a saber: no escalão de Iniciados, o aluno n.º 17, Rodrigo Alexandre, do 9.º C da Escola Cidade de Castelo e no escalão de Juvenis dois alunos, n.º 20, Rodrigo Pereira, do 12.ºA, e n.º 7, Duarte Azenhas, do 12.º A, ambos alunos da Escola Secundária Nuno Álvares. Estes três atletas tiveram uma prestação muito empenhada, com resultados muito positivos. Tendo sido alunos medalhados, colocaram o nosso Agrupamento no pódio da Final Distrital de Castelo Branco.

Os resultados na Final Distrital de Natação, foram os seguintes:

No escalão de Iniciados, o aluno Rodrigo Alexandre obteve o 1.º lugar, nos 50 metros no estilo Costas, e obteve o 2.º lugar nos 50 metros no estilo Livre (Croll).

No escalão de Juvenis, o aluno Rodrigo Pereira obteve o 2.º lugar nos 50 metros no estilo Bruços e obteve o 2.º lugar nos 50 metros no estilo Livre (Croll). O aluno Duarte Azenhas obteve o 4.º lugar nos 50 metros no estilo Costas e obteve o 6.º lugar nos 50 metros no estilo Livre (Croll).

Desta forma, os alunos Rodrigo Alexandre (Iniciados) e Rodrigo Pereira (Juvenis) foram apurados para o Campeonato Regional da Zona Centro de Natação, que se realizará no dia 13 de abril de 2024 (sábado), nas Piscinas do Complexo Olímpico de Coimbra.

 

CLUBE DO DESPORTO ESCOLAR DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS NUNO ÁLVARES

Nos dias 9 e 10 março, os alunos do nosso Agrupamento, João Fernandes, no escalão de juvenis, e Pedro Sebastião, em iniciados, representaram o distrito de Castelo Branco no Corta-Mato Nacional que se realizou em Setúbal.

No presente ano letivo, o Corta-Mato Nacional contou com a presença de aproximadamente 1300 alunos e professores, os quais representaram as 24 Coordenações Locais do Desporto Escolar, das cinco Direções de Serviços Regionais (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve) e a Região Autónoma dos Açores. Esta prova surgiu na sequência da realização, em todo o país, de duas fases anteriores: a Fase Escola e a Fase Coordenação Local do Desporto Escolar (CLDE).

O Corta-Mato Nacional é uma das provas do Programa do Desporto Escolar organizada pela Direção Geral da Educação - Divisão do Desporto Escolar, e pela Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares.

Muitos parabéns aos nossos alunos pelo bom desempenho e sua participação, que ficará seguramente fincada nas suas memórias.

 

Luís Duarte

(Coordenador Técnico do Desporto Escolar do AENA)

 

 

 

No dia 5 de março, realizou-se a 3.ª Concentração na modalidade de Badminton, no escalão de Iniciados na EB Afonso de Paiva – Castelo Branco. Nesta concentração participaram quatro escolas do distrito, tendo o nosso agrupamento estado representado com uma comitiva de dez alunos.

Dos alunos envolvidos, destacamos os seguintes resultados:

Singulares

3.º Lugar feminino – Margarida Cardoso

4.º Lugar femininos – Leonor Teixeira

 

Pares Masculinos

5.º Lugar – Guilherme Fonseca / Rafael Furtado

 

Pares Femininos

2.º Lugar – Rita Capinha / Inês Roque

5.º Lugar – Margarida Cardoso / Madalena Martins

 

Muitos parabéns à organização e a todos os participantes pelo empenho e comportamento demonstrados.

No próximo dia 21 de março, realizar-se-á a fase final distrital na Escola Faria de Vasconcelos, estando apurados seis alunos do nosso agrupamento.

 

Prof. Luís Duarte

(Coordenador Técnico do Desporto Escolar do AENACB)

 

 No dia 26 de fevereiro, realizou-se a 2.ª concentração de Xadrez, em infantis A e B, no pavilhão da Escola Cidade de Castelo Branco. A Escola CCB, sendo a anfitriã foi a organizadora desta competição e o nosso Agrupamento teve a maior participação com 16 alunos num total de 34. Participaram também os AE Amato Lusitano, AE Ribeiro Sanches de Penamacor e AE José Sanches de Alcains

A classificação final de todos os atletas do AE Nuno Álvares foram os seguintes:

Infantis A Femininos: 1.º Matilde Matos;

Infantis A Masculinos: 2.º Afonso Ramos; 5.º Henrique Matos; 8.º Derlis Osorio; 11.º Rui Lopes; 15.º Rodrigo Abreu

Infantis B Femininos: 1.º Vitória Martins; 3.º Lara Fernandes

Infantis B Masculinos: 1.º Vicente Sales; 2.º Miguel Santos; 5.º Simão Pereira; 6.º Tomás Moreira; 10.º Micael Kuzmin; 12.º Aquiles Correia; 13.º Dinis Domingos; 16.º Duarte Vilela

 

Parabéns aos nossos alunos pelos bons desempenhos e a todos os participantes pela jornada de convívio.

 

O Prof. José Goulão

 

Realizou-se, na passada segunda-feira (26 de fevereiro), na EB João Roiz, a 2ªConcentração de badminton (Grupo 2) do escalão de juvenis. Para além do nosso agrupamento, participaram também alunos/atletas do AE Amato Lusitano e do AE Proença-a-Nova. O grupo/equipa do AENACB teve um bom desempenho, destacando-se no 1º lugar obtido em singulares femininos, pela aluna/atleta Ana Garcia (10ºC), no 2º lugar obtido em singulares masculinos, pelo aluno/atleta Diogo Crespo (12ºA), e no 2º lugar obtido pela equipa masculina.

 

RESULTADOS:

Singulares Femininos (QC – 8 atletas)

1º Lugar – Ana Garcia (10ºC)

5º Lugar – Samanta Félix (11ºB)

6º Lugar – Beatriz Antunes (11ºD)

Singulares Masculinos (QC – 12 atletas)

2º Lugar – Diogo Crespo (12ºA)

5º Lugar – Miguel Silva (10ºD)

6º Lugar – Afoster Almeida (11ºB)

8º lugar – Márcio Afonso (10ºB)

Equipas Masculinos – (QC – 3 equipas)

2º lugar – Diogo Crespo (12ºA), Miguel Silva (10ºD), Frederico Almeida (10ºB), Ítalo Marques (10ºA) e Afoster Almeida (11ºB)

 

Muitos parabéns à organização e a todos os participantes pelo empenho e comportamento demonstrados.

 

Professor João Fazenda (responsável pelo grupo/equipa)