Foi um dia educativo e solidário feito com as crianças que ajudam outras crianças, lembrando que “uma criança tem direito a crescer numa família”.
Este ano, com a história do Dia do Pijama “O Galo Galaró”, a participação da família foi importante, pois construíram um galo com material reciclável, que integrou a exposição efetuada.
As crianças trouxeram a sua casinha com os donativos que colocaram na casa dos pijamas do jardim de infância, com o sentimento que “o pouco pode fazer muito”.
Entusiasmadas e felizes por virem de pijama e com os seus bonequinhos, as crianças abraçaram esta causa, divertiram-se, cantaram a canção da história “O Galo Galaró”, “Dá Um Passo” da Missão Pijama e dançaram a coreografia deste ano.
O nosso obrigada às famílias!
No dia 29 de novembro, os alunos dos 10.º e 11.º anos do curso profissional Técnico/a Auxiliar de Saúde, acompanhados pelas professoras de HSCG, Ana Diva, e de GOSCS, Filipa Gonçalves, realizaram uma visita ao Hospital Amato Lusitano de Castelo Branco.
A atividade teve como principal objetivo proporcionar aos alunos uma experiência enriquecedora e esclarecedora sobre alguns dos diversos serviços clínicos disponíveis no hospital, áreas onde poderão futuramente realizar a sua formação em contexto de trabalho (FCT). Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer as dinâmicas de trabalho em diferentes serviços e observar como os profissionais de saúde desempenham as suas funções em equipa.
Além disso, esta atividade incluiu uma visita ao Serviço de Aprovisionamento, onde os estudantes aprofundaram o conhecimento sobre as tarefas relacionadas com a aquisição de bens e serviços, gestão de logística e existências, bem como a sua importância no funcionamento eficiente de uma unidade hospitalar. Esta experiência foi particularmente relevante para compreender as funções do Técnico Auxiliar de Saúde, no apoio logístico e administrativo.
A visita revelou-se uma importante ferramenta pedagógica, permitindo aos alunos consolidar aprendizagens teóricas e obter uma visão prática das exigências e responsabilidades da profissão que escolheram seguir.
Finalmente, esta iniciativa vem reforçar o compromisso da escola em preparar os seus alunos para um futuro profissional de excelência, proporcionando-lhes contacto direto com a realidade laboral.
No dia 21 de novembro, 64 alunos provenientes de todas as turmas do 11º Ano da Escola Secundária Nuno Álvares participaram no concurso internacional Best in English 2024, organizado pelo Institute for Competencies Development e pela Czech-us agency para alunos entre os 14 e os 20 anos de idade. Foi a terceira vez que o AENACB participou neste concurso que visa incentivar os alunos do ensino secundário a aprenderem inglês e a melhorarem as suas competências na língua. A prova online de 60 minutos apresenta duas partes de gramática, duas de compreensão escrita e três de compreensão oral, sendo o nível de exigência, em termos do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, entre B2-C1.
A nível mundial, participaram nesta edição 29392 alunos, de 741 escolas, de 32 países. Os resultados oficiais, dos alunos e da escola, apenas se saberão durante o mês de dezembro.
No início do 2.º Período, proceder-se-á à entrega dos certificados a todos os participantes, em cerimónia a decorrer na Biblioteca Egas Moniz, na Escola Secundária Nuno Álvares.
A equipa de professores que tornou este evento possível e os alunos que nele participaram estão todos de parabéns e agradecem a todos os que os auxiliaram no planeamento, na supervisão da prova e no apoio técnico
O Centro Ciência Viva da Floresta de Proença-a-Nova, como entidade de acompanhamento dos Clubes Ciência Viva na Escola, realizou no passado dia 13 de novembro uma visita informal ao Clube Há Ciência na Cidade, na Escola Cidade de Castelo Branco.
A visita de acompanhamento foi efetuada de modo a verificar in loco um dia de funcionamento e dinamização de atividades do clube.
As duas técnicas do Centro de Ciência Viva da Floresta foram recebidas pela pela adjunta da direção do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares, Anabela Reis, pelo coordenador da Escola Cidade de Castelo Branco, Jorge Garcia, pela coordenadora do clube Há Ciência na Cidade, Florinda Carrega e pelos outros dois professores do Clube de Ciências, josé Domingos e Teresa Condeixa.
Durante os trabalhos tiveram oportunidade de visitar os clubes de Ciência e Europeu, tendo conversado com os alunos e os professores responsáveis. Visitaram ainda as salas onde decorrem as atividades, bem como a Sala do Futuro e a horta pedagógica.
No âmbito do Programa Parlamento dos Jovens, cujo tema são as Novas Tecnologias, realizou-se nos dias 25 e 26 de novembro, na Escola Básica Cidade de Castelo Branco e na Escola Básica Faria de Vasconcelos, respetivamente, um workshop dinamizado pela professora Célia Ribeiras.
O workshop teve como tema “Desvendando a IA: Mitos, Medos e Superpoderes!”. A professora Célia Ribeiras contribuiu para a aquisição de novos conhecimentos e desenvolvimento de competências em IA em todos os presentes, tendo usado a sua experiência pessoal, uma vez que está prestes a tirar um mestrado em Inteligência Artificial.
Todos os presentes se mostraram atentos, participativos e bastante interessados na temática abordada.
O Coordenador do Programa Parlamento dos Jovens agradece à professora Célia Ribeiras a sua pronta disponibilidade para colaborar nesta iniciativa.
Dando continuidade ao projeto de articulação entre diferentes turmas de diferentes níveis de ensino, à semelhança do ano letivo anterior, mais uma vez os alunos da Escola CCB do 9.ºD visitaram a turma do 4.ºA para apoiarem estes alunos mais novos nos seus momentos de trabalho com os computadores.
Assim, nas aulas de TIC, o professor Nuno Rosado desloca-se com a sua turma do 9.ºD à sala do 4.ºA da professora Jesus, para ajudar os mais novos a melhorarem e a desenvolverem as suas competências e conhecimentos neste vasto mundo dos computadores.
Estes encontros permitem uma interação muito gratificante e amistosa entre alunos dos diferentes níveis etários e de escolaridade, sendo bastante benéfico para todos os envolvidos. Os alunos mais velhos adquirem, nestes momentos, uma postura de responsabilidade, respeito e interajuda para com os mais novos e estes, por seu lado, sentem-se mais acompanhados e destemidos nas aventuras com as tecnologias.
E como na “EQUIPA QUE GANHA NÃO SE MEXE” vamos continuar, ao longo do ano, com estes encontros de partilhas e de convívio, que ambos os professores valorizam e de que todos os alunos gostam.