Para comemorar o dia do autor português, a coordenadora da biblioteca e professora de Literatura, Saúde Machado, da Escola Secundária Nuno Álvares, promoveu a realização de uma atividade de leitura de poemas pela cidade juntamente com as alunas do 11.º G de Literatura Portuguesa: Maria Valente, Carolina Naré, Inês Naré, Rafaela Gonçalves, Iara Costa, Matilde Cravo e Beatriz Almeida.

Sendo o dia do autor português dia 22 de maio, um domingo, tornar-se-ia difícil a realização desta atividade. Foi realizada, então, esta comemoração numa sexta-feira, dia 20, atendendo à importância deste dia e ao apreço que temos pela nossa literatura e pelos autores da nossa Língua.

Lemos poemas de de Sophia de Mello Breyner, Mário de Sá Carneiro, Alexandre O’Neill, Manuel Alegre, Camões, António Nobre, Teixeira de Pascoais, António Salvado...

Abordámos diversas pessoas e cada qual teve uma reação diferente. Nem toda a gente quis ouvir um poema... No entanto, a maior parte demonstrou interesse e disponibilidade. A receção de quem ouviu a poesia na rua - chamemos-lhe assim-  foi extraordinária! Foi um  momento diferente e inspirador para as pessoas. Depois de concluída, chegámos à conclusão de que melhorámos o nosso dia e o dia de quem ouviu as palavras dos nossos escritores. Foi bastante gratificante.

Maria Bártolo Valente e Carolina Naré, 11.º G

 

No dia 20 e 22 de abril disputou-se a fase intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura que decorreu na Biblioteca Municipal José Batista Martins em Vila Velha de Ródão. O primeiro dia destinou-se ao apuramento dos alunos do 1.º e 2.º ciclos e o segundo, aos alunos do 3.º ciclo e secundário.

Os alunos realizaram da parte da manhã uma prova escrita. As provas orais, dos cinco alunos apurados em cada nível de ensino, realizaram-se da parte da tarde, para surpresa e agrado de todos, a bordo do barco Vila Portuguesa.

Este dia, que irá perdurar nas memórias de cada participante, contou com alguns momentos de alegre convívio: uma conversa com a escritora Inês Barata Raposo (no dia 20) e um momento de animação da Leitura com Andreia Brites (no dia 22).

 

No dia 22 de abril, realizou-se a fase intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura, na Biblioteca Municipal de Vila Velha de Ródão. A professora Saúde Machado acompanhou três alunas, que preparou previamente, para disputarem esta fase em dois momentos distintos: fase escrita, com prova escrita, e fase oral, com leitura expressiva e argumentação. As alunas Beatriz Filipa Pires Correia e Maria Inês Semedo Roque - do Secundário - foram ambas selecionadas na fase escrita, integrando o grupo das cinco finalíssimas que disputaram os dois lugares para a fase nacional.

Nesta fase, as alunas tiveram um excelente desempenho, tendo a aluna Maria Inês Semedo Roque ficado apurada para a final Nacional da 15.ª edição deste Concurso, que irá decorrer no dia 4 de junho de 2022 em Almada.

 

Mediadora do Plano Nacional de leitura na biblioteca da ESNA

 

 No âmbito do Projeto "Todos juntos podemos ler", realizou-se a segunda sessão com a mediadora de leitura Andreia Brites, a convite da Biblioteca Escolar. A atividade decorreu na Biblioteca Egas Moniz no dia 21 de abril, às 9:25 horas e participaram não só os alunos estrangeiros envolvidos no projeto, mas também a turma de décimo ano, do curso de TAS. 

Nesta sessão foram apresentados diferentes livros e os alunos foram convidados a intervir, partilhando com o grupo experiências das suas próprias vidas retratadas nos livros apresentados.

Foi mais uma sessão dinamizada com o intuito de fazer do Português uma língua de união, contribuindo para a integração harmoniosa dos alunos na comunidade escolar, preservando sempre e valorizando as suas culturas de origem.

Na semana da leitura, seis alunos de 3.º Ciclo e quinze alunos do ensino Secundário participaram numa atividade promovida pela Biblioteca e pelo Grupo de Português, que tinha como objetivos essenciais promover o gosto pelo “livro” e pela “leitura” nos jovens e incentivar a leitura expressiva em voz alta.

Os alunos escolheram uma obra a seu gosto, poesia ou prosa, e fizeram a sua leitura expressiva perante um auditório e um júri que fez a sua avaliação. Esta teve em conta critérios específicos da leitura em voz alta, como: entoação/expressividade; articulação/dicção; respeito pelas regras de pontuação; ritmo/fluência; postura/empatia com o recetor.

Todos os participantes tiveram um desempenho notável e surpreenderam pela seleção de textos de elevada qualidade  literária.

Foi entregue  todos os alunos um certificado de participação. Pelo seu desempenho excecional, o júri distinguiu os seguintes alunos:

Ensino Básico: Afonso Sousa, 7.º A; Beatriz Trindade, 7.º A; Francisco Caseiro, 7.º A.

Ensino Secundário: Cláudia David, 12.º D; Elina Rita, 12.º G; Leonor Soares, 12.º A; Maria Eduarda Águas, 11ºB; Maria Constança Valente, 11.º G.

A Coordenadora da Biblioteca Escolar