netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

Cursos Profissionais

TEIP - TERRITÓRIOS DE INTERVENÇÃO PRIORITÁRIA

 

 

A BE é um centro pedagógico, dinâmico e vivo. 

Comprovam esta ideia as múltiplas atividades que a biblioteca dinamiza e acolhe.
Do Prémio Literário Nuno Álvares à Semana da Leitura, do Concurso de Argumentação ao Ler está a Acontecer, do Concurso de Leitura ao Euroscolas, de palestras a encenações e comemorações, de efemérides, passando por tantas e diversas atividades, a BE cumpre o seu desígnio de informar e instruir os alunos do agrupamento, tendo a preocupação constante de lançar sementes de leitura e de escrita. Disse Eduardo Lourenço, ensaísta português, que em toda a sua vida não passou de um leitor. Alberto Manguel, literato, salientou que o leitor é mais importante do que o escritor, porque o leitor é, pela leitura, um decifrador do mundo. 
É este o nosso papel, contribuir para a grandeza da nossa cultura.
Parabéns a todos! 
 

Na passada quinta-feira, dia 2 de maio, a Biblioteca Escolar da EB Cidade de Castelo Branco transformou-se, mais uma vez, num palco de encanto, com vista à realização da Hora do Conto. Desta vez, o objetivo foi celebrar o “Dia da Mãe”, uma atividade dinamizada pela aluna/estagiária Mariana Vieira.

As crianças das três salas do Jardim de Infância, da EB Cidade de Castelo Branco, foram convidadas a estarem presentes. Foram momentos de muita atenção e entusiasmo. A história que “prendeu” os meninos e meninas foi “Com a Mamã”, da autoria de James Brown e ilustrações de Cally Johnson – Isaacs. Através das palavras e das imagens, a história realça a beleza dos momentos passados entre mãe e filhos, sendo que todos os momentos, vividos intensamente com as mães, são verdadeiramente especiais.

Esta atividade contribuiu, manifestamente, não só para o enriquecimento do imaginário infantil, como também fomentou o gosto pela leitura, práticas recorrentes na Biblioteca da Escola Cidade de Castelo Branco, um espaço vivo e motivador de aprendizagens.

Mariana Vieira

 

A Biblioteca Escolar da Escola Secundária Nuno Álvares promoveu um conjunto de atividades com o intuito de celebrar o 25 de abril e relembrar a Revolução dos Cravos. Para ensinar os alunos sobre a importância da democracia, liberdade e participação cívica, foram dinamizadas palestras, exposições, pintura de murais e encenações poéticos no sentido de envolver os estudantes e promover a reflexão sobre os valores democráticos.

No conjunto das ações, inclui-se uma exposição de dezasseis cartazes de diferentes ilustradores portugueses alusiva aos Direitos Humanos; um desafio para identificarem dezoito “ Rostos de Abril”; a divulgação de 25 poemas sobre a Liberdade, integrando nomes como Sophia, Jorge de Sena, Manuel Alegre, Miguel Torga, António Gedeão, Sidónio Muralha, Natália Correia, etc; a divulgação, nos intervalos, de música de intervenção (Zeca Afonso, José Mário Branco, Sérgio Godinho, etc); pintura digital de murais com cravos e as palavras do “antes e depois de abril”; concurso de desenho/ilustração alusiva aos direitos após Abril; leitura encenada de poemas de Abril, de um grupo de alunos do 11ºH para professores); decoração dos espaços com cravos. As comemorações encerraram com uma palestra do professor José Teodoro Prata sobre a vida em Ditadura. O professor narrou aos alunos a sua experiência pessoal e descreveu o quotidiano de uma vida sem liberdade, sem educação e de pobreza. Fez sentir aos alunos o que, nas palavras de Lídia Jorge, Abril foi para Portugal: “o Anjo da Alegria”.

Em suma, todas as atividades tiveram como objetivo inspirar os novos jovens a valorizar os princípios democráticos e os direitos fundamentais.

“A Semana da Leitura 2024” decorreu, oficialmente, entre os dias 18 e 22 de março, embora habitualmente, nas Bibliotecas do nosso Agrupamento de Escolas, esta celebração se estenda por um período de tempo mais alargado. Na Escola Cidade de Castelo Branco, o leque de atividades, promovido pela Biblioteca Escolar foi, culturalmente, diversificado e enriquecedor e toda a comunidade escolar foi envolvida nesta festa do livro e da leitura.

A primeira atividade teve lugar no dia 11 de março, com a vinda do autor Carlos Nuno Granja, seguida da participação do autor Pedro Leitão, no dia 14. Todas as turmas do 1.º CEB da EB Cidade de Castelo Branco e EB1 da Boa Esperança foram envolvidas nestas estimulantes sessões com os autores.

No dia 20 de março, decorreu, na Biblioteca Municipal António Salvado, o Concurso de Leitura, dinamizado pela Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares, com o apoio da Câmara Municipal de Castelo Branco. Neste concurso, participaram doze alunos da EB Cidade de Castelo, tendo-se destacado, de forma brilhante, as alunas: Vitória Martins (1.º lugar do 2.º CEB); Matilde Esteves e Ana Beatriz Pinto (1.º e 2.º lugares, respetivamente do 3.º CEB).

Terminando a Semana da Leitura “com chave de ouro”, realizou-se a terceira edição do recital de poesia “Versos e Melodias”, no dia 21 de março, Dia Mundial da Poesia, sendo também uma forma melodiosa e solene de celebrar a chegada da primavera.

A partir do dia 11 de março, estiveram patentes ao público diversas exposições, que atraíram os olhares de quem foi circulando pelo bloco B da Escola, nomeadamente: “Ler Dá-te Asas”, Comemoração do quinto centenário do nascimento de Luís Vaz de Camões em que, para além da decoração alusiva, estiveram expostos alguns poemas elaborados por alunos do 9.º D e , para finalizar, uma exposição que resultou de um trabalho de articulação, realizado entre a Biblioteca Escolar e as disciplinas de Educação Visual e Português com as turmas A e D do 5.º ano. Os alunos criaram o seu autorretrato e escreveram um texto em que se debruçaram sobre um livro lido e do qual gostaram particularmente.

Foi ainda lançado um desafio, intitulado “Livros às Cegas”, muito bem acolhido por toda a comunidade escolar e educativa. Com a colaboração da Impressora de Sorrisos, esta atividade consistiu em adquirir um livro por um valor simbólico, mas que já se encontrava embrulhado, sendo que a única pista dada ao comprador era uma frase, que se encontrava escrita no embrulho.

Em representação da Biblioteca Escolar, a Professora Bibliotecária, Célia Rodrigues, agradece a todos os que, direta ou indiretamente, colaboraram nesta festa de homenagem ao livro, à leitura e ao leitor.

 

O Agrupamento de Escolas Nuno Álvares, ficou em primeiro lugar na fase distrital de Castelo Branco, do Programa EUROSCOLA 2024. Após a avaliação do júri a vitória foi atribuída ao Agrupamento de Escolas Nuno Álvares, representado pelas/os alunas/os Pedro Manuel Casimiro e Carolina Gonçalves. Os alunos prepararam um quadro cénico de duas personagens, num diálogo versando sobre a paz na Europa. Fizeram uma representação equilibrada, baseada num texto bem escrito, que entusiasmou os jurados. A professora Saúde Machado deu apoio aos alunos quer na preparação dramática quer na elaboração dos materiais.

Duas das dezassete escolas que participaram no programa Parlamento dos Jovens do distrito de Castelo Branco, concorreram ao EUROSCOLA: Agrupamento de Escolas Nuno Álvares e Agrupamento de Escolas do Fundão.

O tema do concurso na edição 2023 é: «Promover a paz, os seus valores e o bem-estar dos povos (art. 3.º do Tratado da UE)».

O júri, constituído por Joaquim Moreira, professor e ex. diretor distrital do FAOJ e IPJ, Paula Custódio Reis, deputada na Assembleia da República e José Aleixo Ferreira, técnico superior do IPDJ, avaliou os trabalhos escritos e a apresentação oral.

O trabalho vencedor será agora avaliado por um Júri Nacional que irá decidir quais das escolas vencedoras em cada sessão distrital do continente, Açores e Madeira, participarão numa visita para conhecer de perto o Parlamento Europeu.

Este Programa é organizado a nível nacional pelo IPDJ, I.P. e pelo Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, com a participação da Assembleia da República e das Direções Regionais da Juventude dos Açores e da Madeira. 

Subcategorias