No passado dia 22 de janeiro, decorreu a 1.ª eliminatória da VII Edição das Olimpíadas de Geografia para o Ensino Secundário (2024/2025). As Olimpíadas da Geografia são uma coorganização da Associação Portuguesa de Geógrafos (APG) e da Associação Portuguesa de Professores de Geografia (APROFGEO) com o patrocínio do Ministério da Educação e da Fundação Calouste Gulbenkian. Pretendem, entre outros objetivos, valorizar o conhecimento geográfico, promover o seu estudo e o reconhecimento social da Geografia.
Neste ano letivo, inscreveram-se 973 alunos de Portugal Continental e Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, em representação de 71 estabelecimentos de ensino públicos e privados. Concluíram a prova com sucesso 740 alunos.
A Escola Secundária Nuno Álvares, do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares de Castelo Branco, participou com doze alunos, na prova de âmbito nacional de 40 itens de escolha múltipla, que implica o domínio do inglês, espanhol e francês para a interpretação das figuras. Apela-se à utilização de competências digitais e envolve conhecimentos de Geografia muito diversos, todos eles temas da atualidade.
O Pedro Manuel Joia, aluno do 11.º G do Curso de Línguas e Humanidades, foi um dos 26 alunos, a nível nacional, que passou à próxima eliminatória, representando a Escola e a Região Centro, no próximo dia 14 de maio, em local ainda a designar. O Pedro é um aluno muito dinâmico na comunidade escolar, quer no apoio aos seus pares, quer como vice-presidente da Associação de Estudantes.
No passado dia 5 de janeiro, o Sr. Diretor do AENA fez a entrega dos diplomas de participação a onze dos alunos envolvidos.
Parabéns aos alunos e à Escola!
Professora Lucinda Araújo
O aluno Bernardo Alves Figueira, do 12º D, da ESNA, concorreu ao concurso internacional “Diamond Challenge”, com um projeto original, elaborado por si. Com base nos efeitos, na saúde humana, da utilização de martelos pneumáticos e alisadores de terrenos, no setor da construção, e que podem lesionar precocemente os seus utilizadores, a ideia apresentada pelo aluno propõe a alteração de pequenos veículos do género dos de transporte de paletes, adaptando-lhes os martelos pneumáticos e/ou os alisadores referidos, permitindo, assim, qualidade de vida aos seus utilizadores.
Este concurso convida os estudantes de todo o mundo a apresentarem soluções inovadoras, para a resolução de problemas que se considerem prementes, passando a fazer parte de uma comunidade criativa e geradora de mudança.
Segue, apenas, a sua apresentação ao referido concurso, cujos finalistas serão anunciados no dia 16 de março de 2025.
No dia 30 de Janeiro, as turmas de 3.º ano, da Escola Básica Cidade de Castelo Branco, participaram na exposição “A arte do lixo”. Esta exposição foi realizada pela Associação de Apoio à Criança e encontra-se no ateliê criativo da Fábrica da Criatividade.
Através da visita à exposição e da participação na realização de um painel feito com materiais reutilizáveis, os alunos puderam perceber que aquilo que muitos consideram lixo pode ser transformado em verdadeiras obras de arte com muita criatividade e significado. Para além disso, esta experiência educativa sensibilizou as crianças para o respeito pelo meio ambiente, para a reutilização de materiais, e promoveu a expressão artística e a sustentabilidade.
Os alunos adoraram a visita e, com certeza, passarão a olhar o “lixo” de uma outra forma, talvez com olhos de artista.
Charles Darwin nasceu em 12 de fevereiro de 1809 e, por essa razão, escolhemos o mês de fevereiro para, no terceiro “Museu em movimento”, evocar o seu nome pelo impacto que teve, e tem, na biologia e na sociedade.
Trata-se de uma pequena exposição que procura, também, mostrar que é possível usar espécimes museológicas no contexto de tema(s) dos programas de biologia de hoje. Estão expostos cinco pequenos esqueletos de vertebrados (rã, ave, morcego, rato e toupeira), procurando ilustrar um dos muitos argumentos que Darwin usou para suportar o evolucionismo e pôr em causa a imutabilidade das espécies. Paralelamente, apresenta-se uma gravura de grande dimensão que mostra Darwin, já de idade avançada, ilustrações do navio Beagle e o do seu percurso, e também a capa do livro "A Origem das espécies".
Apresenta-se ainda a história museológica possível dos espécimes expostos que foram montados por taxidermistas de Coimbra, no primeiro quartel do século XX. São evidências desta datação aproximada um catálogo dos taxidermistas, de 1908, e uma fatura emitida ao liceu de Castelo Branco, em 1910. Quer saber o resto da história? Visite a Exposição, no hall de entrada da ESNA.
Consulte o Cartaz da Exposição
No âmbito do projeto “Agora Explico Eu”, o padrinho da nossa colega Constança veio à sala do 4ºA da Escola Cásica de Castelo Branco, para explicar como é a vida dos cavalos ao serviço da Guarda Nacional Republicana (GNR).
Nesta aula, ficámos a saber coisas muito interessantes sobre estes cavalos. Estes animais iniciam a sua vida na GNR aos três anos de idade, que é quando conseguem aguentar o peso de um cavaleiro e quando podem começar a ser treinados. Eles são treinados para obedecer às ordens do seu cavaleiro, ajudando sempre que é necessário no trabalho dos guardas.
A GNR utiliza os cavalos em muitas tarefas, tais como estabelecer a ordem pública, controlar conflitos em multidões, fazer hipoterapia com pessoas com necessidades diferentes, estar presentes nas Honras de Estado, proteger as pessoas importantes pelas ruas do país, participar na cerimónia do Render Solene da Guarda ao Palácio de Belém, que pode ser vista todos os terceiros domingos de cada mês, em frente à residência oficial do nosso Presidente da República. Ficámos muito orgulhosos quando soubemos que são os únicos cavalos do mundo, que conseguem ser conduzidos com os comandos dados apenas com as pernas dos cavaleiros e, por isso, entram nos desfiles de Charanga, pois os cavaleiros têm as mãos ocupadas com os instrumentos musicais que tocam.
Estes cavalos podem ter três cores: russos, castanhos e lazões, têm cavalariças distintas que são numeradas e onde constam os seus nomes, bem como os horários das tarefas que têm de fazer durante toda a semana.
A turma do 4ºA da CCB e a professora Jesus agradecem à Constança e ao seu padrinho esta fantástica aula sobre estes animais incríveis, pois com ela aprendemos muito.
No passado dia 28 de janeiro, realizou-se a 1ª concentração de Badminton, no escalão de Juvenis, referente ao grupo 2 da Coordenação Local do Desporto Escolar (CLDE) de Castelo Branco, no Agrupamento de Escolas da Sertã. Neste evento participaram os grupos-equipa do nosso agrupamento e dos agrupamentos de escolas da Sertã, de Proença-a-Nova e da Amato Lusitano (Castelo Branco).
É de realçar os pódios alcançados pelos alunos do nosso agrupamento:
- Na modalidade praticada individualmente, o aluno Miguel Pais (10ºD) alcançou o 3º lugar;
- Na modalidade por equipas masculinas, a equipa composta pelos alunos Miguel Silva (11ºD), Ítalo Marques (10ºE), Frederico Almeida (11ºB), Afonso Saraiva (11ºC) e Miguel Pais (10ºD), venceram os dois encontros (conjunto de 4 jogos em pares e 5 jogos em individuais) e obtiveram o 1º lugar.
O professor Fábio Duarte, responsável por este grupo-equipa, considera que foi um momento de grande diversão e aprendizagem para todos os envolvidos, salientando o excelente ambiente de convívio entre professores e alunos. Destaca ainda o empenho dos alunos nos treinos semanais, o que se revelou numa mais valia para os resultados obtidos.