A Escola Faria Vasconcelos entrou em grande no quadro competitivo de futsal escolar, com as suas equipas de Iniciados e Infantis B masculinos a conquistarem vitórias nos primeiros jogos do quadro competitivo do Desporto Escolar. Os jogos decorreram no pavilhão da própria escola, proporcionando um excelente ambiente desportivo aos jovens atletas e alunos presentes.
No escalão de Iniciados, a equipa da Escola Faria Vasconcelos defrontou a congénere de Vila de Rei, no dia 15 de janeiro, num jogo bastante disputado. Demonstrando grande qualidade técnica e tática, os jovens jogadores conseguiram impor o seu ritmo e saíram vitoriosos, com um resultado de 6-4.
Por sua vez, a equipa de Infantis B também entrou em campo no dia 5 de fevereiro, com determinação e espírito vencedor, enfrentando a Escola de Vila Velha de Ródão. Numa exibição dominante, os jovens talentos impuseram-se ao adversário e alcançaram uma expressiva vitória por 11-2, demonstrando um elevado nível de jogo e grande capacidade ofensiva.
Estas duas vitórias refletem o empenho e dedicação dos alunos, assim como o excelente trabalho desenvolvido pelo professor. Parabéns a todos os alunos pela entrega e pelo desempenho notável neste arranque competitivo. Que estas conquistas sejam o início de uma temporada repleta de sucessos!
O Professor do Desporto Escolar de Futsal – Miguel Ângelo Lopes
Nos dias 5 e 6 de fevereiro de 2025, os alunos do 1ºA e do 2ºA, da Escola Faria de Vasconcelos, deslocaram-se à Quinta do Chinco, onde puderam colher legumes e vegetais para, de seguida, os confecionarem.
Após a higienização das mãos e dos produtos da horta, os alunos vestiram aventais, colocaram os chapéus de cozinheiros e deram início à atividade. Descascaram cenouras, nabos, batatas, beterrabas e cebolas, e rapidamente surgiu uma saborosa Sopa de Beterraba. Seguidamente, cortaram espinafres, couves, ananás e manga; colocaram gelo e, magicamente, elaboraram 2 deliciosos sumos: Sumo Verde e Sumo Vermelho.
No final, e já todos sentados, degustaram as receitas por eles produzidas. Estas ficaram de tal forma apetitosas que as crianças repetiram várias vezes até terminar toda a sopinha.
Receberam, ainda, um Diploma e uns folhetos com as receitas saudáveis para que as possam confecionar junto das famílias.
Este trabalho resultou de uma parceria com a escola Agostinho Roseta, a quem agradecemos todo o apoio e colaboração prestados.
Foi uma atividade prática e muito enriquecedora, que promoveu a implementação de hábitos saudáveis, em forma de uma alimentação equilibrada e natural, através da qual os alunos questionaram continuamente sobre quando é que poderiam voltar, pois foi-lhes proporcionada uma experiência entusiástica!
Ordenação - Portefólio + Tempo de Serviço
No dia 30 de janeiro, as alunas do Clube Partilha e as professoras Ana Paula Domingues e Dolores Fidalgo visitaram a associação 4 corações, associação/instituição de solidariedade social a funcionar nas instalações da antiga escola primária do Cansado. Ana Carrega, elemento que compõe a direção da associação, recebeu-nos muito cordialmente, mostrou-nos as instalações e explicou-nos todo o trabalho desenvolvido pela associação, nomeadamente a confeção de refeições (jantar) distribuído de 2.ª a 6.ª feira a 68 famílias da nossa cidade. Também explicou que a associação fornece cabazes alimentares que as famílias podem usar para confecionar refeições ao fim de semana e um apoio/ reforço ao pequeno almoço e lanche das crianças em idade escolar (este último graças ao apoio de uma campanha apoiada pelo Pingo Doce).
A ideia de formar esta associação vem do tempo da pandemia em que se começou a evidenciar um grande número de necessidades de bens de primeira necessidade e grandes carências por parte das crianças que frequentavam a idade pré-escolar e escolar. Assim, foram feitos levantamentos e rastreadas necessidades mais urgentes, por parte de um número de famílias, das quais algumas têm sido acompanhadas desde então, mas o número tem vindo a crescer semana após semana, notando-se cada vez mais dificuldades por parte de muitas famílias em conseguir fazer face ao aumento do custo de vida, da inflação, desemprego, situações de falta de saúde, etc. Ana Carrega refere que, ultimamente, muitos alunos vêm dos antigos Palops estudar para Portugal no ensino superior e vivem situações gritantes de carência, a todos os níveis.
As professoras e alunas que compõem o clube Partilha manifestaram, já em contatos anteriores, a vontade de ser estabelecido um protocolo entre o agrupamento de Escolas Nuno Álvares e esta associação, podendo as alunas ajudar em campanhas de voluntariado que esta associação irá desenvolver ao longo do ano, estando neste momento a ser dados passos para a concretização do mesmo.
Ser voluntário e ajudar os outros é cada vez mais necessário, num mundo cheio de desigualdades sociais gritantes.
As professoras do Clube Partilha
Nota: A associação também recebe roupas, que depois distribui pelas famílias necessitadas, e entrega, com o apoio da carrinha da Associação do Cansado, refeições a algumas famílias com problemas de
saúde ou elementos idosos que tenham dificuldade de locomoção e morem longe. Também recebe jogos, livros e brinquedos em bom estado, para dar nos aniversários e Natal, às crianças das famílias
acompanhadas, estando a pensar em organizar, no futuro, alguns eventos de solidariedade social como festas de aniversário ou de Natal, para crianças de famílias desfavorecidas, precisando, então, de voluntários. Jovens voluntários precisam-se!
No âmbito das disciplinas de Área de Integração e Geografia, os alunos do 11.º ano dos cursos profissionais de Técnico Auxiliar de Saúde (TAS) e Técnico de Turismo (TT) realizaram um trabalho de campo na Avenida Nuno Álvares, em Castelo Branco. Esta atividade esteve inserida no tema "Funções Urbanas", permitindo aos estudantes uma abordagem prática e aplicada dos conceitos estudados em sala de aula.
O levantamento funcional realizado pelos alunos teve como objetivo a identificação e análise das funções urbanas presentes na avenida, nomeadamente as áreas comerciais, de serviços, habitacionais e de lazer. Através da observação direta e da recolha de dados, os participantes puderam compreender a dinâmica do espaço urbano e a sua importância no quotidiano da cidade.
Na realização da atividade, recorreu-se às novas tecnologias de informação geográfica, nomeadamente à aplicação Actionbound, no telemóvel.
A atividade proporcionou um contacto direto com a realidade urbana, promovendo a aplicação dos conhecimentos adquiridos e o desenvolvimento de competências fundamentais, como a análise crítica e a capacidade de interpretação do território. Os alunos tiveram ainda a oportunidade de refletir sobre os impactos das funções urbanas no desenvolvimento sustentável da cidade e na qualidade de vida da população.
Esta iniciativa revelou-se uma experiência enriquecedora para os alunos, destacando a importância do trabalho de campo como ferramenta pedagógica, essencial para uma aprendizagem mais dinâmica e significativa.
Professores Pedro Henriques e Joaquim Jacinto