netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

Cursos Profissionais

TEIP - TERRITÓRIOS DE INTERVENÇÃO PRIORITÁRIA

 

 

 

 

No dia 11 de junho de dois mil e vinte e cinco, realizou-se, pelas 14h30, na Escola Básica Cidade Castelo Branco, o último Conselho Eco-Escolas do ano letivo, um momento simbólico e de celebração do compromisso ambiental da comunidade escolar.

Como já é tradição, foram atribuídas medalhas aos alunos que mais se destacaram na recolha de garrafões de tampinhas de plástico ao longo do ano. Os três primeiros lugares de cada ciclo de ensino foram premiados com medalhas, assim como os alunos do Pré-Escolar pela sua recolha global. Todos alunos que participaram nas várias atividades desenvolvidas ao longo do ano, receberam também diplomas de reconhecimento pelo seu empenho.

Durante a cerimónia, foi feita a entrega simbólica de todas as tampinhas recolhidas à Cáritas Interparoquial de Castelo Branco, reforçando o espírito solidário e ambiental do projeto. 

Este evento marcou o encerramento de mais um ano de atividades do programa Eco-Escolas, destacando o papel ativo dos alunos na promoção da sustentabilidade e da solidariedade.

A Escola Cidade Castelo Branco apresenta uma exposição única de painéis de azulejos islâmicos, fruto do trabalho criativo e dedicado dos alunos do quinto ano. A mostra está patente nas instalações da escola, desde o dia 9 de junho, e é o resultado de um projeto desenvolvido no âmbito das disciplinas de História e Geografia de Portugal, Educação Visual e Educação Tecnológica.

Sob a orientação dos professores, os estudantes exploraram os padrões geométricos, utilizando diferentes técnicas para colorir os modelos apresentados. 

 

Ficou concluído nesta semana o projeto “Diálogos entre Camões e Dinamene” em que participaram todos os alunos da disciplina de Literatura Portuguesa da turma 10.ºF. Este projeto integrou-se nas comemorações oficiais dos 500 anos do nascimento de Luís de Camões desenvolvidas pela Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra e foi coordenado pelo Professor Rui Torres, que desafiou alunos do ensino secundário de várias escolas para escreverem, com auxílio de um programa informático de geração de texto, variações do soneto camoniano “Alma minha gentil, que te partiste” e da versão criada pelo poeta Manuel Portela, “Alma minha gentil, que te quebraste”. Envolvendo 250 alunos de cinco escolas do centro e do norte do país (Castelo Branco, Figueira da Foz, Trofa, Coimbra e Porto), foram produzidos 500 diferentes sonetos de homenagem a Camões, agora finalmente publicados em livro. Trata-se de uma edição de luxo, da qual foram feitos apenas dois exemplares, que, uma vez terminada a exposição sobre Camões que está patente na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, onde foram apresentados, ficarão à guarda desta instituição.

Este projeto permitiu aos alunos olhar de uma forma diferente e inovadora para o legado literário de Camões, levando-os a apropriarem-se dele de uma forma mais íntima e criativa, mediante a exploração das infinitas possibilidades expressivas que a literatura permite conceber. Agradecemos a este grupo de jovens poetas digitais o empenho que tiveram no projeto, cujos resultados tiveram já oportunidade de partilhar em dois eventos do agrupamento: a cerimónia de entrega dos prémios de mérito, realizada em fevereiro, e o sarau camoniano, que teve lugar no início de junho.

Para além das fotografias, em que é possível apreciar o aspeto desta edição especial e exclusiva, fica também disponível a toda a comunidade a versão .pdf do livro, no qual se podem encontrar os poemas dos alunos do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares a partir da página 29. Muitos parabéns ao 10.ºF!

 

Professor Rui Mateus

 

No âmbito dos Domínios de Autonomia Curricular (DAC), com o tema do Voluntariado, os professores das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e Educação Física da turma 8.º E (Escola Básica Cidade de Castelo Branco) dinamizaram um conjunto de atividades em articulação com o CERAS – Centro de Estudos e Recuperação de Animais Selvagens.

No dia 23 de maio, a escola teve o privilégio de receber a Dra. Inês Pereira, representante do CERAS, que conduziu uma sessão de esclarecimento dirigida aos alunos, com o objetivo de promover o envolvimento cívico e ambiental dos alunos, incentivando-os à prática do voluntariado. Durante esta sessão, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer melhor o trabalho desenvolvido por esta instituição, compreendendo a importância da sua missão na recuperação e proteção de animais selvagens. A apresentação despertou o interesse e a consciência ecológica dos participantes, que ficaram sensibilizados para as questões da conservação da natureza.

No seguimento desta iniciativa, no dia 28 de maio, após o horário letivo, realizou-se uma atividade muito especial: a libertação de uma ave noturna recuperada, uma coruja-do-mato. De modo a participarem neste momento, os alunos efetuaram num percurso pedestre até às instalações do CERAS, localizadas na Escola Superior Agrária. À chegada, foram recebidos por colaboradoras do centro e pela protagonista da tarde, pronta a regressar ao seu habitat natural.

Num ambiente de respeito e silêncio, que envolveu todos os presentes, procedeu-se à libertação da ave, proporcionando uma experiência verdadeiramente emocionante e marcante. Foi um momento de profunda conexão com a natureza, que ficará seguramente na memória dos alunos e dos seus professores.

Professores Fábio Duarte e Elsa Neves

 

De 29 a 31 de maio, o município de Matosinhos acolheu cerca de 1000 alunos e 200 professores, vindos de todo o país, para comemorar a maior festa de todas do Desporto Escolar: os Campeonatos Nacionais de Juvenis de 2025.

A comitiva de Castelo Branco, na modalidade de Badminton, em representação da zona centro, foi composta por quatro elementos, após os vários apuramentos: do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares (AENA), a aluna Ana Mafalda Garcia, badmintonista, o aluno Miguel Silva, juiz-árbitro, e o professor Fábio Duarte, responsável pelo grupo/equipa de Juvenis; ainda o aluno Gabriel Afonso, do Agrupamento de Escolas Amato Lusitano, badmintonista.

Foram três dias de muita alegria e diversão, experiências novas com colegas de outras realidades desportivas, alguma folia na festa do Senhor de Matosinhos e muita competitividade saudável, que é apanágio na missão e referência dos principais valores do Desporto Escolar.

Ainda, sendo o aluno Gabriel Afonso de outro agrupamento de escolas, não podíamos deixar de o parabenizar pelo excelente resultado alcançado, representando o nosso concelho, com muita garra, ao conseguir o fantástico 2º lugar na prova, sagrando-se vice-campeão nacional, na categoria de singulares masculinos. Muitos parabéns, Gabriel!!!

Esperamos que este grupo se mantenha tão unido no próximo ano, tal como finalizou o presente.

Resta desejar a todos… UMAS BOAS FÉRIAS!!!

Professor Fábio Duarte