Nos termos do n.º 4, do art.º 39.º do Decreto-Lei n.º 132/2012, de 27 de junho, na sua redação atual torna-se público que se encontram abertos os presentes procedimentos concursais:

 CONTRATAÇÃO DE DOCENTE - GRUPO DE RECRUTAMENTO 100

Listas Ordenadas e Seleção

 

 

Integrado na Semana Internacional dedicada à Geografia, a Escola Cidade de Castelo Branco, como já é tradição, comemorou, no dia 16 de novembro, o GIS Day - Dia dos Sistemas de Informação Geográfica, cujo principal objetivo é demonstrar a importância dos conhecimentos de caráter geográfico, não só a nível científico, mas também no nosso quotidiano.

Na comemoração integraram-se o Clube Europeu/Meteor-Escola, o Clube de Ciências e a turma 9º A, na aula de Geografia, bem como a Coordenação de Escola.

Foi efetuada uma apresentação sobre os Sistemas de Informação Geográfica e as suas aplicações práticas. Foram também realizadas atividades de caráter lúdico-educativo envolvendo conhecimentos geográficos.

Nas comemorações internacionais é de tradição elaborar um bolo alusivo ao GIS Day, mas na Escola Cidade de Castelo Branco, este ano, tivemos não apenas um, mas dois bolos, que alguns alunos ajudaram a decorar. A partilha destas delícias permitiu um convívio salutar entre todos os envolvidos.

Durante a Semana Internacional da Geografia, de 14 a 18 de novembro, esteve patente, no átrio principal da escola, uma exposição com diversos equipamentos geográficos como mapas, globos, bússolas, recetores de GPS, aparelhos de avaliação da qualidade do ar atmosférico e do ruído, jogos e um pequeno carro movido a hidrogénio. Fez também parte da exposição, um poster, elaborado pelo Clube Europeu, sobre a vida e obra da geógrafa franco-portuguesa Suzanne Daveau, poster este que integrou igualmente a exposição sobre Mulheres na Ciência, no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Ciência e Nacional da Cultura Científica.

Página oficial do GIS Day 22

“Todas as crianças têm direito a crescer numa família”

 

É para lembrar a importância desta afirmação, que foi criado o Dia Nacional do Pijama, mais uma vez presente no JICCB.

Assim, no dia 21 de novembro, todos (crianças e adultos) vieram vestidos de pijama passando o dia em atividades educativas e divertidas.

 Foi um dia diferente onde “crianças ajudam outras crianças”, refletindo sobre este tema e ao mesmo tempo contribuindo com pequeninos donativos que vão ajudar a criar condições, 

para que todas as crianças usufruam dos seus direitos.

Um dia de muita diversão e aconchego. Assim foi comemorado o Dia Nacional do Pijama, no dia 21 de novembro, na sala do 1º A da Escola Faria de Vasconcelos.

Os alunos vieram vestidos com o seu pijama como símbolo de carinho, de afeto, de compromisso familiar e para lembrar que todas as crianças têm direito a crescer numa família que os ame, cuide e proteja.

Houve boas conversas, reflexões, partilha e muita música, claro! A nossa sala encheu-se de cor, luzes, ritmo, muita animação e valentes gargalhadas.

Recebemos uma convidada especial, que coreografou a música “Pijaminha” e ensinou os alunos do 1º A com afinco e distinção. Foi um prazer, Laura!

Obrigada aos pais pela colaboração.

Cumprimos a nossa missão na escola e vocês em casa.

Vídeo da atividade.

 

 

A história para lançamento do Dia Nacional do Pijama 2022 intitula-se “O Ladrão de Girassóis”, o que originou um pedido das Educadoras para que fosse construído em casa das crianças, um girassol,

utilizando materiais reciclados.

A este pedido, as famílias responderam em massa, com uma explosão de criatividade surpreendente.

Chegaram ao JI muitos girassóis. Pudemos observar inúmeros materiais, variados tamanhos e diferentes formas.

Todos os girassóis foram, orgulhosamente, expostos no JI, partilhando esta mostra de “arte” com todos os que passaram no Jardim de Infância.

Aos “artistas” só podemos dar os parabéns e agradecer a sua participação.