netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

Cursos Profissionais

 

 

No passado dia 21 de março, teve lugar a terceira edição do Recital “Versos e Melodias”, dinamizado pela Biblioteca Escolar, da EB Cidade de Castelo Branco. Este evento realizou-se, entre outras atividades, no âmbito da Semana da Leitura, com a participação de mais de três dezenas de alunos. A comunidade educativa e escolar aderiu entusiasticamente à atividade, pautada pela harmonia e beleza, tendo traduzido uma alegria festiva e primaveril, que muito agradou a todos os que participaram e colaboraram nesta iniciativa.

No dia 22 de março, encerrando o segundo período letivo, ocorreu o magnífico torneio de futsal, com a participação de 12 equipas, distribuídas em três competições distintas: feminina/masculina do 3.º ciclo e masculina do ensino secundário.

Na categoria feminina, as Raposinhas garantiram o primeiro lugar, conquistando as medalhas douradas.

Da mesma forma, no torneio masculino do 3.º ciclo, a equipe vitoriosa foi o "9ºA", que se sagrou campeã da competição.

Já no ensino secundário, a vitória foi conquistada pela equipa "Bate n’avó", em um jogo eletrizante contra a equipe "Raça do Dragoum", que levou os espetadores ao limite da emoção.

O Grupo de Educação Física da ESNA expressa a sua satisfação com o sucesso desta edição do sublime evento desportivo, que promove não apenas a prática desportiva, mas também os valores de fair play, hábitos de vida saudáveis, convívio e integração entre os membros da comunidade escolar.

O grupo de Educação Física da ESNA parabeniza o empenho e a atitude desportiva de todos os intervenientes.

 

No dia 6 de março esteve na Escola Secundária Nuno Álvares (ESNA) uma equipa da RTP com a Dra. Isabel de Santiago, docente e investigadora na área da comunicação em saúde da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, para gravar o “Minuto Azul Saúde - Doença Pneumocócica” um programa de literacia e comunicação em saúde, que visa capacitar as pessoas sobre como prevenir doenças, promovendo saúde. 
Os alunos envolvidos (11º A, 1ºTAS e 12ºTAS) empenharam-se e cooperaram de forma muito positiva. O programa está disponível e pode ser visualizado na RTP 3 Play, a partir do dia 1 de abril.
 
Link:
 
Instagram
 
 
 

 Nas duas últimas semanas do 2o Período a Escola Básica Na Sra da Piedade deu maior relevância à leitura.

Os pais corresponderam às solicitações dos professores e participaram ativamente na leitura de uma história dentro do espaço escolar. Contámos também com a presença do escritor Nuno Granja, a contadora de histórias RitaSineiro da Porto Editora que favoreceram momentos mágicos às nossas crianças.

Dando continuidade ao projeto as turmas deslocaram -se à Biblioteca Municipal onde participaram na atividade Hora do Conto. Aí a Bibliotecária presenteou-nos

com a apresentação da história poética “O Pirata Perna de Lata “. Ao longo destes dias e em sala de aula exploraram-se diversas obras literárias

com realização de atividades de Expressões Artísticas. Realçamos, ainda, a criação de uma história imaginada com todos os alunos desta escola -“O tubarão Serafim “surgindo um conto original e fruto da interação de alunos e professores da escola.

Leitura, antes de mais nada, é estímulo, é exemplo.