Quatro alunos da Escola Cidade de Castelo Branco responderam a repto lançado pelo professor de Espanhol e produziram um vídeo promocional para apresentar ao concurso nacional ¿Por qué aprendes español?, promovido pela Associação Portuguesa de Professores de Espanhol Língua Estrangeira (APPELE).
A participação neste concurso implicava a produção de um vídeo que apresentasse uma narrativa com as motivações para a aprendizagem e o estudo da língua espanhola e das culturas hispânicas em Portugal e destinava-se a alunos da disciplina de Espanhol do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, a frequentar escolas portuguesas ou privadas.
Resta agora aguardar pelo dia 27 de maio para conhecer os resultados do concurso, depois da respetiva apreciação por um júri composto por três elementos nomeados pela direção da APPELE.
No âmbito do Clube de Desporto Escolar, o Grupo-Equipa Comunidades levou a cabo, ao longo do ano letivo, uma série de iniciativas (caminhadas semanais, caminhadas aos sábados, aulas de manutenção e aulas de pilates), que visaram a promoção da atividade física, associada ao bem-estar físico e mental, destinadas a toda a comunidade escolar, indo ao encontro do Tema aglutinador do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares “Saúde e Bem Estar”.
No passado dia 6 de maio, realizou-se a “Caminhada nos Passadiços do Mondego", orientada pelas professoras Alexandra Costa e Andreia Mateus.
Esta atividade contou com a participação de cerca de quarenta elementos da comunidade escolar, desde professores, assistentes operacionais, assistentes técnicos, alunos, encarregados de educação, entre outros elementos da comunidade que se quiseram juntar à iniciativa.
O trajeto teve início em Videmonte e estendeu-se até à Barragem do Caldeirão, sempre junto ao Rio Mondego, abrangendo cerca de 12 km. Neste percurso, os participantes puderam ver o Miradouro do Mocho Real, pequenas cascatas, moinhos, antigas fábricas de lanifícios, de tecelagem e de produção de eletricidade (Hidroelétrica do Pateiro), a Cascata do Caldeirão (a maior queda de água do percurso) e ainda a barragem do Caldeirão.
No final, realizou-se um almoço no restaurante “O Mondego”, onde os participantes puderam conviver com alegria e descontração, antes de regressar de autocarro a Castelo Branco.
As professoras concluem este ciclo de caminhadas aos sábados, com uma mensagem de agradecimento a todos os que aceitaram os desafios propostos ao longo do ano letivo. Foi muito gratificante promover a atividade física, o contacto com a natureza, o convívio e a boa disposição junto da comunidade escolar.
O grupo de voluntariado “Partilha” preparou vários materiais para venda a favor de causas sociais como Tote bags (sacos de pano) que foram pintados pelas alunas, com imagens e frases alusivos a este dia. Além destes, e em coordenação com os alunos do Estabelecimento Prisional do curso Efa secundário, produziram ainda porta-chaves alusivos ao dia da mãe, com frases em Inglês, os quais foram impressos na impressora 3D, com a orientação do professor Paulo Serra e da professora Dolores Fidalgo, ambos professores desta turma no E.P.
O dinheiro angariado com estas vendas será enviado para ajudar as zonas afetadas por catástrofes em Moçambique, nomeadamente as zonas de Inhambane e Quelimane.
Depois de termos enviado alguma ajuda para a Ucrânia no primeiro período, as professoras e alunos que integram este clube sentem-se felizes por poderem ajudar na reconstrução das zonas afetadas pelas alterações climáticas em Moçambique.
No dia 28 de abril, decorreu na Escola Secundária Nuno Álvares a atividade “SUPORTE BÁSICO DE VIDA”.
A dinâmica foi proposta pelo Conselho de Turma, em articulação com o Projeto Educação para a Saúde, de acordo com as aprendizagens essenciais definidas para os alunos do 9º ano, na disciplina de Ciências Naturais.
A sessão constou de uma primeira componente teórica e de uma segunda, de caráter teórico-prática.
Esta atividade foi dinamizada pelos docentes da ESALD, Gil Monteiro Nunes e Patrícia Carvalheiro Coelho (simultaneamente, encarregada de educação de uma aluna participante) e, na segunda parte, colaboraram dez alunos do 4º ano do curso de Fisiologia Clínica.
Na componente teórico-prática, treinaram-se procedimentos, nomeadamente, Posição Lateral de Segurança, Compressão Torácica, Ventilação, Palmada Interescapular e Manobra de Heimlich.
Os alunos consideraram a atividade extremamente profícua e manifestaram a sua gratidão à equipa da ESALD, docentes e alunos.
Agora, “jovens socorristas”, se necessário, atuem e salvem vidas!!!
No dia 27 de abril, os alunos do 5ºE tiveram uma saída de campo à Escola Superior Agrária de Castelo Branco, no âmbito do Domínio de Autonomia Curricular “A olhar pelo e para o ar” e em colaboração com o desenvolvimento de atividades de PAP (Prova de Aptidão Profissional), de uma aluna, do Curso Profissional de Animador Sociocultural, da Escola Tecnológica e Profissional Albicastrense.
Os alunos construiram uma maternidade para insetos, para que estes possam fazer a sua nidificação durante o outono e inverno e assim ficarem protegidos das chuvas e também de alguns predadores.
Posteriormente, trouxeram a maternidade para a escola, onde a colocaram debaixo de uma árvore.
O balanço foi bastante positivo, não só pelos momentos de aprendizagem que foram proporcionados, mas pelo interesse e motivação que os alunos demonstraram ao longo da visita e das atividades que foram desenvolvendo.
Professora Ana Neto
Os alunos da Escola Cidade de Castelo Branco alcançaram lugares de grande destaque nas Competições Nacionais de Ciência – fisQ 8ºano, realizadas no passado dia 27 de abril na Universidade de Aveiro. As alunas Matilde Esteves e Beatriz Ramos venceram a competição, as alunas Inês Roque e Rita Capinha ficaram em 3º lugar e os alunos Beatriz Fernandes e Guilherme Rato alcançaram um honroso 4º lugar nacional.
As Competições Nacionais de Ciência não se restringem aos dias de competição, mas representam um trabalho contínuo entre professores e alunos. Na realidade, estas competições iniciam-se com a disponibilização dos treinos no início do ano letivo, na Plataforma de Ensino Assistido.
Todos os alunos do 8ºano que participaram nesta competição foram preparados e orientados pela professora Florinda Carrega.