Nos termos do n.º 4, do art.º 39.º do Decreto-Lei n.º 132/2012, de 27 de junho, na sua redação atual torna-se público que se encontram abertos os presentes procedimentos concursais:
CONTRATAÇÃO DE DOCENTE - GRUPO DE RECRUTAMENTO 400
LISTA ORDENADA E SELEÇÃO DO GRUPO 400 - N.º DE HORÁRIO A CONCURSO 50
Nos termos do n.º 4, do art.º 39.º do Decreto-Lei n.º 132/2012, de 27 de junho, na sua redação atual torna-se público que se encontram abertos os presentes procedimentos concursais:
CONTRATAÇÃO DE DOCENTE - GRUPO DE RECRUTAMENTO 110
LISTA ORDENADA E SELEÇÃO DO GRUPO 110 - N.º DE HORÁRIO A CONCURSO 49
A turma de Literatura Portuguesa de 11º ano, no âmbito da disciplina, acompanhada pela respetiva professora, Saúde Machado e pelos professores Miguel Ângelo e Helena Dinis, no passado dia 17 de janeiro visitaram uma instalação do artista e performer galego, Xosé Luis Otero , patente no Centro de Arte Contemporânea. Como alunos de literatura, puderam perceber que não existe uma barreira entre os diferentes modos de expressão artística e que a arte – performativa, plástica, musical ou da palavra - utiliza uma linguagem universal e invoca formas de expressão globais.
Cumprem-se assim, diversos objetivos do Perfil do Aluno à saída Escolaridade Obrigatória (ter consciência de si e dos outros; ter sensibilidade e ser solidário para com os outros; querer aprender mais; desenvolver o pensamento reflexivo, crítico e criativo; procurar novas soluções e aplicações) bem como das competências essenciais (“Relacionar a literatura com outras formas de arte e outros produtos culturais da atualidade, descobrindo a especificidade da experiência estética e da fruição individual que dela decorrem”).
No final, participaram no atelier de contrução artística com materiais naturais e pintura.
No passado dia 30 de janeiro, os alunos estrangeiros da ESNA, no projeto Todos Juntos Podemos Ler e os alunos de 10D, visitaram uma instalação do artista e performer galego, Xosé Luis Otero , patente no Centro de Arte Contemporânea. Foram acompanhados pela professora Saúde Machado e Ano Cravo, que dinamizam o projeto de integração dos alunos estrangeiros e pela professora de Geometria Descritiva, Ana Luísa Pinho, que fez do momento uma oportunidade para a sua turma colaborar na integração dos alunos estrangeiros, conhecer a exposição e alargar conhecimentos no domínio das artes.
Sendo estrangeiros em Portugal, os alunos puderam sentir de uma forma mais próxima o que significa viver no nosso país sendo não nacional e como a arte, pela sua linguagem universal e invocando formas de expressão globais pode contribuir para aproximar povos e culturas, manifestando-se como factor de integração. No global, através da visita guiada, de forma aprofundada e clara, todos os alunos compreenderam que é possível criar a partir de objetos e fragmentos que parecem insignificantes e, em cada criação, tudo o que é humano se pode revelar: memórias, vivências, medos, sonhos...
No final, os alunos tiveram oportunidade de participar num atelier onde construiram as suas próprias obras, que estão expostas na Biblioteca Escolar.
Em suma, a visita foi um momento de aprendizagem extremamente enriquecedor para todos.
Que bela caminhada,
Começou na Foz do Cobrão,
Para podermos admirar,
As portas do Vale Mourão.
Mª Leonor Afonso
E se uma ovelhinha enregelada batesse à porta de um velho lobo esfomeado?
A resposta a esta estranha pergunta foi respondida, ao longo da hora do conto, em que todos os alunos estiveram muito atentos ao desenrolar das peripécias desta história. No final, para alívio de todos os presentes, a história terminou de forma feliz. A obra escolhida pela Professora Bibliotecária foi “A Ovelhinha que veio para o jantar” de Steve Smallman e que mostra, de uma forma muito divertida, como uma bela amizade pode mitigar até os instintos mais ferozes.