Nos termos do n.º 4, do art.º 39.º do Decreto-Lei n.º 132/2012, de 27 de junho, na sua redação atual torna-se público que se encontram abertos os presentes procedimentos concursais:
CONTRATAÇÃO DE DOCENTE - GRUPO DE RECRUTAMENTO 110
LISTA ORDENADA E SELEÇÃO DO GRUPO 110 - N.º DE HORÁRIO A CONCURSO 63
Os alunos do 9.º D da Escola Básica Cidade de Castelo Branco participaram no Projeto Justiça Para Todos, promovido pela revista Fórum Estudante e pela agência Abreu: advogados, numa atividade de simulação de um julgamento sobre o tema Redes Sociais: Racismo e Xenofobia, no dia 30 de abril às 10 horas, no edifício II, onde funcionam os Juízos de Família e Menores e do Trabalho de Castelo Branco.
Ao longo do desenrolar da ação do julgamento, todos os papéis dos envolvidos no processo foram representados por alunos do 9.º D, com o apoio de um advogado-tutor, Dr. Paulo Barros, que deu as orientações necessárias para o desenvolvimento dos trabalhos. Na simulação intervieram a Sra. Juíza de Direito, Dra. Joana Catarina Amaral Monteiro e a Sra. Procuradora da República, Dra. Catarina Lopes Lima.
Os professores Lurdes Lopes e Pedro Henriques
O grupo de Ciências Naturais em parceria com o programa Eco-Escolas, juntamente com a consultora pedagógica da Areal Editores, Ana Nunes, levou a cabo um jogo interativo, sobre “A importância da Água nas nossas vidas” com as turmas de 6.º Ano da Escola Cidade de Castelo Branco, em meados do mês de março.
Deste modo, pretendeu-se rentabilizar a gamificação na educação de forma a tornar a aprendizagem mais dinâmica, acessível e motivadora para o aluno, estimulando os contactos visual e intelectual com diferentes assuntos relacionados com a água.
A Biblioteca Escolar da Escola Secundária Nuno Álvares promoveu um conjunto de atividades com o intuito de celebrar o 25 de abril e relembrar a Revolução dos Cravos. Para ensinar os alunos sobre a importância da democracia, liberdade e participação cívica, foram dinamizadas palestras, exposições, pintura de murais e encenações poéticos no sentido de envolver os estudantes e promover a reflexão sobre os valores democráticos.
No conjunto das ações, inclui-se uma exposição de dezasseis cartazes de diferentes ilustradores portugueses alusiva aos Direitos Humanos; um desafio para identificarem dezoito “ Rostos de Abril”; a divulgação de 25 poemas sobre a Liberdade, integrando nomes como Sophia, Jorge de Sena, Manuel Alegre, Miguel Torga, António Gedeão, Sidónio Muralha, Natália Correia, etc; a divulgação, nos intervalos, de música de intervenção (Zeca Afonso, José Mário Branco, Sérgio Godinho, etc); pintura digital de murais com cravos e as palavras do “antes e depois de abril”; concurso de desenho/ilustração alusiva aos direitos após Abril; leitura encenada de poemas de Abril, de um grupo de alunos do 11ºH para professores); decoração dos espaços com cravos. As comemorações encerraram com uma palestra do professor José Teodoro Prata sobre a vida em Ditadura. O professor narrou aos alunos a sua experiência pessoal e descreveu o quotidiano de uma vida sem liberdade, sem educação e de pobreza. Fez sentir aos alunos o que, nas palavras de Lídia Jorge, Abril foi para Portugal: “o Anjo da Alegria”.
Em suma, todas as atividades tiveram como objetivo inspirar os novos jovens a valorizar os princípios democráticos e os direitos fundamentais.
O Dia Mundial da Dança foi celebrado a 29 de abril, nas Escolas Cidade de Castelo Branco e Faria de Vasconcelos, com uma apresentação de dança que envolveu mais de duas centenas de alunos, numa iniciativa que contou com a organização dos serviços educativos e com a colaboração de duas escolas de dança, uma delas integrando alunos da CCB.
Na Escola Faria de Vasconcelos, a atividade contou com a coordenação das professoras estagiárias de Educação Física, Beatriz Marques e Marta Teixeira. Participaram, com entusiasmo, alunos do 1º, 2º e 3º ciclos, professores e assistentes operacionais.
Este dia foi instituído em 1982 pelo Conselho Internacional da Dança (CID), entidade criada sob a égide da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). A data foi escolhida para recordar o nascimento do coreógrafo francês Jean-Georges Noverre, um dos pioneiros da dança moderna.
No dia 24 de abril, o 11.ºA teve uma aula de campo no Parque do Barrocal, no âmbito da disciplina de Biologia e Geologia.
Acompanhados pela professora Ana Ramos e munidos do seu guião de campo, os alunos exploraram a paisagem geológica e a biodiversidade do local.
Ao longo do trajeto, os alunos foram compreendendo e registando as transformações geológicas que ao longo dos tempos culminaram nesta paisagem de geometrias graníticas tão curiosas. Ainda foi possível identificar algumas das espécies herbáceas mais abundantes e compreender a importância didática, científica e lúdica do Parque.
Os alunos, entusiasmados, percorreram os trilhos e aplicaram os conhecimentos adquiridos em sala de aula, tendo sido um momento de aprendizagem gratificante e divertido.