Entre os dias 7 a 14 de dezembro, decorreu mais uma edição da Feira do Livro na Escola Cidade de Castelo Branco. O balanço é bastante positivo, pois o corredor do bloco B, espaço onde decorreu a Feira do Livro, foi entusiasticamente visitado por uma grande parte da comunidade escolar, em particular, pelas turmas do 1.º CEB, que agendaram a visita ao local onde a mesma se encontrava.
A Feira do Livro é uma atividade é dinamizada pela Biblioteca Escolar, em parceria com a Livraria A Mar Arte. Como de costume, os visitantes puderam contar com o “Cantinho da Leitura”, espaço onde alguns professores aproveitaram para contar uma história aos alunos da sua turma ou, em alternativa, para os alunos poderem usufruir do contacto com os livros e fazerem breves, mas profícuas leituras.
Esta é mais uma iniciativa que visa a promoção pelo gosto dos livros e da leitura, desta vez com um toque de magia das histórias e, também, do Natal.
No passado dia 27 de novembro, a Escola do Estabelecimento Prisional de Castelo Branco recebeu a visita ilustre do programa "Apps for Good" em sua 10ª edição. O evento contou com a presença da Paula Fernandes, Sara Cordeiro e Catarina Henriques.
O principal objetivo da visita era apresentar o programa "Apps for Good" aos alunos e professores envolvidos na instituição, proporcionando uma oportunidade única de explorar o potencial da tecnologia e da inovação. Além disso, a equipa liderada por Paula Fernandes tinha como missão entrevistar alunos e professores, a fim de compreender melhor o impacto do programa na comunidade educativa.
Durante a visita, os representantes do "Apps for Good" conseguiram alcançar os seus objetivos, apresentando de forma cativante o programa aos presentes. A interação entre os alunos e os membros da equipa foi notável, destacando-se a motivação e o interesse dos estudantes em aprender mais sobre tecnologia e empreendedorismo.
Um dos momentos altos da visita foi a apresentação da aplicação "My Way - 360". Esta aplicação está a ser desenvolvida no âmbito do programa e tem como propósito melhorar a qualidade de vida, promovendo uma abordagem equilibrada à gestão financeira e à alimentação saudável. Os presentes tiveram a oportunidade de conhecer em detalhe como esta aplicação pode impactar positivamente a vida quotidiana, fornecendo ferramentas práticas e conselhos úteis.
A visita do "Apps for Good" não só proporcionou uma experiência educativa enriquecedora, mas também evidenciou o potencial transformador da tecnologia quando aliada à criatividade e ao compromisso social.
No âmbito do Programa Parlamento dos Jovens, realizou-se, nos dias 12 e 14 de dezembro, nas três escolas do Agrupamento, uma palestra dinamizada pelo professor José Alberto Duarte, com o tema “Viver abril na educação: caminhos para uma escola plural e participativa”. O professor José Alberto Duarte usou da sua experiência pessoal, quer como aluno, quer como professor, para falar das suas vivências na educação ao longo destes 50 anos, desde a revolução de Abril.
Todos os presentes se mostraram atentos, participativos e bastante interessados na temática abordada.
O Coordenador do Programa Parlamento dos Jovens agradece ao professor José Alberto Duarte a sua pronta disponibilidade para colaborar nesta iniciativa, uma vez que foi um dos professores que esteve na base da formação do Programa Parlamento dos Jovens.
Na manhã de 15 de dezembro, a comunidade escolar assistiu a duas apresentações de Ginástica Acrobática (pares) e a duas Coreografias de Natal, dinamizadas pelas professoras Magda Rocha e Catarina Silveira Sequeira.
Esta atividade surgiu no âmbito do Desporto Escolar dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos, na modalidade de Ginástica.
Os alunos envolvidos participaram na atividade com muito empenho e entusiasmo.
As Professoras
Catarina Silveira Sequeira e Magda Rocha
O Agrupamento de Escolas Nuno Álvares marcou presença no Parlamento Europeu, em Bruxelas, nos dias 26, 27 e 28 de novembro.
O convite surgiu dos eurodeputados Marisa Matias e José Gusmão e foi com eles que os alunos do Clube Europeu/MeteoEscola, da Escola Cidade de Castelo Branco, estiveram, no dia 28 de novembro. Esta visita integrou-se no tema que, este ano, está a ser trabalhado pelos Clubes Europeus: Eleições Europeias - uma voz jovem na Europa, e que está relacionado com as próximas eleições europeias, a realizar no dia 9 de junho de 2024. Os dez alunos que estiveram presentes na visita ao Parlamento Europeu viveram três momentos muito emocionantes. No início, os alunos tiveram oportunidade de conhecer a história da formação da União Europeia, dos seus diferentes Programas, Instituições e Organismos. Foram tiradas dúvidas sobre como funciona a democracia parlamentar da União Europeia (UE) e de que modo as decisões tomadas pelo Parlamento Europeu são importantes na vida de cada cidadão. Seguiu-se uma intervenção e conversa com os eurodeputados e, posteriormente, uma visita à galeria do Hemiciclo. Os alunos visitaram ainda o Parlamentarium. Não se conseguem enumerar os conhecimentos que foram adquiridos, durante estes três dias, nem aqueles que os alunos tiveram de mobilizar nos diferentes lugares visitados como, por exemplo, os conhecimentos de Físico-química quando visitaram o cristal elementar de ferro ampliado 165 milhões de vezes e que está representado pelo Atomium, ou, por exemplo, os conhecimentos de Geografia, quando confrontados com um clima ou relevo muito diferentes, ou quando reforçaram o oralidade nas línguas estrangeiras. Esta visita foi também o reconhecimento de todo o trabalho desenvolvido, em anos anteriores, pelos alunos do Clube Europeu, que este foi premiado com o Selo dos Clubes Europeus, e de outros Clubes/Projetos que há muitos anos desenvolvem atividades na escola e que aglutinam diferentes áreas do conhecimento. Na opinião dos alunos, esta foi experiência inesquecível. A viagem a Bruxelas deu-lhes a conhecer o Mundo noutra perspetiva, a estarem num país diferente em termos de língua, população e cultura. Muitos sentiram, o quanto foi necessário aplicarem conhecimentos já realizados, a viverem três dias sem os seus pais, a fazerem novas amizades e a construir uma relação de afeto e confiança com as professoras que os acompanharam. Além de visitarem museus, o ponto alto da visita, segundo os alunos, foi estarem in loco no Parlamento Europeu, perceberem como instituição como age enquanto voz dos cidadãos da União Europeia e o impacto da sua atividade, tanto na Europa como no Mundo e conhecerem pessoalmente os eurodeputados que os convidaram.