netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

Cursos Profissionais

 

 

Se és aluno do 3.º Ciclo ou do Ensino Secundário esta informação é para ti!

O que fazer? Desenvolve um projeto que contribua para a melhoria da escola que frequentas e o qual possa beneficiar ou vir a beneficiar toda a comunidade escolar.

Como fazer? 

  1. Reúne um grupo de colegas.
  2. Conversa com o(a) Diretor(a) de Turma ou professor(a) de Cidadania sobre as tuas ideias.
  3. aqui o regulamento do OPE 
  4. Pensa num projeto que releve para a inclusão, solidariedade e bem-estar comum. Este ano as escolas são desafiadas a propor projetos que se enquadrem na temática dos 50 anos da revolução de 25 de abril de 1974.
  5. A tua proposta pode ser apresentada individualmente ou em grupo (máximo de 5 estudantes) e tens que recolher o apoio de, pelo menos, 5% dos alunos que frequentam o 3.º ciclo do Ensino Básico (Escola Cidade de Castelo Branco - 15 subscritores; Escola Faria de Vasconcelos - 9 subscritores;  ESNA 5 subscritores) ou Secundário (Escola Secundária Nuno Álvares – 27 subscritores). O apoio deve ser anexado à candidatura e, para isso, os teus apoiantes têm que ser claramente identificados pelo nome, número de estudante e assinatura. Formulário para a recolha de subscritores
  6. Para participares, deves escrever um texto neste formulário com a tua ideia (máximo de 1000 palavras). Envia a tua proposta ao Diretor(a) de Turma ou professor(a) de Cidadania que o fará chegar à Coordenação da Escola ou à Direção.

Porquê fazer? A apresentação de propostas fomenta o espírito de cidadania e valoriza a opinião e a capacidade argumentativa dos alunos nos processos de decisão.

Até quando fazer? A apresentação de propostas deverá ser feita até ao dia 19 de março.

Divulgação e votação: A votação decorrerá no próximo dia 22 de março de 2024  num espaço a designar em cada uma das escolas. 

Financiamento: O valor do orçamento participativo é de 500 € por ciclo de ensino.