netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

Cursos Profissionais

 

 

O Agrupamento de Escolas Nuno Álvares recebeu, no dia 7 de março, o workshop Ativa ClimACT - Atividades nas escolas  da ZERO - Associação Sistema Terrestre Sustentável. Neste Workshop dinamizaram-se atividades no sentido de explicar o que são as alterações climáticas e como surgiram, desenvolvendo-se o pensamento coletivo, de modo a promoverem-se mudanças de atitude nos participantes.

De manhã, as turmas dos 10.º F e 10.º G da Escola Secundária Nuno Álvares, participaram numa sessão promovida pelo representante da Associação Zero, Ivan Barbeiro. Foi uma sessão interativa em que os alunos participaram ativamente, através da aplicação que foi utilizada pelo orador.

Os discentes reforçaram, de uma outra forma, conteúdos já abordados na disciplina de Geografia A, nomeadamente, ao nível do aumento do efeito de estufa, causas e consequências, a emergência climática e a problemática da exploração do lítio.

O feedback transmitido pelas duas turmas foi muito positivo, quer pela temática abordada, quer pela forma e estratégias de comunicação escolhidas pelo jovem cientista.

Na parte da tarde, as turmas dos 9.º C e 9.º D da Escola Cidade de Castelo Branco, através de um jogo (Quiz) muito dinâmico, ficaram a saber o que são alterações climáticas, ou melhor dizendo, o que é a crise climática.

Os alunos compreenderam que a nossa sociedade necessita muito de energia e escolheu uma forma da mesma particularmente poluente, os combustíveis fósseis. Descobriram que os oceanos absorvem grande parte do calor que se está a provocar com as alterações climáticas. Ouviram quais serão as consequências e impactos das alterações climáticas e o que cada pessoa individualmente pode fazer para diminuir o nível de emissão de gases.

Estas atividades integraram-se no plano de atividades do Projeto Clubes de Ciência Viva na Escola – Há Ciência na Cidade.