No âmbito do Programa Eco-Escolas, um grupo de alunas do 8º ano da Escola Cidade de Castelo Branco participou na atividade “Receitas sustentáveis têm tradição” com uma receita de “Esparregado de beringelas com salada mediterrânea”.
As alunas que fazem parte do Conselho Eco-Escolas, tiveram conhecimento do livro “Receitas das Avós” da autoria de João Carrega e Florinda Batista. Nesse livro, verificaram que a professora Manuela Costa foi uma das avós que contribuiu com a receita de “Esparregado de Beringelas”. Quiseram então saber a proveniência dos ingredientes, a origem da receita e a forma de a confecionar. Trata-se de uma receita com produtos hortícolas tipicamente mediterrâneos (beringela, cebola, tomate, alface, pimento, azeite, pão), sendo a maioria produzidos localmente e respeitando a sazonalidade dos mesmos.
O trabalho implicou a produção de uma apresentação em PowerPoint, de uma memória descritiva e de um vídeo que pode ser visto no seguinte link: https://youtu.be/DA99deOJrSI
A Escola Cidade de Castelo Branco participou no desafio “Biodiversidade: Preservar e Regenerar” lançado pelo Programa Eco-Escolas, no âmbito da “Década das Nações Unidas para recuperação dos ecossistemas” que decorre de 2021 a 2030.
O trabalho apresentado no formato de Póster digital teve como base a remodelação do jardim da escola numa área junto à entrada principal, que está a ser levada a cabo pelas turmas: 8º A, 8º C e 8º E com os professores de Ciências Naturais em colaboração com as disciplinas de Matemática, Música, Educação Visual, Cidadania e Desenvolvimento, entre outras.
O projeto começou com a eliminação de algumas espécies invasoras, renovação do solo e plantação de espécies adequadas às condições físicas do espaço.
Em vez de um espaço apenas bonito, pretende-se que os alunos possam usufruir do jardim, criando espaços em que os mesmos possam circular e permanecer por entre as plantas. Pretende-se também colocar instrumentos musicais (construídos com materiais reutilizados) que os alunos possam usar no jardim. Outros instrumentos poderão funcionar com a ação do vento, do género “espanta espíritos” A ideia do Jardim Musical surgiu dos alunos que estão integrados no Ensino Articulado da Música. Um dos projetos é colocar um banco de jardim pintado como se fossem as teclas de um piano. Já foram colocados comedoiros e bebedouros para aves e um hotel de insetos. Serão ainda colocadas lâmpadas solares que iluminarão o jardim durante a noite.
O mote deste projeto é: “Cuida e Vive o teu Jardim”
No âmbito do projeto Brigada # Amar o Mar, promovido pelo programa Eco-Escolas, alunos e professoras dos Clubes de Ciências, Europeu e Impressora de Sorrisos, da Escola Cidade de Castelo Branco, desenvolveram, no dia 31 de maio, um trabalho de campo, numa área envolvente da ribeira da Senhora de Mércoles com o objetivo principal de recolher resíduos e identificar a sua tipologia e eventual origem.
A ação enquadra-se no âmbito da gestão dos resíduos, uma vez que, o lixo que não é depositado corretamente nos contentores, é transportado pelos cursos de água e, mais tarde ou mais cedo, acaba nos oceanos, transformando-se em lixo marinho que tem muitos impactes, quer para a fauna e flora marinhas, quer a nível social, económico e até na saúde humana, daí a importância destas ações em qualquer lugar, mesmo afastado do mar.
O grupo tinha a “missão” de recolher resíduos e fazer o registo em ficha própria. Da recolha de resíduos resultou um total de 320 itens e cerca de 3Kg.
De salientar que o grupo que participou no trabalho de campo se deslocou a pé da escola para o espaço da Senhora de Mércoles e regresso à escola, tendo percorrido cerca de 6km.
Todos os alunos participantes na preparação da ação ou no trabalho de campo, avaliaram-na de forma muito positiva, manifestando vontade de realizar outras ações do género.
De salientar o excelente comportamento e o sentido de responsabilidade com que todos se envolveram na Brigada # Amar o Mar.
No âmbito do Programa Eco-Escolas, um grupo de alunas, de 7º e 8ºanos, que integra o Conselho Eco-Escolas, participou na atividade “Muros com Vida” com a pintura de um muro no espaço escolar junto ao acesso ao pavilhão gimnodesportivo da Escola Cidade de Castelo Branco.
O Projeto “Muros com Vida” consiste na realização de pinturas ao ar livre num muro, dentro ou fora do recinto escolar. As pinturas devem enquadrar-se nos temas do ano Eco-Escolas “Biodiversidade: Preservar e Regenerar” e “Espaços Exteriores”, devendo representar um ecossistema ou um conjunto de elementos que o compõe.
As alunas escolheram um ecossistema terrestre com elementos predominantes na região onde a escola se insere. A salientar, algumas espécies animais como o coelho bravo, o rato do campo, o chapim azul e a cegonha e espécies vegetais arbustivas como o rosmaninho, a giesta e a esteva e arbóreas como a azinheira e o sobreiro.
Foi uma atividade que as alunas realizaram com grande interesse e motivação dando vida a um espaço exterior muito frequentado pelos alunos dos vários ciclos de ensino.
Como é habitual, a Escola Cidade de Castelo Branco participou no concurso promovida pelo Programa Eco-Escolas que consiste na elaboração do Poster Eco-Código. Segundo o Regulamento, este deverá expressar uma declaração de objetivos, traduzidos por ações concretas, que todos os membros da comunidade deverão seguir, constituindo assim o código de conduta ambiental da escola.
Este ano, o poster teve como base o concurso Super Ecolápis que foi desenvolvido pelo Professor de Educação Visual, António Mateus, nas turmas em que leciona: 5º A, 5º B, 6º B, 6º C e 6º D.
Após a seleção dos cinco trabalhos a apresentar ao concurso, havia ainda uma grande quantidade de desenhos de qualidade com imaginação e criatividade. Assim, foi escolhido um desses desenhos que se pudesse adaptar ao poster Eco-Código. A autora do desenho selecionado é a aluna Laura Duarte Vidal Camelo, do 6º C.
A professora coordenadora do Eco-Escolas, Manuela Costa, trabalhou com um grupo de alunas de 7º e 8º anos que pertencem ao Conselho Eco-Escolas e ao Clube Europeu, sensibilizando-as no que respeita às atitudes a ter na escola e fora da escola, perante o ambiente, assim como dos riscos que corremos se não tivermos uma intervenção consciente perante o planeta. Deste trabalho, surgiram diversas frases para o Eco-Código, posteriormente selecionadas de acordo com a originalidade, a rima e o eventual impacto na comunidade escolar e inseridas no desenho acima referido.
Brevemente, o poster estará a votação nas redes sociais do Programa Eco-Escolas, apelando-se desde já à votação por toda a comunidade educativa.
A cerimónia de entrega dos prémios do 1º Concurso de Cartoons Científicos realizou-se, no dia 14 de junho, na sala de audiovisuais da Escola Cidade de Castelo Branco. A sessão contou com a presença do diretor do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares, António Carvalho; da coordenadora do clube “Há Ciência na Cidade” do Projeto Clubes Ciência Viva na Escola (responsável pela promoção do concurso), Florinda Carrega; do coordenador da Escola, Jorge Garcia; de Anabela Reis, da direção do Agrupamento; do coordenador do Departamento de Ciências, Pedro Viana; da representante da Porto Editora, Susana Guerra; do diretor da RVJ Editores, João Carrega; de representantes do departamento de Artes, António Mateus e Lurdes Gonçalves; e do coordenador do PAA, Francisco Paula.
O concurso, aberto a todos os níveis de ensino, reuniu mais de duas centenas de trabalhos de alunos do pré-escolar ao 3º ciclo do ensino básico. O júri composto pela coordenadora do Clube “Há Ciência na Cidade”, por professores do agrupamento, e por membros externos, elegeu os melhores trabalhos, a saber:
Pré-Escolar – 1º Gustavo Marques; 2º Diogo Miguel; 3º Francisca Cardoso;
1º Ciclo – 1º Kyara Basso; 2º Clara Mendes; 3º Henrique Matos;
2º Ciclo – 1º Beatriz Ribeiro; 2º Carolina do Carmo; 3º Leonor Lopes;
3º Ciclo – 1º Joana Correia; 2º Madalena Alves; 3º Nicolas Veiga.
Menções honrosas: Beatriz Silva, Bruna Batista; Beatriz Leitão e Beatriz Fernandes.
De referir que além dos prémios aos vencedores (medalha e livros) foram também entregues a todos os concorrentes um diploma de participação.