No passado dia 27 de novembro, a Escola do Estabelecimento Prisional de Castelo Branco recebeu a visita ilustre do programa "Apps for Good" em sua 10ª edição. O evento contou com a presença da Paula Fernandes, Sara Cordeiro e Catarina Henriques.
O principal objetivo da visita era apresentar o programa "Apps for Good" aos alunos e professores envolvidos na instituição, proporcionando uma oportunidade única de explorar o potencial da tecnologia e da inovação. Além disso, a equipa liderada por Paula Fernandes tinha como missão entrevistar alunos e professores, a fim de compreender melhor o impacto do programa na comunidade educativa.
Durante a visita, os representantes do "Apps for Good" conseguiram alcançar os seus objetivos, apresentando de forma cativante o programa aos presentes. A interação entre os alunos e os membros da equipa foi notável, destacando-se a motivação e o interesse dos estudantes em aprender mais sobre tecnologia e empreendedorismo.
Um dos momentos altos da visita foi a apresentação da aplicação "My Way - 360". Esta aplicação está a ser desenvolvida no âmbito do programa e tem como propósito melhorar a qualidade de vida, promovendo uma abordagem equilibrada à gestão financeira e à alimentação saudável. Os presentes tiveram a oportunidade de conhecer em detalhe como esta aplicação pode impactar positivamente a vida quotidiana, fornecendo ferramentas práticas e conselhos úteis.
A visita do "Apps for Good" não só proporcionou uma experiência educativa enriquecedora, mas também evidenciou o potencial transformador da tecnologia quando aliada à criatividade e ao compromisso social.
No âmbito do Programa Parlamento dos Jovens, realizou-se, nos dias 12 e 14 de dezembro, nas três escolas do Agrupamento, uma palestra dinamizada pelo professor José Alberto Duarte, com o tema “Viver abril na educação: caminhos para uma escola plural e participativa”. O professor José Alberto Duarte usou da sua experiência pessoal, quer como aluno, quer como professor, para falar das suas vivências na educação ao longo destes 50 anos, desde a revolução de Abril.
Todos os presentes se mostraram atentos, participativos e bastante interessados na temática abordada.
O Coordenador do Programa Parlamento dos Jovens agradece ao professor José Alberto Duarte a sua pronta disponibilidade para colaborar nesta iniciativa, uma vez que foi um dos professores que esteve na base da formação do Programa Parlamento dos Jovens.
Na manhã de 15 de dezembro, a comunidade escolar assistiu a duas apresentações de Ginástica Acrobática (pares) e a duas Coreografias de Natal, dinamizadas pelas professoras Magda Rocha e Catarina Silveira Sequeira.
Esta atividade surgiu no âmbito do Desporto Escolar dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos, na modalidade de Ginástica.
Os alunos envolvidos participaram na atividade com muito empenho e entusiasmo.
As Professoras
Catarina Silveira Sequeira e Magda Rocha
O Agrupamento de Escolas Nuno Álvares marcou presença no Parlamento Europeu, em Bruxelas, nos dias 26, 27 e 28 de novembro.
O convite surgiu dos eurodeputados Marisa Matias e José Gusmão e foi com eles que os alunos do Clube Europeu/MeteoEscola, da Escola Cidade de Castelo Branco, estiveram, no dia 28 de novembro. Esta visita integrou-se no tema que, este ano, está a ser trabalhado pelos Clubes Europeus: Eleições Europeias - uma voz jovem na Europa, e que está relacionado com as próximas eleições europeias, a realizar no dia 9 de junho de 2024. Os dez alunos que estiveram presentes na visita ao Parlamento Europeu viveram três momentos muito emocionantes. No início, os alunos tiveram oportunidade de conhecer a história da formação da União Europeia, dos seus diferentes Programas, Instituições e Organismos. Foram tiradas dúvidas sobre como funciona a democracia parlamentar da União Europeia (UE) e de que modo as decisões tomadas pelo Parlamento Europeu são importantes na vida de cada cidadão. Seguiu-se uma intervenção e conversa com os eurodeputados e, posteriormente, uma visita à galeria do Hemiciclo. Os alunos visitaram ainda o Parlamentarium. Não se conseguem enumerar os conhecimentos que foram adquiridos, durante estes três dias, nem aqueles que os alunos tiveram de mobilizar nos diferentes lugares visitados como, por exemplo, os conhecimentos de Físico-química quando visitaram o cristal elementar de ferro ampliado 165 milhões de vezes e que está representado pelo Atomium, ou, por exemplo, os conhecimentos de Geografia, quando confrontados com um clima ou relevo muito diferentes, ou quando reforçaram o oralidade nas línguas estrangeiras. Esta visita foi também o reconhecimento de todo o trabalho desenvolvido, em anos anteriores, pelos alunos do Clube Europeu, que este foi premiado com o Selo dos Clubes Europeus, e de outros Clubes/Projetos que há muitos anos desenvolvem atividades na escola e que aglutinam diferentes áreas do conhecimento. Na opinião dos alunos, esta foi experiência inesquecível. A viagem a Bruxelas deu-lhes a conhecer o Mundo noutra perspetiva, a estarem num país diferente em termos de língua, população e cultura. Muitos sentiram, o quanto foi necessário aplicarem conhecimentos já realizados, a viverem três dias sem os seus pais, a fazerem novas amizades e a construir uma relação de afeto e confiança com as professoras que os acompanharam. Além de visitarem museus, o ponto alto da visita, segundo os alunos, foi estarem in loco no Parlamento Europeu, perceberem como instituição como age enquanto voz dos cidadãos da União Europeia e o impacto da sua atividade, tanto na Europa como no Mundo e conhecerem pessoalmente os eurodeputados que os convidaram.
No dia 15 de dezembro de 2023, encerrando o primeiro período letivo com chave de ouro, a Escola Secundária Nuno Alvares celebrou o magnífico Torneio de Voleibol de Natal. Organizado pelo Grupo de Educação Física, o evento contou com a participação de 4 equipes do 3º ciclo e 19 equipes do ensino secundário.
Neste esplêndido dia desportivo, o torneio começou com a emocionante disputa no 3º ciclo feminino, envolvendo as equipes do 7ºA e 9ºA, em que a equipe do 9ºA triunfou sobre o 7ºA com o parcial de (25-16).
No 3º ciclo masculino, a equipa do 9ºA conquistou igualmente o primeiro lugar, enquanto a turma do "Borussia doutro Mundo" garantiu o segundo lugar em uma competição ousada, marcada pelo desportivismo e fair play (25-21).
Na competição feminina do ensino secundário, as "Raposinhas" do 12ºC cintilaram ao conquistar o primeiro lugar, enquanto o 11ºC ficou em segundo lugar, após um jogo extremamente disputado que cativou os espetadores.
No ensino secundário masculino, os jogos atingiram o auge da intensidade, com a equipa dos "Zézinhos" que, demonstrando habilidades técnicas e táticas superiores, superaram na final a equipa do 11ºA ("Rabo de Peixe") em um confronto bem disputado.
A atmosfera positiva e o espírito desportivo prevaleceram ao longo da manhã, durante a qual mais de 200 alunos exibiram as suas habilidades técnicas e táticas no voleibol, demonstrando sempre um enorme fair play ao longo de toda a competição.
No final do torneio, as equipas vitoriosas foram agraciadas com as merecidas medalhas.
O Grupo de Educação Física da ESNA enaltece todos os atletas e expressa votos de um Feliz Natal e um próspero ano de 2024, repleto de sucesso tanto desportivo quanto académico.
O Núcleo Distrital de Castelo Branco da EAPN Portugal desenvolve o projeto “Crescer na Cidadania XI” ao longo do ano letivo 2023/2024, nas escolas dos concelhos de Castelo Branco, Fundão, Covilhã e Penamacor. As atividades ao longo do mês de novembro e dezembro foram desenvolvidas no Agrupamento de Escolas Nuno Álvares de Castelo Branco nas Escola Básicas de Nossa Senhora da Piedade, Cidade de Castelo Branco, Faria de Vasconcelos, Boa Esperança e Escalos de Baixo. Contou com 406 alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Os temas são previamente escolhidos pelas Escolas e adaptados face às necessidades reais dos alunos. Têm sido abordadas duas atividades intituladas por “O respeito pelas diferenças dos outros” e “O jogo da amizade”.
Na ação “O respeito pelas diferenças dos outros”, tem como objetivo sensibilizar os alunos sobre a temática da desigualdade. Sendo assim, lê-se o livro “Orelhas de Borboleta” de Luísa Aguilar e André Neves, que conta com a história de uma menina chamada Mara que é gozada pelos colegas. Estes fazem troça por ter as orelhas grandes, o cabelo rebelde, ser alta, magra, pela maneira de vestir e por não ter condições financeiras ao utilizar, sapatos, livros usados, não ter materiais escolares e por ter uma alimentação insuficiente, até a mais insignificante característica é motivo de troça entre as crianças. A situação de gozo pode ser encarada como algo muito negativo para a sua autoestima, porém é necessário saber como lidar com a situação de forma a torná-la como algo positivo. A personagem Mara tenta enfrentar as outras crianças usando a sua criatividade de forma a valorizar as suas características que a diferenciam dos outros. É necessário reconhecer e reivindicar a diferença, aceitando como somos e reforçando a nossa personalidade. Segue-se um quantos-queres gigante, com mensagens relacionadas com a mensagem do livro, tais como, valores de respeito, autoestima, otimismo face às situações adversas e valorização das diferenças.
Já na ação “A amizade - Interculturalidade” pretende sensibilizar para a importância da amizade, ser solidários uns com os outros, respeitando-se mutuamente apesar das diferenças culturais e religiosas. A atividade iniciou-se com a visualização de uma curta metragem denominada “Umbrella”, que mostra um menino que mora num orfanato e que por razões muito especiais deseja ter um guarda-chuva amarelo. Mais tarde, descobre-se não só o motivo do apreço pelo guarda-chuva, mas várias lições que carregam essencialmente a mensagem principal da curta-metragem: a de se ter empatia, ser resiliente e também de não julgar. Mais uma vez, após a exibição da curta-metragem foram lançadas perguntas “chave” à turma para lançar o debate e sensibilizar os jovens para o tema. Adicionalmente, e após a exibição e perguntas sobre a curta-metragem, foi também utilizada a técnica do “quantos queres” com frases alusivas à temática para reforçar a transmissão da mensagem.
As atividades têm tido um impacto muito positivo na comunidade académica das escolas já intervencionadas, mostrando interesse por parte dos alunos e dos professores na continuação do projeto.
Estagiárias em Serviço Social: Maria Catarina Ribeiro e Sofia Jesus.