Agrupamento de Escolas Nuno Álvares de Castelo Branco
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Sensibilização no âmbito dos recursos hídricos na ESNA

No dia 4 de abril, as turmas dos 10.ºs anos F, G e H participaram numa sessão de sensibilização no âmbito dos recursos hídricos promovida pelo Representante da Quercus, Samuel Infante. A docente de Geografia A tinha inscrito a atividade no início do ano letivo no PAA no âmbito dos recursos hídricos nacionais.

A atividade procurou operacionalizar as Aprendizagens Essenciais (AE) relativamente às disponibilidades hídricas face aos diferentes usos, relacionando com a especificidade climática do país onde existe irregularidade intra e interanual da precipitação no território nacional.

Pretendemos treinar os nossos alunos no sentido de se tornarem cidadãos e futuros profissionais críticos quando ao uso da água, com ferramentas que possibilitem a tomada as decisões mais acertadas no âmbito das características hídricas do país. Assim, pensamos contribuir para alguns dos princípios enunciados no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO), nomeadamente nas áreas de competências de raciocínio, resolução de problemas e relacionamento interpessoal, entre outras.

Continuar... Sensibilização no âmbito dos recursos hídricos na ESNA

Entrega dos Prémios “Pinta tu España” - concurso interno do AENA

Decorreu nas Escolas Cidade de Castelo Branco, Nuno Álvares e Faria de Vasconcelos, a entrega dos prémios aos vencedores do concurso “Pinta tu España”, após veredicto do júri e posterior publicação das listas de premiados por Escola na página do Agrupamento Nuno Álvares.

Neste concurso, os alunos de Espanhol foram desafiados a produzir cartazes que ilustrassem a sua visão de Espanha, incorporando nos trabalhos artísticos aspetos relacionados com cultura, arte, música, gastronomia, entre outros.

Estiveram presentes na cerimónia os alunos do Clube de Fotografia do agrupamento que registaram o momento.

Todos os alunos que participaram nesta atividade organizada pelo grupo disciplinar de Espanhol estão de parabéns.

“El maravilloso mundo de la lectura...” na Biblioteca Escolar

Inserida nas comemorações da Semana da Leitura, decorreu, no dia 31 de março, a atividade “El maravilhoso mundo de la lectura en español”, dinamizada pelos professores Jorge Garcia e Célia Rodrigues e dirigida a alunos do Agrupamento.

Sob o lema “desconectarse para leer”, professores e alunos refletiram sobre as virtudes da leitura, independentemente da língua de expressão, concluindo que “la lectura es fuente de placer, de enriquecimiento personal y de conocimiento del mundo” e apontando como principal condição para melhorar a competência leitora dos jovens estudantes a necessidade de “desconectarse de la realidad que nos rodea y de las tecnologías, para introducirse en la historia que narra un libro; así  viajaremos hasta el argumento y el escenario que nos plantea la obra literaria”.

Depois de uma revisitação a Jorge Luis Borges e Alberto Manguel, os alunos encerraram a sessão com um momento de leitura, expressiva e em voz alta, de textos literários redigidos em língua espanhola.

13 vezes eleita pelo ambiente

No dia 30 de março de 2022, foi hasteada a 13.ª Bandeira Verde do Programa Eco-Escolas na Escola Cidade de Castelo Branco.

A cerimónia contou com a presença da Professora Anabela David, Coordenadora da CCB, do Diretor do Agrupamento, António Carvalho, do Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, da Presidente da Cáritas, Dr.ª Fátima Santos, da Engenheira Susana Valente dos Serviços Municipalizados, do representante da Quercus, Professor João David, além dos alunos da escola, respetivos professores e funcionários.

Foi realizado um desfile com as doze bandeiras anteriores, desde o ano letivo 2008/2009, com a bandeira da Ucrânia na frente e o com o Clube de Percussão no fim, animando a cerimónia. Houve também um discurso dos alunos do Eco-Escolas, da Coordenadora, do Diretor do Agrupamento e do Presidente da Câmara, congratulando-se pela atribuição do galardão Bandeira Verde, mas também apelando à continuidade do trabalho em defesa e proteção do ambiente.

No final do evento foi descerrada a placa de “Escola Amiga da Criança” e entregues pequenos vazos de suculentas, em copos de café reutilizados, aos membros do Conselho Eco-Escolas. 

O Clube de Jornalismo da CCB

Há Ciência na Cidade

Escola Cidade de Castelo Branco integra Rede de Clubes Ciência Viva

No âmbito do concurso nacional de alargamento da Rede de Clubes Ciência Viva na Escola (CCVnE), conforme definido no Investimento RE-C06-i04.02 –IMPULSO JOVEM STEAM subinvestimento Rede Ciência Viva do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), a Escola Cidade de Castelo Branco do Agrupamento Nuno Álvares apresentou uma candidatura com o projeto “Há Ciência na Cidade”, tendo sido contemplada com um financiamento de 10.000€ para a implementação e desenvolvimento do Clube, no período de 2022-2025. 

A candidatura apresentada foi avaliada com a pontuação máxima em todos os critérios, tendo-lhe sido atribuída a classificação final de 10 valores.

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Mediadora da leitura na Semana da Leitura

No decorrer da semana da leitura, no âmbito do Projeto "Todos juntos podemos ler", realizou-se uma sessão com a mediadora de leitura Andreia Brites. A atividade decorreu na Biblioteca Egas Moniz no dia 29 de março, pelas 11:35, e participaram não só os alunos estrangeiros envolvidos no projeto, mas também a turma de 10.º ano do curso de TAS e a turma de 11.º ano de Literatura Portuguesa. Todos os alunos foram envolvidos de forma dinâmica na atividade, facto que parece ter sido do agrado de todos. Logo no início, foi-lhes pedido que se apresentassem, dizendo o nome, o país de origem e a língua usada em casa para comunicação com a família. Da lista de países de origem dos alunos ou dos seus progenitores ou mesmo dos países onde alguns residiram anteriormente, fazem parte os seguintes: Angola, Congo, Brasil, Espanha, França, Ucrânia, Síria, Turquia, Índia e Paquistão. Durante a sessão, a mediadora também questionou os alunos sobre as dificuldades sentidas com a leitura em língua portuguesa e ficou claro que, para os alunos provenientes do Brasil, as diferenças existentes entre o Português do Brasil e o Português Europeu representam um desafio e dificultam a compreensão da língua escrita e falada. 

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