Ao longo dos últimos 2 anos de existência, o clube de voluntariado “Partilha”, da escola sede do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares, tem-se dedicado a formar alunos na vertente sociopedagógica e emocional, tão necessária num período de pós pandemia, em que toda a comunidade escolar sofreu imenso com o isolamento social por ela provocado. Este clube integra alunos das 3 escolas do nosso agrupamento do básico e secundário e pretende, assim, que os alunos partilhem ideias, gostos, saberes numa tentativa de unir o AENA. em projetos comuns em que professores e alunos trabalhem em espírito de verdadeira equipa (teamwork) e solidariedade!
Assim, alguns dos objetivos da criação deste clube foram estreitar e aprofundar as relações humanas entre professores e alunos, possibilitar aos alunos exporem os seus problemas, dificuldades, medos e angústias perante o futuro, dinamizar projetos de empreendedorismo (promovendo bazares de artigos feitos pelos alunos e outros em 2ºmão) ,realizar projetos/exposições sobre o dia da Terra e o apelo à Paz no contexto de guerra em que vivemos, prestar apoio / ação social (fornecendo cabazes a famílias de alunos carenciados), apoiando-as em situações difíceis como sejam o falecimento de um progenitor, doença de familiar direto ou qualquer outra situação familiar grave.
Ao longo deste tempo, também foram realizadas e promovidas várias palestras subordinadas a temas diferentes: “Como combater a ansiedade nos jovens”,”Como gerir orçamentos”, ”O medo do futuro nos jovens” entre outras.
Uma das atividades que realizámos “A Semana dos Afetos” em fevereiro deste ano e que deixou muito satisfeitas as professoras que integram o clube “Partilha”, foi conseguir unir e abarcar as três escolas do Agrupamento, tendo sido organizadas em todas elas, exposições de cartoons/desenhos relativos à temática do Amor elaborados pelos alunos, pequenos momentos musicais com alunos da Escola Superior de Artes e com a contribuição de alguns alunos nossos, declamação de poesias relativas à temática do Amor, exposição de trabalhos ligados à temática da violência no namoro, o Amor e a deficiência ,etc e também a exposição de alguns quadros pintados por alunas do 12ºano.Houve também espaço para alguns lanches nas diferentes escolas que proporcionou momentos de confraternização na comunidade escolar e passagem de músicas sobre o Amor na Rádio escolar.
Ao longo deste ano, o clube integrou também, alunas espanholas de Erasmus de Estudos Sociais, que muito contribuíram com a sua alegria e dinamismo, para reforçar o bom espírito de trabalho entre pares. Pretendemos, pois continuar a integrar alunos deste curso e a desenvolver intercâmbios desafiadores no ano letivo 2023/2024 !
No próximo ano, o clube tenciona continuar a desenvolver projetos interessantes e empreendedores para toda a comunidade escolar, pretendendo também continuar a cooperar com o Gaaf, no sentido de acolher alunos em risco, alunos com comportamentos desajustados, apoiar alunos estrangeiros de origens multiculturais diversas e continuar a apoiar alunos/famílias com carências económicas. Também é um dos objetivos do clube cooperar com outras entidades como a Cáritas, Cruz Vermelha estabelecendo parcerias e cooperar com o Estabelecimento Prisional de Castelo Branco em projetos no âmbito da prevenção de alunos com comportamentos de risco. Também é nosso desejo organizar atividades de animação cultural em lares da 3ºidade, infantários e outras instituições ao longo do próximo ano letivo.
O Voluntariado é hoje uma ferramenta fundamental para o futuro dos nossos alunos, tanto no momento de procurar emprego, como também igualmente importante para os alunos que desejem fazer Erasmus!
Assim, convidamos todos os alunos a se inscreverem no próximo ano no clube de Voluntariado da Esna!
A coordenadora do Clube: Dolores Fidalgo
No dia 30 de junho, as turmas do 4.º ano da Escola Cidade de Castelo Branco e da Escola Básica dos Escalos de Baixo encerraram as atividades do ano letivo, com a concretização de uma visita de estudo ao Jardim Zoológico.
Numa envolvência única, de comportamentos subaquáticos, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer as capacidades físicas e mentais dos embaixadores dos oceanos - os golfinhos. A valorização dos oceanos e a conservação da biodiversidade foi a mensagem transmitida. De seguida, passearam pelo Jardim onde puderam apreciar as diferentes espécies existentes, tendo como objetivo sensibilizar para a conservação da biodiversidade, valorizar a vida animal e conhecer o importante trabalho realizado pelo Jardim Zoológico. Assistiram no bosque encantado ao espetáculo das aves.
Ao almoço, fizerem um belo piquenique no parque das merendas.
Durante a tarde, em grupos, a visita guiada por educadores do Zoo revelou-se de grande interesse e os alunos tiveram oportunidade de identificar caraterísticas dos diferentes grupos de animais.
O regresso foi de euforia com a perspetiva das merecidas férias, mas com uma lágrima no canto do olho, com a despedida dos amigos e dos professores que os acompanharam todos os dias nesta caminhada!
Apela-se à votação por toda a comunidade educativa no poster Eco-Código da Escola Cidade de Castelo Branco, elaborado no âmbito do Programa Eco-Escolas.
Clicar na imagem (20+) Facebook e depois, Gostar !
( É necessário iniciar sessão no Facebook)
A votação decorre até às 12h do dia 14 de julho.
Link do poster: https://www.facebook.com/photo/?fbid=650377933783959&set=a.650458110442608
A professora Manuela Costa foi distinguida com o prémio atribuído pela Foundation for Environmental Education (FEE) como reconhecimento do seu trabalho no âmbito da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, quer na disciplina que leciona, Geografia, quer através do desenvolvimento dos Programas Eco-Escolas e Jovens Repórteres para o Ambiente. Fundada em 1981, a Foundation for Environmental Education (FEE) com sede em Copenhaga, Dinamarca, é uma das maiores organizações de educação ambiental do mundo, representada em 81 países. O FEE Teacher Award destina-se a reconhecer os esforços de professores excecionais da rede global que promovem e integram a Educação para o Desenvolvimento Sustentável nas suas escolas e comunidades. O prémio tem como objetivo celebrar as realizações, destacar a excelência profissional e divulgar histórias inspiradoras que capacitam os jovens a criar um mundo ambientalmente consciente por meio de uma abordagem baseada em soluções. Um mundo sustentável no qual a educação cria mudanças positivas para todos. |
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Chegou o último dia de aulas. Depois de um ano de trabalho todos anseiam por um bem merecido descanso.
O dia tinha de ser diferente, para recordar!
Os alunos do 1º,2º e 3º ano de escolaridade tiveram oportunidade de ir ao cinema e assistir à estreia do filme “ Kraken Adolescente”.
Alunos e professores presos à tela deixaram-se cativar.
Para culminar com muita alegria e boa disposição, todos lancharam. Terminou-se com um gelado.
E assim, de coração cheio, terminou mais um ano letivo.
Boas férias!
No âmbito dos Domínios de Autonomia Curricular, os alunos da turma A do 6º ano da Escola Cidade de Castelo Branco, com o auxílio dos seus professores, desenvolveram um projeto que partia do tema “Educação Ambiental”.
Os objetivos gerais deste projeto eram promover a consciencialização ambiental e a mudança de atitude/ comportamentos face ao ambiente, e estimular a cultura da reciclagem e a possibilidade de promover o desenvolvimento sustentável do meio ambiente, associando a reciclagem à questão ambiental.
Ao longo do terceiro período os alunos, com auxílio dos professores, foram trabalhando este tema com a Ilustração do cavalo invocando no livro de “Ulisses” simultaneamente redigiram algumas frases relativas à descrição do majestoso cavalo.
No âmbito dos Domínios de Autonomia Curricular, os alunos da turma A do 6º ano da Escola Cidade de Castelo Branco, com o auxílio dos seus professores, desenvolveram um projeto que partia do tema “Educação Ambiental”.
Os objetivos gerais deste projeto eram promover a consciencialização ambiental e a mudança de atitude/ comportamentos face ao ambiente, e estimular a cultura da reciclagem e a possibilidade de promover o desenvolvimento sustentável do meio ambiente, associando a reciclagem à questão ambiental.
Ao longo do terceiro período os alunos, com auxílio dos professores, foram trabalhando este tema com a Ilustração do cavalo invocando no livro de “Ulisses” simultaneamente redigiram algumas frases relativas à descrição do majestoso cavalo.
Os alunos e professores do 6º A/CCB