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Provas Finais, Exames Nacionais

Cursos Profissionais

 

 

Na sequência dos anos anteriores, a Escola Básica Cidade Castelo Branco participou nas Competições Nacionais de Ciência realizadas na Universidade de Aveiro nos dias 29 de abril (3º Ciclo) e 30 de abril (1º e 2º Ciclos). E, tal como nos anos anteriores, os resultados foram brilhantes.

Ao nível da competição por equipas, os alunos Tiago Francisco e Diogo Pinto do 9º A obtiveram a medalha de prata (2º lugar nacional) na competição de físico-química e os alunos João Dias e Afonso Silva do 9º A também obtiveram a medalha de prata na competição do Dar@língua de Português. Também foram medalhados com a medalha de bronze (3º lugar nacional) os alunos Miguel Franganito e Diogo Encarnação do 9º A na prova de Físico-Química.

Nas provas realizadas em Matemática, Português e Físico-Química, 12 equipas obtiveram classificações no top 25.

Relativamente à competição entre escolas, os resultados foram igualmente brilhantes. A Escola Básica Cidade Castelo Branco obteve as seguintes classificações:

Físico-Química – 1º lugar nacional

Matemática (3º Ciclo) – 3º lugar nacional

Matemática (2º ciclo) – 3º lugar nacional

Diz 3 (1º ciclo – prova multidisciplinar) – 7º lugar nacional

Português (3º Ciclo) – 8º lugar nacional

Estes resultados não são fruto do mero acaso ou de circunstâncias excecionais, mas refletem o trabalho de fundo, empenho e dedicação de alunos e professores da escola ao longo de vários anos. Estes resultados mostram que vale a pena a aposta em atividades de competição (ou não), que complementem o trabalho realizado nas salas de aula.

No âmbito da disciplina de Espanhol, o Agrupamento concorreu aos Prémios Pilar Moreno na vertente do concurso “PINTA TU ESPAÑA” que consiste em criar um cartaz que ilustre o tema “Un viaje cultural a España”, com base na imagem que cada um de nós tem sobre o país vizinho. Dos trabalhos apresentados a concurso pelo nosso Agrupamento, três alunos da Escola Cidade de Castelo Branco conseguiram ver as suas propostas de cartaz selecionadas pelo júri: Catarina Farias, 7.º C (trabalho n.º 10); Sara Pereira, 8.º C (trabalho 26); Inês Serra, 8.º C (trabalho 27).

Os trabalhos poderão ser apreciados a partir do mês de março numa exposição sobre os XI Prémios Pilar Moreno no edifício do Ministério da Educação e Ciência, sito na Avenida 5 de outubro, em Lisboa.

Os nossos cartazes foram escolhidos entre as centenas de propostas avaliadas pelo júri composto por um elemento da família Pilar Moreno, pelo Conselheiro da Educação da Embaixada de Espanha, por um representante do Ministério da Educação e Ciência, por um elemento da APPELE, um representante do Instituto Miguel de Cervantes, um professor do Instituto Español Giner de los Ríos e um Assessor da Embaixada de Espanha. Os trabalhos selecionados a nível nacional podem ser vistos em http://es.calameo.com/read/00065602825b044af822e.

Pelos autores dos trabalhos: Catarina Farias, 7.º C
Sara Pereira, 8.º C
Inês Serra, 8.º C

No dia 12 de março, fomos visitar o Centro de Ciência Viva da Floresta em Proença-a-Nova. Fizemos a viagem de autocarro.

A primeira atividade foi em conjunto e, no auditório, assistimos a um filme sobre a necessidade de proteger a Terra da poluição.

Para as atividades que se seguiam, separaram as turmas. A nossa turma aprendeu com a monitora novas coisas sobre fósseis e foi fazer réplicas que depois pintámos com guache.

Depois de almoço, fomos ver as salas de exposição. Fiquei maravilhado com os jogos e as maquetas… Foi extraordinário o que pudemos ver, ouvir, cheirar e tocar. Foi pena chegar a hora de regressar.

No dia 28 de Março de 2014, os alunos do 3.º ano da Escola Cidade de Castelo Branco e da Escola da Boa Esperança realizaram uma visita de estudo à Kidzania (Lisboa).

Partiram de Castelo Branco às 06:45h, com grande entusiasmo e expetativa em relação ao que os esperava.

Na Kidzania encontraram uma cidade em ponto pequeno e “brincaram aos adultos” de forma divertida e pedagógica. Puderam experimentar diferentes profissões e usufruir de diversos serviços tais como cabeleireiro, supermercado, discoteca, loja de Kidzos, etc.

À entrada foram à Caixa Geral de Depósitos e cada criança recebeu 50 Kidzos (moeda oficial da Kidzania). Os alunos trabalharam nas profissões que mais gostaram para ganhar mais Kidzos para poderem participar em situações de lazer.

Foi um dia muito divertido para todas as crianças que experimentaram ser adultos pela primeira vez.

Maria Eduarda, 3.º B

Durante a semana de 17 a 21 de março, os alunos do 8.º ano da Escola Cidade de Castelo Branco participaram nas atividades de Espanhol inseridas na Semana do Livro e da Leitura. As turmas deslocaram-se à Biblioteca Escolar para poder assistir a sessões de cinema espanhol. Os filmes tinham uma característica comum: foram produzidos a partir de obras literárias.

Este tipo de atividades é muito importante para nós, alunos de espanhol, pois permitem-nos de uma forma diferente contactar com a língua, beneficiando as nossas capacidades de compreensão, mas também de expressão escrita e oral. Por exemplo, ensinam-nos algum vocabulário e expressões idiomáticas que desconhecíamos e que enriquecem a nossa capacidade de comunicação.

A minha turma, o 8.º B, assistiu ao filme La Lengua de las Mariposas, do cineasta José Luis Cuerda, que foi produzido a partir de três contos do livro “Qué me quieres, amor?”, do escritor galego Manuel Rivas: “Un saxo en la niebla“, “La Lengua de las mariposas”e “Carmiña”.

Este excelente filme retrata a relação entre professor e alunos, o medo da criança no seu primeiro dia de aulas, a relação do professor com a família e a relação de amizade e admiração do aluno pelo professor. As personagens principais são um menino de 7 anos, o pequeno Moncho, e o velho professor primário Don Gregório. No desenrolar do filme, podemos perceber o contexto histórico, social e político de 1936, ano em que se inicia a Guerra Civil Espanhola. Assim, este pesadelo começa a cair sobre a família de Moncho, que era partidária da política esquerdista. O medo das represálias leva a que toda a sua família fosse forçada a esquecer os seus princípios e os ensinamentos de liberdade que o mestre Don Gregório transmitiu ao pequeno Moncho.

Outras turmas da escola assistiram ao filme Las Trece Rosas Rojas do cineasta Emilio Martínez Lázaro, baseado no livro Las Trece Rosas Rojas, do escritor Carlos Fonseca. Trata-se de um drama que tem lugar na primeira fase do regime franquista, em que treze jovens mulheres que pertenciam às Juventudes Socialistas Unificadas são acusadas injustamente de terem participado num atentado contra Franco, acabando por ser fuziladas no cemitério de Almudena, el Madrid, no dia 5 de agosto de 1939.

David Miguel Esteves, 8.ºB