netGIAE

 

 

No dia 19 de janeiro de 2022, o Clube de Jornalismo da CCB visitou o museu do Cargaleiro situado na zona antiga de Castelo Branco.

Os alunos visitaram, em primeiro lugar, o edifício mais antigo, conhecido como Solar dos Cavaleiros. Este edifício tem uma história peculiar, pois foi mandado construir pelo Bispo João de Mendonça, mas ia sendo destruído mais tarde. A Câmara Municipal interveio e o Solar foi reconhecido como Património Municipal. Sendo este um monumento do nosso município, havia a necessidade de o restaurar, o que fez com que convidassem o mestre Cargaleiro a criar o seu próprio museu.

No Solar, os alunos conseguiram observar a arte “ratinha”, denominada assim pois os beirões que trabalhavam nos campos alentejanos, eram chamados “ratinhos” pelos mesmos.

 

No dia 07 de dezembro deslocou-se à Escola Básica Cidade de Castelo Branco a Dr.ª Hortense Martins deputada do Partido Socialista pelo ciclo de Castelo Branco.

A sua presença inseriu-se no âmbito do Projeto “Parlamento dos Jovens” e teve como finalidade dar a conhecer aos alunos do 9.º ano a vida de um deputado na Assembleia da República. Para além disso, foi também efetuado um pequeno debate sobre o tema do “Parlamento dos Jovens” deste ano, as “Fake News”.

Os alunos demonstraram grande interesse e curiosidade, tendo sido muito interventivos.

No dia 30 de novembro, na biblioteca escolar, a turma do 6.ºA da Escola Cidade de Castelo Branco realizou uma atividade na plataforma Kahoot intitulada “Joker dos Cientistas”.

Os alunos, divididos em seis grupos de três, tinham de responder a questões de matemática e ciências naturais, pondo à prova os conhecimentos adquiridos nestas duas disciplinas, ao longo do 1.º Período.

A competição entre os alunos revelou-se saudável e proporcionou mais um momento de aprendizagem pois, tal como foi relatado por um dos grupos, “Ganhando ou perdendo, todos saímos vencedores!”.

Ainda segundo a opinião de outros alunos, foi uma atividade enriquecedora, porque trabalharam em grupo e relembraram conteúdos de uma forma divertida.

A atividade foi dinamizada pelas professoras Célia Rodrigues e Maria Fernandes.

 

 

No dia 19 de novembro, os alunos do 4.º ano da Escola Cidade Castelo Branco assistiram a um colóquio sobre primeiros socorros.

Os bombeiros, um deles pai da aluna Joana Neto do 4.º C, ensinaram como lidar com situações de urgência, como por exemplo, na proteção de feridas, imobilização de fraturas, controlo de hemorragias externas de obstrução das vias respiratórias e como ativar os serviços de emergência médica.

Para finalizar, os alunos puderam ver de perto e entrar em duas viaturas do Corpo de Bombeiros.

Na aula de Geografia do dia 5 de novembro, às 11:05h, os alunos do 8.º C, participaram no exercício “A Terra Treme” organizado, anualmente, pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

Os alunos praticaram os três gestos de autoproteção - baixar, proteger, aguardar - que são a melhor resposta para a proteção individual, em caso de sismo.

Atentos à situação pandémica, associada à COVID’19, importa sublinhar que a realização destas iniciativas obedeceu às orientações emanadas pela Direção-Geral da Saúde.

Este exercício pretende alertar e sensibilizar a população sobre como agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo. Visa capacitar e sensibilizar o cidadão para o facto de viver numa sociedade de risco, desafiando-o a envolver-se no processo de construção de comunidades mais seguras e resilientes.