No dia 23 de março, o Clube Europeu/Meteor-Escola, em colaboração com alguns alunos do Programa Eco-Escolas que integram a turma do 4.ºA, da Escola Cidade de Castelo Branco, comemorou o Dia Mundial da Meteorologia. Para assinalar a data, os alunos colocaram, na estação meteorológica, um novo higrómetro, um termómetro e um pluviómetro de solo. A estação meteorológica esteve aberta à comunidade escolar para visitas guiadas.
Desde 2003, que o Clube Europeu/Meteor-Escola monitoriza duas estações meteorológicas, uma convencional e outra automática, ambas instaladas na Escola Cidade de Castelo. Ao longo destes 18 anos, os alunos que têm passado pelo Clube Europeu têm procedido, com regularidade, à leitura e registo de valores dos aparelhos meteorológicos, sendo, também esses valores utilizados para a realização de estudos, em sala de aula.
O Dia Mundial da Meteorologia foi instituído em 1950 para comemorar o dia da entrada em vigor da Convenção que instituiu a Organização Meteorológica Mundial (OMM), como agência especializada das Nações Unidas para a meteorologia e clima e, posteriormente, para a hidrologia e ambiente.
No dia 25 de março, todos os alunos da Escola Básica da Boa Esperança estiveram envolvidos numa atividade, alusiva ao Dia Internacional da Floresta.
Foram plantadas duas árvores no pátio da escola, com a colaboração de todas as turmas. Assim o espaço ficará mais bonito e aprazível com a sombra destes dois belos “Lódão-bastardo”, como também damos a nossa contribuição para um ambiente mais sustentável.
Estas árvores autóctones produzidas em viveiro foram disponibilizadas pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.
Obrigada pela disponibilização das mesmas.
“Meteorologia é o estudo do estado do tempo”, disse uma aluna correspondendo ao desafio da professora Manuela que, muito amavelmente, conduziu os alunos do 4.º ano à estação meteorológica da Escola Cidade de Castelo Branco.
O Dia Mundial da Meteorologia celebra-se a 23 de março e foi instituído em 1950 para comemorar o dia da entrada em vigor da Convenção que instituiu a Organização Meteorológica Mundial (OMM) como agência especializada das Nações Unidas para a meteorologia e clima.
Os alunos de 4.º ano da Escola Cidade de Castelo Branco contactaram de perto com o equipamento ligado a esta área e que se encontra na estação meteorológica situada na sua escola: higrómetro, termómetro especial para solos e um pluviómetro de solos (novos dispositivos) …
A construção de vídeos com animações e efeitos especiais é uma das temáticas mais interessante para os alunos do clube de Multimédia.
Hoje queremos partilhar um trabalho realizado pelo Rúben Silva no Clube de Multimédia.
É a sua primeira animação!
Parabéns Rúben!
O Jardim de Infância Boa Esperança foi agradavelmente presenteado com uma iniciativa da Câmara Municipal, no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Árvore.
Plantámos um carvalho que veio enriquecer o belo espaço exterior do nosso Jardim de Infância. Estivemos atentos às várias etapas da plantação da árvore lembrando a importância das árvores para a sustentabilidade do planeta.
Nesta atividade simbólica estiveram presentes o senhor presidente da Câmara Municipal, vereadores, o senhor diretor do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares e a coordenadora da Escola Básica Cidade de Castelo Branco.
Para nós, fica o compromisso de continuarmos a cuidar e respeitar a natureza.
O Clube Europeu da Escola Cidade de Castelo Branco participou no concurso MAPeAR, promovido pela ASPEA – Associação Portuguesa de Educação Ambiental com o projeto “A qualidade do AR que respiramos”, tendo obtido o segundo lugar. Os alunos do Clube participaram num Webinar de apresentação de projetos, promovido pela ASPEA.
O projeto submetido consiste, em termos gerais, em avaliar a qualidade do ar e o nível de ruído nalgumas artérias da cidade de Castelo Branco, onde a população pratica caminhada e corrida, e relacionar os resultados obtidos com o trânsito automóvel e com o impacto no organismo humano. Será também feita a monitorização da qualidade do ar junto à escola.
Num contexto de cidadania ativa, decorrente dos dados que forem recolhidos e das conclusões que forem retiradas da implementação do projeto, serão apresentadas propostas às entidades competentes, no sentido de melhorar a qualidade de vida dos albicastrenses.