netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

Cursos Profissionais

 

 

“Meteorologia é o estudo do estado do tempo”, disse uma aluna correspondendo ao desafio da professora Manuela que, muito amavelmente, conduziu os alunos do 4.º ano à estação meteorológica da Escola Cidade de Castelo Branco.

O Dia Mundial da Meteorologia celebra-se a 23 de março e foi instituído em 1950 para comemorar o dia da entrada em vigor da Convenção que instituiu a Organização Meteorológica Mundial (OMM) como agência especializada das Nações Unidas para a meteorologia e clima.

Os alunos de 4.º ano da Escola Cidade de Castelo Branco contactaram de perto com o equipamento ligado a esta área e que se encontra na estação meteorológica situada na sua escola: higrómetro, termómetro especial para solos e um pluviómetro de solos (novos dispositivos) …

Os alunos do Clube Europeu/MeteorEscola procedem com alguma regularidade à leitura e registo de valores dos aparelhos meteorológicos, sendo também esses valores utilizados para a realização de estudos em sala de aula.

Foi uma aula muito proveitosa para os seus participantes, pois conhecer os fenómenos atmosféricos é cada vez mais importante para a sustentabilidade do nosso planeta.

A estação meteorológica está aberta a toda a Comunidade escolar que a queira visitar, podendo, inclusivamente, ser agendadas visitas guiadas com a explicação do funcionamento dos aparelhos, conduzidas pelos alunos do Clube Europeu/MeteorEscola.