As três turmas do 3º ano da Escola Cidade de Castelo Branco responderam ao desafio lançado pelo programa Eco-Escolas em parceria com a Compal, no sentido de elaborarem enfeites de Natal com embalagens Tetrapak.
As professoras titulares de turma apresentaram o projeto aos seus alunos que o aceitaram prontamente. Os professores das AECs tiveram um papel muito importante na organização e execução das tarefas.
Os alunos recolheram e trouxeram de casa as embalagens tetrapak e através de uma “chuva de ideias” escolheram os trabalhos, as técnicas e os materiais a utilizar. Optaram por construir um presépio, flocos de neve e lanternas, motivos subordinados ao tema “A luz que ilumina o nosso lar”.
Desenharam, pintaram, recortaram, dobraram, colaram... e, no final, cada grupo/turma apresentou aos outros grupos o trabalho que executou.
Devido aos congestionamentos do COVID-19, os trabalhos foram individuais, embora, no seu conjunto, tenham resultado num trabalho coletivo que os alunos identificaram como “A rotunda da Europa da nossa cidade” por estabelecerem, de imediato, uma analogia com um espaço urbano de Castelo Branco que lhes é familiar.
Para além de estimular a criatividade dos alunos, pretendeu-se também chamar a atenção para a importância da reciclagem, reutilização e proteção do ambiente, reforçar a ligação escola-família e contribuir para um Natal mais sustentável.
Como já é tradição, comemorou-se, no dia 18 de novembro, na Escola Cidade de Castelo Branco, o Dia dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG), conhecido na comunidade científica internacional como GIS Day. Os alunos do Clube Europeu, realizaram várias atividades que incluíram a utilização do GPS para encontrar as coordenadas geográficas de vários lugares dentro do espaço escolar e a sua posterior georreferenciação no Google Earth e, ainda a exploração da página da ESRI dedicada ao GISDay. Aqui foi possível, aos alunos, conhecerem a história do GIS Day e tomarem consciência de vários exemplos onde os SIG têm sido fundamentais, como por exemplo na monitorização das inundações costeiras e das alterações climáticas. No final, os alunos partilharam com os seus pares, os conhecimentos adquiridos. De salientar que todo este trabalho foi desenvolvido no SmartSpace, Ambiente Educativo Inovador que desde 2016 está a ser implementado, na Escola Cidade de Castelo Branco.
O GIS Day integra-se na Semana da Consciência Geográfica que decorreu de 16 a 20 de novembro e ao longo da qual, a ESRI Portugal proporcionou vários Webinars, destinados a professores e profissionais que se quiseram associar.
Vem aprender programação!
A programação está presente em quase tudo o que utilizamos no dia a dia, desde um micro-ondas, uma televisão, um smartphone ou computador. Tudo funciona graças à programação.
O reconhecimento da importância da programação no mundo levou a que muitos países considerassem a programação como uma segunda língua. Aprender programação desenvolve competências importantes como a criatividade, autonomia, raciocínio lógico e capacidade de resolver problemas (Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória).
Aprender programação é benéfico, pois leva a que os alunos possam estruturar melhor, e mais rapidamente, as suas ideias, expandindo as suas habilidades cognitivas e comunicativas, levando a expressarem-se publicamente com mais sucesso.
O surgimento deste clube pretende enriquecer a oferta extracurricular do Agrupamento, de forma a ajudar os alunos a desenvolver um percurso académico e profissional de sucesso.
O clube destina-se aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos e funcionará em formato on-line às sextas-feiras, das 16h00 às 16h50.
Porque esperas? Inscreve-te já!