netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

Cursos Profissionais

 

 

 A turma do 9.º D da Escola Cidade de Castelo Branco participou no dia 11 de março na sessão colaborativa “Saúde em Foco” promovida pela plataforma de conhecimento compreenderSaúde que representa o compromisso da Ciência Viva em contribuir para a melhoria dos níveis de literacia em saúde de educadores, professores e restante comunidade escolar.

No âmbito do projeto Saúde em Foco, docentes e estudantes dos 2.º e 3.º ciclo do ensino básico e secundário irão desenvolver um projeto de literacia em saúde que possibilitará o contacto e o apoio de profissionais da área, investigadores e comunicadores de ciência.

O projeto escolhido pela turma do 9.º D, que será orientado pelas docentes Florinda Carrega e Teresa Condeixa, explorará a área da educação alimentar.

A turma foi desafiada a formular uma questão problema – Alimentos Falsos Saudáveis – pesquisar, investigar e recolher dados e, por fim, produzir um recurso audiovisual. Este trabalho será efetuado junto da comunidade escolar e instituições de saúde.

Nesta fase preparatória, a turma participou numa sessão colaborativa orientada pela investigadora Tatiana Fontes da Universidade Lusófona, na qual foram debatidos temas como o impacto dos diferentes padrões alimentares, ficando os alunos a saber que a qualidade dos alimentos é mais importante que o tipo de dieta e aprenderam a identificar alimentos falsos saudáveis. Aprenderam ainda que a rotulagem dos alimentos é uma ferramenta essencial para uma utilização mais segura e saudável dos alimentos e que o nutri-score presente em algumas embalagens nem sempre é confiável. Conheceram os “descodificadores de rótulos” que serão mais recomendáveis na classificação nutricional dos alimentos.

Esta atividade integrou-se no plano de atividades do Projeto Clubes Ciência Viva na Escola – Há Ciência na Cidade.