netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

Cursos Profissionais

 

 

 

No dia 23 de maio, decorreu na Escola Secundária Nuno Álvares, uma sessão de esclarecimento dirigida às duas turmas do 9º ano e promovida pelos Conselhos de Turma, em articulação com o Projeto “Educação para a Saúde”.

Sob a temática COMPORTAMENTOS ADITIVOS E DEPENDÊNCIAS, prioritária para a Organização Mundial de Saúde, a sessão foi dinamizada pelas Psicólogas Teresa Beirão (simultaneamente, encarregada de duas alunas envolvidas) e Bruna Pinto, ligadas ao Centro de Respostas Integradas de Castelo Branco.

Na primeira parte, as oradoras clarificaram conceções como “Qualquer atividade, substância, objeto ou comportamento que se torne o foco principal da vida de uma pessoa e que a exclui de outras atividades ou que a prejudica física, mental ou socialmente é considerado um comportamento aditivo” e “A continuidade e a perseverança deste tipo de comportamento – Álcool, Drogas, Jogo, Trabalho, Exercício Físico, Sexo, Compras, Comida, Redes Sociais, Telemóvel, (...), coexistindo com outros fatores neurobiológicos, psicológicos, genéticos e ambientais, poderá evoluir para dependência”. Na segunda parte, esclareceram as dúvidas, apresentadas anonimamente pelos alunos.

Estes alunos estiveram ainda envolvidos nas dinâmicas SUPORTE BÁSICO DE VIDA e PRIMEIROS SOCORROS, dinamizadas por encarregados de educação.

Assim, vamos construindo uma escola mais esclarecida, consciente, responsável e SAUDÁVEL!