De forma a assinalar o Dia Internacional dos Museus, a 18 de maio, o 1° A da Escola Faria de Vasconcelos visitou o Museu de História Natural do Liceu Nuno Álvares e teve a experiência de fazer uma visita online ao Museu Papel Moeda, da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda.
Na visita ao Museu de História Natural, brilhantemente dinamizada pelos professores Adriano Cardoso e Fátima Pires, a quem a turma agradece toda a amabilidade e profissionalismo, os alunos puderam ver, explorar e dialogar sobre o espólio de animais embalsamados expostos, numa exposição muito apreciada pelos alunos. Uma exposição que vale a pena ser visitada por todos!
Na visita online ao Museu Papel Moeda, planificada no âmbito de um projeto que a turma está a desenvolver - “No Poupar Está o Ganho”, a interação foi bastante diferente, mas interessante, pela estreia a este tipo de visitas. Os alunos puderam conhecer de perto o museu, mas sem lhe tocar; puderem falar sobre as notas, as moedas, a Europa, a importância da poupança a curto e a longo prazo, de uma forma interativa, através de jogos e desafios lançados pela guia do Museu. Foi uma experiência diferente e muito enriquecedora.
A professora: Susana Rodrigues
No âmbito do Plano Anual de Atividades do Agrupamento Nuno Álvares, 2 alunos do 3º ano e 4 alunos do 4º ano, da Escola Faria de Vasconcelos, participaram no Concurso PMate, em Aveiro, dia 26 de abril passado. As provas testavam conhecimentos ao nível das áreas de Português, Matemática, Estudo do Meio e Inglês.
O concurso reuniu alunos de todo o país e cada equipa era formada por 2 alunos. Os resultados dos alunos da nossa Escola deixaram-nos a todos muito felizes.
A nível nacional, prestaram provas de 4º ano, 344 equipas. Da Escola da Faria de Vasconcelos, a equipa formada por Rodrigo Ribeiro e Martim Fonseca, a nível nacional, ficou em nº 44 e, a nível distrital, ficou em 2º lugar. A equipa formada por Lourenço Martins e Joana Agostinho, a nível nacional, ficou em nº 57 e, a nível distrital, em 4º lugar.
Também a nível nacional, prestaram provas de 3º ano, 198 equipas. Da nossa Escola, a equipa formada por Miguel Silva e António Hipólito, a nível nacional, ficou em nº 38 e, a nível distrital, em 1º lugar.
O empenho e dedicação das três equipas e a boa colaboração dos pais contribuíram para os bons resultados obtidos. Acresce o facto destes concursos, por proporcionarem aos alunos a realização de provas fora do contexto escolar, foram uma mais-valia no seu processo de aprendizagem uma vez que contribuíram para o desenvolvimento da autonomia, da autoestima e da sociabilidade dos mesmos. Por tudo isto, entendemos que o balanço final foi bastante positivo.
No dia 7 de maio, celebrou-se o DIA DA MÃE. O 1º A da Escola Faria de Vasconcelos lançou um desafio às mães para virem até à escola desenvolver uma atividade com os filhos e com os colegas da turma, à semelhança do desafio já lançado e realizado pelos PAIS.
O desafio foi aceite e as mães vieram até à escola com uma panóplia de excelentes propostas, que enriqueceu a semana de 8 a 12 de maio.
Respondeu ao desafio a mãe do Simão Barroso, que, através de origamis, encantou a turma com uma história, realizou jogos no recreio a partir da história contada e partilhou morangos doces e sumarentos para delícia dos alunos; a mãe da Samara Martins veio contar uma animadíssima história – “Chulesinha”, partilhando o conto com a filha Samara, para reforçar a importância das boas maneiras e os bons comportamentos, elaborando um fantoche a partir de uma meia, com cada um dos alunos, tendo encantado cada um deles; a mãe da Constança Farias trouxe a Boa Mesa para dentro da escola e os alunos puderam confecionar uns deliciosos pães com chouriço, degustados em conjunto com uma deliciosa e refrescante limonada e laranjada confecionada pelos alunos e pela mãe do Leonardo Matos, que veio terminar a tarde com jogos tradicionais, envolvendo toda a turma, reinando o convívio e os sorrisos. Respondeu ainda ao desafio a mãe da Maria Francisca Antunes, que presenteou a turma com um extraordinário atelier de Expressão Dramática, apresentando-se como D. Julieta e levando a turma a momentos fantásticos de descoberta e risos, explorando o Teatro de uma forma surpreendentemente bela. A tarde acabou com um belo lanche muito apreciado por cada aluno. A mãe da Núria Oliveira trouxe técnicas de automassagem e de massagem aos pares, muito úteis para o dia a dia, para a melhoria da concentração e para o bem-estar geral.
Houve muitos mimos, abraços, beijinhos, obrigados, “volta mais vezes” e houve a certeza de que estes momentos são muito importantes no crescimento e desenvolvimento integral dos alunos.
A todas as mães que disponibilizaram o seu tempo e que vieram preencher de amor, de encanto e de sabedoria a nossa semana, MUITO OBRIGADA! A escola é muito mais que uma sala de aulas e é fantástico receber os conhecimentos e partilhas de outras pessoas, muito mais de pessoas tão especiais para os nossos alunos.
A professora: Susana Rodrigues
No dia vinte e oito de abril de 2023, as turmas do 4º ano das Escolas de Nossa Senhora Piedade e da Escola Faria de Vasconcelos fizeram uma visita à KidZania, em Lisboa.
Os alunos, antes de entrarem, receberam uma pulseira com o nome da escola e cinquenta KidZos( moeda da KidZania).
A KidZania é uma cidade em miniatura onde os alunos podem experimentar as profissões dos adultos. Podiam trabalhar nos Bombeiros, na P.S.P, no Hospital, no Jornal Expresso, no Lidl, no Veterinário, no Dentista, no Oculista, entre outras, num total de cerca de sessenta profissões.
À hora do almoço, comeram, no Estádio, uma fatia de pizza, nuggets e sumos.
No final da visita, alguns alunos compraram lembranças e depois regressaram a Castelo Branco.
Turmas do 4.º A e 4.ºB da Escola Nossa Senhora da Piedade
Turma do 4.ºA da Escola Faria de Vasconcelos
No âmbito da Semana da Leitura e em articulação com a disciplina de Português, teve lugar, na Biblioteca da Escola Faria de Vasconcelos, no dia 29 de março, a atividade “Ler Está a Acontecer!”, que envolveu alunos de 7.º, 8.º e 9.º anos.
Cada aluno escolheu um texto (em verso ou em prosa) do seu agrado, com alguma orientação do respetivo professor de Português e treinou a sua leitura expressiva. No dia marcado, os vinte e dois alunos inscritos juntaram-se na Biblioteca e partilharam as suas leituras.
Foram momentos muito agradáveis e enriquecedores e todos estão de parabéns!
O júri (constituído pelos professores Ana Isabel Almeida, Deolinda Leitão e Joaquim Rafael) teve a difícil missão de escolher os três alunos cuja leitura mais se destacou, de acordo com os critérios previamente definidos no regulamento do concurso.
Assim, os resultados foram os seguintes:
1º lugar – Leonor Dias, 7.ºA – “Eu, o objeto: a vassurufa”- poema da autoria da aluna.
2º lugar – Leonor Belo, 8.ºA – “Liberdade” – poema de Fernando Pessoa.
3º lugar – Cesília Lopes, 8.ºB – “Adeus” – poema de Eugénio de Andrade.