netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

Cursos Profissionais

 

 

No passado dia 12 de março, realizou-se, na Sala de Imprensa do Casino Fundanense, a sessão distrital do Projeto “Parlamento dos Jovens” para o ensino básico.

Dezoito escolas do distrito de Castelo Branco debateram e argumentaram sobre o tema em discussão este ano letivo – Viver Abril na Educação: Caminhos para uma escola plural e participativa – com o objetivo de elegerem as medidas pelo círculo de Castelo Branco a propor na Assembleia da República.

Foi um dia cheio de adrenalina e entusiasmo por parte de todos os presentes que, afincadamente, expressaram os seus pontos de vista.

O Agrupamento de Escolas Nuno Álvares esteve representado por alunos das três escolas com 3.º ciclo: Luna Popescu e Beatriz Gaspar, do 8º ano, e Afonso Hungria, do 9º ano (Escola Secundária Nuno Álvares), Marina Maia, Santiago Trigueiros e Matilde Galvão, do 9ºano (Escola Básica Faria de Vasconcelos), Martim José, Mariana Reino e Beatriz Santos, do 9º ano, (Escola Básica Cidade de Castelo Branco).

Todos eles souberam fazer valer as suas posições relativamente a este tema, tendo-se destacado sempre que faziam uso da palavra.

No final da sessão, a Escola Básica Cidade de Castelo Branco conseguiu a primeira posição, tendo vencido, com muito mérito, o direito a representar o distrito de Castelo Branco na sessão nacional, a realizar na Assembleia da República nos dias 6 e 7 de maio.

De salientar, ainda, a prestação que tiveram as alunas Leonor Belo da Escola Básica Faria de Vasconcelos e Rita Capinha da Escola Básica Cidade de Castelo Branco, que como Presidente e Vice-presidente da mesa, dirigiram de forma exemplar os trabalhos desta sessão distrital do Parlamento dos Jovens.