netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

Cursos Profissionais

 

 

Os alunos da turma de 7º ano da Escola Secundária Nuno Álvares visitaram a Biblioteca Escolar no dia 24 de outubro, acompanhados pela professora de Português, Isabel Costa e orientados pela professora coordenadora da biblioteca, Maria da Saúde. 

  Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer as diversas secções da biblioteca, incluindo o espaço de multimédia, de jogos, de trabalho/estudo e de leitura. Perceberam algumas regras essenciais num espaço como a biblioteca, nomeadamente, não perturbar quando há colegas a estudar ou a ler.

A professora bibliotecária destacou a importância da leitura para o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças, bem como da importância da imaginação e da capacidade criativa. Nesse contexto, lançou o desafio aos alunos de escreverem um texto livre e fazerem uma ilustração  a partir da frase “se eu pudesse, eu seria...”.

De início, os jovens mostraram-se surpreendidos e duvidosos, mas o desempenho no decorrer da tarefa e os resultados vieram confirmar que, quando desafiados,  os nossos alunos sabem corresponder com trabalhos encantadores.

Ao longo da semana, os trabalhos estarão expostos na biblioteca e os alunos poderão votar no seu favorito, promovendo-se desta forma práticas de cidadania ativa e responsável.

A visita esteve integrada na comemoração do mês internacional da Biblioteca Escolar, cujo mote lançado este ano pela IASL (International Association of School Librarianship)  é Biblioteca escolar: o meu lugar preferido para criar e imaginar.