netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

Cursos Profissionais

 

 

Educação e Reintegração em Meio Prisional

A celebração da educação em meio prisional ocorreu em Castelo Branco no dia 13 de outubro, destacando a importância da reinserção social e da educação nas prisões. Essa comemoração tem raízes nas recomendações de 1989 do Conselho da Europa e tem como objetivo refletir sobre o impacto da educação no contexto das prisões.

Os formandos do Estabelecimento Prisional de Castelo Branco optaram por uma abordagem inovadora para marcar a data. Criaram o "Selo de Esperança", que acompanha uma carta escrita por um recluso e destinada a um familiar ou amigo. Este selo personalizado tem como intuito transmitir a importância da educação no processo de reintegração, indo além da simples correspondência. A iniciativa visa também restabelecer relações que frequentemente se distanciam durante o período de reclusão.

Além disso, uma palestra notável dinamizada pela professora bibliotecária, Professora Saúde Machado, destacou a importância social da educação em meio prisional. Durante o evento, foi enfatizado o enquadramento legal que suporta este processo. Esta intervenção proporcionou uma visão mais profunda do impacto da educação prisional na sociedade.

Os próprios reclusos tiveram a oportunidade de partilhar as suas experiências e perspetivas durante a atividade, destacando o papel fundamental da educação na sua jornada de reintegração. O evento culminou com aplausos dos reclusos, demonstrando o reconhecimento da importância da educação como um pilar de esperança e transformação.

Tanto o "Selo de Esperança" como a palestra dinamizada pela Professora Saúde Machado são exemplos práticos de como a educação pode contribuir para um futuro mais promissor para aqueles que estão a cumprir penas de prisão. São gestos simples, mas significativos, que promovem a reintegração e a reconexão social.

Em última análise, estas iniciativas refletem a crença na capacidade de mudança e na importância da educação como uma via para um futuro mais positivo. A educação em meio prisional não é apenas uma obrigação legal; é uma ferramenta essencial para a reintegração e a prevenção da reincidência. Estas ações merecem o reconhecimento pelo seu contributo para uma sociedade mais inclusiva.

Turma EFA-NS