netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

Cursos Profissionais

TEIP - TERRITÓRIOS DE INTERVENÇÃO PRIORITÁRIA

 

 

Na sequência da sua avaliação no ano letivo transato,Literacias Digitais 1 a biblioteca escolar planificou ações de formação no âmbito das literacias digitais, para alunos e professores, com o objetivo de desenvolver conhecimento sobre elaboração de trabalhos em processador de texto (Word), apresentação em Powerpoint, utiliza do programa Excel e construção de cartazes.

Para cumprir este objetivo, a professora bibliotecária convidou docentes da Escola Superior de Tecnologia, que se disponibilizaram de imediato a realizar, ainda no 1º período, duas sessões para os alunos do 10º TAS e 11º TAS.

A professora Ana Paula Neves Ferreira da Silva, que leciona na área de Programação, Algoritmos e Desenvolvimento de Software e o professor Filipe Miguel Bispo Fidalgo, que leciona na área de Sistemas de Informação, após uma breve apresentação teórica das funcionalidades do Word para trabalho académico, forneceram um guião aos alunos que auxiliou na construção hipotética de um trabalho escrito, exercício prático da sessão.

No âmbito da realização do Bibliopaper anual, proposto pela Professora Bibliotecária, Maria da Saúde Machado,NA Bibliopaper novembro às turmas dos alunos recém-chegados à ESNA, os alunos do 7.º B pronunciaram-se acerca do papel das bibliotecas no desenvolvimento da criança/jovem e sobre a leitura como ocupação dos tempos livres.

Gonçalo Martinho: "A Biblioteca é um local sagrado, cheio de informação e de livros de grandes autores. Estes livros podem ser de vários géneros, como: aventuras, contos, histórias verídicas, etc. Na minha opinião, a Biblioteca é uma cidade de folhas escritas com imaginação e um pingo de ternura, terror, amizade e muitas mais emoções.Ela é um espaço ao serviço de todas as idades, de uma forma didática, pois não são só as crianças e os jovens que nela aprendem mas também todas as pessoas, todos os dias, podem aprender algo novo.Felizmente, existem muitas bibliotecas no mundo para todos disfrutarem dos seus pertences. Pessoalmente, recomendo a Biblioteca a todas as pessoas do mundo!"

A Biblioteca Escolar desenvolveu atividades com os alunos de 8º ano,Saber mais 01 em articulação com TIC, no âmbito das literacias da informação, no sentido de preparar para a correta elaboração de trabalhos de pesquisa. Foram abordados os seis passos essenciais à realização de um trabalho:

1. Definição da tarefa;

2. Estratégias para procurar a informação;

3. Localização e formas de acesso;

4. Uso da informação;

5. Produtos (como posso mostrar os resultados?)

6. Avaliação.

Espera-se que, com esta atividade, os alunos compreendam a importância que os trabalhos de pesquisa podem ter na sua formação, quando devidamente preparados e realizados.

Relembrar a importância de uma alimentação equilibradaDia da Alimentacao 01 e saudável nunca é demais, por isso a biblioteca da EB Cidade de Castelo Branco promoveu uma Hora do Conto para não deixar passar esta data em branco.

Os alunos dos Jardins de Infância da EB CCB e BE (Boa Esperança), da EB 1 da Mata e dos Escalos de Baixo e do 2º ano (CCB e BE) ouviram a história "Que grande abóbora, Mimi", a história de uma bruxa boa e inteligente que se preocupa bastante em ter uma alimentação equilibrada e saudável.

No final da história os alunos responderam a algumas perguntas, tendo demonstrado que estiveram atentos e foram desafiados pela professora bibliotecária para uma atividade de grande criatividade: transformar legumes ou frutos em objetos, tal como a bruxa Mimi o fez.

Os resultados de toda esta criatividade podem ser apreciados na exposição que se encontra na EB Cidade de Castelo Branco.

Nos dias 1 e 3 de junho, a Biblioteca EscolarHissing Hattie 02 assinalou a hora do Conto com uma atividade surpreendentemente diferente. As turmas do 4º ano tiveram oportunidade de assistir a uma história contada integralmente em Inglês. Antes da história propriamente dita, os alunos aplicaram vocabulário relacionado com a mesma, o qual havia sido previamente enviado às professoras de Inglês dos 4ºs anos para que os alunos pudessem aprender vocábulos fundamentais ao seu entendimento. Recorrendo a um divertido PowerPoint, a professora narrou as aventuras e desventuras da cobra Hattie que, ao acordar de um pesadelo, constata que tem um problema de difícil solução: um nó na sua cauda. Hattie só conseguiu resolver este problema graças à colaboração e solidariedade dos seus amigos da selva.

No final da história, os alunos receberam um merecido aplauso, pois superaram largamente o desafio proposto: entender e participar numa história sem recorrerem à língua materna.

Subcategorias