Tal como em anos anteriores, a Escola Cidade de Castelo Branco manteve a tradição de participar no Pmate - Campeonatos Nacionais de Ciência - organizados pela Universidade de Aveiro.
E tal como em anos anteriores, manteve a tradição – de obter excelentes resultados individuais e coletivos, que honram e dignificam os seus alunos e consequentemente toda a comunidade educativa.
Estamos a falar de uma competição que reúne milhares de alunos dos ensino público e privados de escolas de todo o país.
Assim, nesta edição de 2021, na 1ª fase - realizada entre 17 e 21 de maio – a CCB obteve o 4º lugar nacional entre escolas (2º ciclo) ao nível das ciências (Natweb) e o 9º lugar nacional (2º ciclo) ao nível da matemática (maismat). A nível individual 11 alunos conseguiram o nível máximo (nível 10) nas duas provas realizadas.
Continuar... Pmate - Projeto Matemática e Ensino - Universidade de Aveiro
No dia 1 de junho, os alunos de 4.º ano da Escola Cidade de Castelo Branco participaram numa sessão de poesia ao ar livre. Os poemas eram muitos bonitos e estavam escritos em flores de papel, postais ou borboletas azuis, amarelas, vermelhas…
Quando acabámos de ler os poemas, ficámos muito felizes por as professoras terem gostado. Ficámos orgulhosos pela apresentação uns dos outros. Muitos já sabiam os poemas de cor e a criatividade esteve bem presente.
A professora Célia ofereceu um marcador aos alunos e ainda houve tempo, na sala de aula, de fazer desenhos com um carimbo de maçã: voaram borboletas, nasceram árvores e lagartas e joaninhas de muitas cores que fazem recordar que o Dia da Criança é para ser celebrado todos os dias.
Leonor 4.º Ano
Os alunos da turma C, do 9.º ano, da Escola Cidade de Castelo Branco desenvolveram o projeto interdisciplinar “Andalucía: el corazón bombea emociones fuertes” para apresentar à XVIII edição dos Prémios Pilar Moreno Díaz de Peña, desta vez com a particularidade de ter sido desenvolvido no Ambiente Educativo Inovador – SmartSpace (sala de aula inspirada na Sala de Aula do Futuro, da European Schoolnet, em Bruxelas)
O projeto foi orientado pelo professor de Espanhol, contando com o apoio, em sala de aula, da professora de Geografia, o que permitiu uma valência digital mais colaborativa e mais personalizada junto de cada grupo de trabalho. O eixo principal do desenvolvimento do trabalho foi a programação didática de uma viagem cultural a Espanha, mais concretamente à comunidade autónoma da Andaluzia. Abrangeu diferentes áreas do saber, com destaque para a língua espanhola, a cultura, a geografia, história, arte e gastronomia e foi concretizado com base numa visão da educação, através da qual é repensado o papel da pedagogia, da tecnologia e do design em contexto educativo, orientando-se pelos seguintes princípios: “criar”, “partilhar”, “investigar”, “desenvolver”, “apresentar” e “interagir”, privilegiando uma avaliação para as aprendizagens e contando com a intervenção ativa dos alunos.
A turma apresentou vários trabalhos em vídeo, Prezi, Emaze, Genially, Thinglink, Piktchart, Edpuzzle, Scratch, entre outros.
Verificou-se que a atualização de Abril do MS Windows alterou a configuração necessária para que a plataforma de segurança implementada para os computadores portáteis cedidos aos alunos e aos professores pelo Programa “Escola digital” continuem a funcionar corretamente.
O fabricante do sistema de segurança CUCo, disponibilizou um aviso sobre uma atualização crítica do sistema e alerta para a importância da instalação em todos os equipamentos. O fabricante aconselha a que a presente atualização seja efetuada por todos os utilizadores finais, ou pelas escolas, com a maior brevidade.
No link seguinte disponibilizamos um vídeo com os passos necessários para a resolução/prevenção desta situação.