No dia 19 de janeiro, alunos e professores do Clube Europeu/Meteor-Escola, do Clube de Ciências e da Impressora de Sorrisos visitaram o Parque do Barrocal, um espaço natural inserido na cidade de Castelo Branco e também no Parque Natural do Tejo Internacional da Rede Natura.

No Barrocal, os alunos puderam observar uma paisagem granítica constituída por rochas geradas nas profundezas da Terra, mas moldadas e expostas por centenas de milhões de anos a movimentos tectónicos, diferentes períodos climáticos e agentes de meteorização diversos. Contactaram com alguma da fauna e flora da região, percebendo a biodiversidade existente no espaço visitado e observaram as vastas paisagens que se avistam do Parque com destaque para os sistemas montanhosos da região.

Da Chave do Barrocal, passando pelo Mirante de Castelo Branco, Pedra da Rondoa, Túnel do Lagarto, Observatório dos Abelharucos, Ponte Suspensa, Mirante de São Martinho, até ao parque infantil, decorreram momentos de observação, aprendizagem, convívio e diversão. Nesta visita guiada, os alunos puderam adquirir conhecimentos nas áreas de Ciências Naturais, Física, Geografia e História e compreender o enquadramento geológico e geomorfológico que levou à criação do Parque.