netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

Cursos Profissionais

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cumprindo a tradição, o Clube Europeu/Meteor-Escola comemorou, no dia 9 de maio, o Dia da Europa, com o hastear das bandeiras da União Europeia e de Portugal, ao som do Hino à Alegria, símbolo da União Europeia, e do Hino Nacional, cantado pelo grupo de alunos, professores e funcionários presentes no pátio da rosa dos ventos.

No âmbito do Dia da Europa, está patente, no átrio de entrada, do Bloco B da EB Cidade de Castelo Branco, uma exposição de trabalhos, efetuados por alunos, subordinada ao tema "Paz".

A exposição contou com a participação das turmas 8.º A, 8.º D e 9.º A, da Escola Cidade de Castelo Branco, em colaboração com a professora de Português, Adelaide Saraiva e em articulação com a Biblioteca Escolar. Desta forma, os alunos puderam exprimir os seus sentimentos, relativamente ao conflito bélico atual, na Europa.

Estão ainda patentes os trabalhos dos alunos do 3.º ano da EB Cidade de Castelo Branco e da EB 1 da Boa Esperança subordinados ao tema da paz, da guerra e da solidariedade. Os alunos foram desafiados pela professora bibliotecária a redigirem poemas alusivos a estas temáticas e depois apresentarem as suas mensagens sob a forma de poemas visuais.

Também o Clube Europeu/Meteor-Escola, coordenado pelas professoras Anabela David e Manuela Costa, contribuiu para esta exposição com objetos, informação e símbolos da União Europeia.

Numa época em que guerra atinge a Europa, faz cada vez mais sentido comemorar a união dos países europeus que fez com que, por mais de setenta anos, a paz tenha permanecido na maior parte do território europeu. De relembrar que foi a 9 de maio de 1950 que Robert Schuman, então Ministro das Relações Exteriores de França, inspirado por Jean Monnet, político francês, propôs a criação de uma comunidade europeia para gerir o carvão e o aço. Em 1951 é criada a CECA (Comunidade Europeia do Carvão e do Aço) a primeira organização supranacional, o primeiro passo para a integração europeia que nasceu, assim, de uma iniciativa de paz focada na construção de um futuro comum.