netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

Cursos Profissionais

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Atividade em Cibersegurança junta alunos de várias idades

A Escola Cidade de Castelo Branco, pertencente ao Agrupamento de Escolas Nuno Álvares, assinalou, no passado dia 6 de fevereiro, o “Dia da Internet Mais Segura”, com a realização de workshops sobre Cibersegurança, destinados aos alunos dos 1.º e 3.º ciclos.

Num mundo cada vez mais digital, em que as ameaças cibernéticas são uma realidade constante, torna-se essencial adquirir competências para prevenir, identificar e neutralizar possíveis ataques. Sob essa perspetiva, Ângela Oliveira, professora de Informática da Escola Superior de Tecnologia de Castelo Branco, e convidada para dinamizar o evento, incentivou os jovens alunos a tornarem-se "CiberExploradores", com o objetivo de proteger o Mundo Virtual. Esse desafio serviu como catalisador para uma série de aventuras empolgantes.

Além de destacar os perigos do ciberespaço, o workshop teve como meta formar os alunos do 3.º ciclo, capacitando-os para serem agentes multiplicadores dessa mensagem crucial entre os seus colegas mais novos. A abordagem adotada incluiu a utilização de jogos de tabuleiro, usando a gamificação como uma metodologia motivacional para facilitar a aprendizagem.

A escolha de métodos tradicionais também visou enfatizar a importância da Higiene Digital, promovendo um comportamento seguro online.