netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

Cursos Profissionais

 

 

 

No âmbito dos Domínios de Autonomia Curricular, os alunos das turmas A e B do 9º Ano da EB Faria de Vasconcelos, com o auxílio dos seus professores, desenvolveram um projeto intitulado “O Meu Projeto de Vida”. Dado que os alunos se encontravam num ano final de ciclo, a temática deste projeto foi muito importante, permitindo-lhes que refletissem sobre as suas escolhas e opções de vida para o futuro.

Assim, os alunos iniciaram este projeto, respondendo a um questionário em que refletiram sobre o seu percurso escolar e sobre as suas forças e fraquezas e, posteriormente, compartilharam as suas reflexões em grupo-turma como ponto de partida para começarem a definir o seu futuro.

Em seguida, os alunos responderam a um outro questionário em que definiram os seus Planos A e B para o seu futuro profissional, refletindo sobre o percurso que teriam que realizar para atingirem os seus objetivos. Mais uma vez, compartilharam as suas reflexões em grupo-turma.

Nesta fase, os alunos elaboraram guiões de entrevistas a efetuar a profissionais de várias áreas do conhecimento e, de acordo com as suas opções profissionais, 22 alunos realizaram experiência vocacional (estágio de um dia) do projeto “9º Ano! E Agora?”, dinamizado pela coordenação do diretores de turma e pela equipa de psicólogos do GAAF, em que puderam contactar com o mundo do trabalho e colocar as suas questões aos profissionais que os acompanharam. Os alunos que optaram por não usufruir desta experiência colocaram as suas questões a profissionais que conheciam das áreas respeitantes às suas escolhas.

Depois desta experiência, os alunos refletiram sobre a informação obtida e, mediante as suas decisões, realizaram um trabalho de pesquisa sobre o seu percurso escolar futuro quer a nível do ensino secundário, quer a nível do ensino superior e respetivas saídas profissionais. Realizaram, ainda, um CV em Português e em Inglês.

No dia 26 de maio, os alunos que participaram na experiência vocacional receberam, das mãos da Coordenadora de Estabelecimento, a Professora Ana Paula Santos e de uma das Responsáveis do Projeto, a Professora Célia Gonçalves, o respetivo certificado de participação.

Por fim, e para completar o seu portefólio, os alunos refletiram sobre o seu futuro a nível social, profissional, familiar, financeiro e afetivo, realizando dois trabalhos: um em que através do desenho, da pintura, da colagem e da palavra ilustraram o seu projeto de vida e outro em que representaram, numa composição plástica, o poema “Pedra Filosofal” de António Gedeão.

Deste projeto, que envolveu todas as disciplinas, com particular incidência nas disciplinas de Português, Inglês, Cidadania e Desenvolvimento, Tecnologias da Informação e Comunicação, Educação Visual e Complemento à Educação Artística, fez-se um balanço muito positivo.

Os Encarregados de Educação envolveram-se, sobretudo na experiência vocacional dos seus educandos, considerando-a muito proveitosa bem como toda a reflexão que os levou à tomada de decisões sobre o seu futuro.

Os alunos consideraram que a sua participação nas atividades de “O Meu Projeto de Vida” foi muito importante para tomarem decisões relativamente à sua trajetória pessoal, social, escolar e profissional para o futuro.

 

Os alunos e professores dos 9º A e B / FV