netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

Cursos Profissionais

 

 

Os alunos do 9.º ano da CCB foram duplamente surpreendidos nos passados dias 9, 10 e 11 de outubro. Em primeiro lugar, muitos deles, não tinham a ideia de que alguns dos nossos antepassados diretos tinham participado na 1.ª Guerra Mundial (1914-1918), mais conhecida como Grande Guerra. Em segundo lugar, porque quem veio à Escola para os sensabilizar para presença dos “beirões” neste conflito, foi o professor José Teodoro que, como todos sabem, se encontra aposentado desde o passado mês de agosto.

Esta iniciativa partiu dos professores de História que lecionam o 9.º ano de escolaridade e que, sabendo da pesquisa e da obra já publicada pelo professor Teodoro sobre este tema, tentaram desta forma criar uma motivação adicional para o estudo dos conteúdos programáticos propostos.

Deste modo, os alunos tiveram conhecimento dos diferentes relatos e histórias dos nossos antepassados beirões que, afinal, também foram “homens das trincheiras” como tantos ingleses, franceses e alemães, entre outros.

As condições desumanas que rodearam esta guerra, bem como, os traumas que perduraram para o resto da vida de muitos sobreviventes saíram do anonimato, passando a ter um nome, a identidade de muitos homens que tiveram de deixar as suas enxadas e a lavra das terras na nossa Beira, para empunhar uma baioneta e matar, sem saber muito bem porquê.

Foi, igualmente, gratificante presenciar o reencontro entre os alunos e o seu professor, dado que algumas das turmas, em anos letivos anteriores, tinham estado a cargo deste professor nas disciplinas de História e Cidadania.

Cá ficamos à espera de uma outra visita para nos contar mais umas “histórias”, como tão bem o professor Teodoro sabe fazer!