netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

Cursos Profissionais

 

 

No dia 21/03/2024 foi desenvolvida a primeira atividade do projeto da turma 7.º B da Escola Básica Faria Vasconcelos, intitulado “Partilhas Intergeracionais”. A ação decorreu das 9h30 às 13h30 e contou com a participação de 6 idosos e de 7 adultos, familiares e amigos dos alunos da turma. Nesta primeira fase do projeto, foram abrangidas as disciplinas de História, Português, Inglês e Educação Física.
As atividades de partilha de saberes tiveram lugar na Biblioteca da Escola, à volta de uma “lareira”, para simular um serão à moda antiga, onde os avós e outros familiares e amigos contavam histórias e transmitiam as moralidades da cultura popular. Assim, foram partilhados contos tradicionais, provérbios, adivinhas e as experiências de vida de antigamente. Os alunos fizeram a leitura expressiva do conto “Avó e neto contra vento e areia”, de Teolinda Gersão; sendo, depois, a sua mensagem alvo de análise e debate pelos participantes. Posteriormente, o avô de um aluno fez uma palestra sobre o “25 de abril de 1974”, seguindo-se um período de perguntas e debate. Como era o “Dia Mundial da Poesia”, foram lidos diversos poemas (alguns alusivos ao 25 de abril) pelos alunos e por alguns adultos persentes. Houve também lugar para uma sessão de crochê e uma demonstração de uma receita de “biscoitos da avó”. O grupo de alunos e convidados seguiu, no final da manhã, para o campo de jogos, onde os alunos ensinaram aos mais velhos a “dança kuduro” e os adultos ensinaram aos mais novos alguns jogos tradicionais (jogo do burro, jogo do arco, jogo da malha, saltar corda, derrubar latas, etc.). No final, ainda houve tempo para degustar os biscoitos da avó!
A iniciativa só foi possível com o envolvimento e colaboração de todos: alunos da turma 7.º B-FV, pais, encarregados de educação e as suas Representantes, Diretora de Turma e restantes professores do CT envolvidos, Professor bibliotecário, Animadores socioculturais da Escola, funcionários e Coordenação da Escola Faria de Vasconcelos. Parabéns a todos!