netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

Cursos Profissionais

 

 

Na passada segunda-feira, dia 5 de fevereiro de 2024, foi realizada, no âmbito do estudo da obra “Memorial do Convento” do escritor José Saramago, uma visita ao Palácio Real de Mafra. Esta visita contou com a participação dos alunos das turmas de 12º ano e das respetivas professoras de português Anabela Valente, Maria Celina Martins, Maria João Damas e Maria Manuela Martins, além de outros professores acompanhantes .

De acordo com o programa, os alunos assistiram à peça de teatro “Memorial do Convento”, encenada pelo grupo ÉTER. A peça objetiva a representação cénica dos acontecimentos descritos no livro com o mesmo nome, dando oportunidade aos alunos de verem as personagens, nomeadamente Baltasar, Blimunda, El-Rei D.João V e o Padre Bartolomeu Lourenço, entre outros, saltarem do papel e ganharem vida diante de si. Foi um momento cheio de magia, dentro do próprio convento. As personagens repletas de sátira, os cenários alusivos e a icónica “passarola” fizeram com que a sessão fosse do agradado de todos.

Numa outra fase do programa foi efetuada uma visita guiada ao Palácio Real de Mafra, construído no reinado de D.João V como uma promessa em nome do descendente que lhe seria dado, no prazo de um ano, pela rainha D. Maria Ana de Áustria. No decorrer da visita, os alunos tiveram a oportunidade de observar todo o ímpeto e exuberância deste monumento, tendo em conta a época barroca em que foi construído,tal como os aposentos do rei e da rainha, cada um localizado na ponta norte e sul do palácio, respetivamente, separados entre si por cerca de 200 metros. Os extensos corredores davam acesso a salas diversas, tais como a sala de jogos, equipada com mesas de bilhar, a sala de música, onde se podem apreciar dois pianos e a sala dos troféus de caça, repleta de troféus de animais embalsamados e mobiliário feito a partir de partes desses mesmos animais, como hastes de veados. Visitaram ainda a basílica onde puderam observar uma cúpula erguida a mais de 100 metros de altura e a famosa biblioteca do palácio repleta de livros com centenas de anos e alguns incunábulos.

No intervalo destes eventos foi possível explorar um pouco do centro da vila: uns optaram por provar os tradicionais fradinhos, outros procuraram os melhores cenários para o concurso de fotografia ou para apanhar uns banhos de sol nas escadas do convento.

A boa cooperação entre professores e alunos foi essencial para o sucesso desta visita de estudo.

Maria Vitório e Rodrigo Cardoso