netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

Cursos Profissionais

 

 

O projeto Clubes Ciência Viva na Escola (CCVnE) “Há Ciência na Cidade” promoveu, no passado dia 22 de novembro, na sala smartspace da Escola Cidade de Castelo Branco, a conferência com atividade demonstrativa “Plantas medicinais e óleos essenciais: realidades e mitos”.

A iniciativa teve como oradora a professora da Escola Superior Agrária de Castelo Branco, Fernanda Delgado, e como público alvo os alunos dos clubes de Ciências, Europeu e Multimédia. A também investigadora explicou o que são plantas medicinais e óleos essenciais, e para que servem. “Muitas destas plantas eram utilizadas pelos nossos avós e têm alguns princípios ativos interessantes. Contudo, é importante sabermos qual a dose necessária e as interações que podem existir com medicamentos”, afirmou.

Fernanda Delgado deu ainda o exemplo de plantas, como o hipericão, que embora tendo o mesmo nome vulgar têm um nome científico diferente, dependendo das regiões. Por exemplo, o hipericão, espontâneo em Castelo Branco, tem propriedades diferentes do que é produzido no Gerês.

A conferência teve também uma vertente prática que incluiu um jogo em que ganhou quem identificou o maior número de óleos essenciais.

De referir que muitas destas plantas e óleos são utilizados nas indústrias farmacêuticas e de cosmética. “Ainda hoje há muitos medicamentos que têm como base as plantas.”, concluiu Fernanda Delgado.