netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

Cursos Profissionais

 

 

Numa iniciativa inovadora, o Agrupamento de Escolas Nuno Álvares, em parceria com o Estabelecimento Prisional de Castelo Branco, apresentou a candidatura "Selo de Esperança – Stamp of Hope". A originalidade deste projeto residiu na ênfase dada à comunicação e à escrita como ferramentas para manter ou restabelecer laços afetivos, mesmo em cenários de distanciamento físico.

O simbolismo do selo, conforme explicado na candidatura, procurou estabelecer ligações sentimentais personalizadas, impulsionadas pela comunicação, ancoradas no poder transformador da Educação em contexto prisional. Além disso, o projeto visou desenvolver habilidades artísticas nos participantes, convidando-os a criar os seus próprios selos.

A convergência entre produção textual e criação artística, integrada nas celebrações do Dia Internacional da Educação nas Prisões (DIEP) 2023, elevou a iniciativa a um patamar superior. Destaca-se o envolvimento ativo dos professores, não apenas como promotores, mas também como destinatários das cartas dos formandos, num gesto de agradecimento pelo contributo vital para o desenvolvimento pessoal e social dos participantes privados da liberdade.

A conceção da celebração do DIEP 2023 foi um processo abrangente, desde a apresentação da atividade aos formandos até às várias etapas de desenvolvimento, culminando na criação artística do selo e na produção escrita da carta, que é posteriormente enviada aos destinatários.

A Associação Portuguesa de Educação em Prisões (APEnP) expressou os seus parabéns às instituições e intervenientes envolvidos, destacando a forma como o projeto ressalta o papel crucial da Educação em contexto prisional, no desenvolvimento de competências de escrita e artísticas, ambas orientadas para a comunicação e aproximação entre emissores e recetores, independentemente das suas situações e contextos individuais.