netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

Cursos Profissionais

 

 

A Biblioteca Escolar da Secundária Nuno Álvares realizou, no dia 9 de novembro, o seu primeiro encontro de alunos estrangeiros no âmbito do projeto “Todos Juntos Podemos Ler”. Atendendo à importância que lhe foi conferida em anos anteriores – considerada uma experiência “enriquecedora” e “fundamental” pelos alunos participantes – e após aprovação no Conselho Pedagógico-, o projeto tentará prosseguir com os objetivos que lhe são inerentes. Alicerçado no trabalho com alunos de características bastante distintas, que não dominam a língua portuguesa, deverá manter-se em articulação com a sala de aula e desenvolver-se-á em três linhas de ação:

1. Integração plena dos alunos estrangeiros na comunidade escolar, através da língua e cultura portuguesas.

2. Desenvolvimento de novas dinâmicas que facilitem a aquisição da língua portuguesa, no domínio da leitura, da escrita e da oralidade.

3. Promoção do diálogo intercultural e da interação com o outro.

 

Atestando a importância do projeto, os alunos envolvidos consideram as dinâmicas implementadas uma oportunidade para se encontrarem, partilharem as suas culturas e aprenderem uns com os outros.  

As expetativas são elevadas e as sessões, embora poucas, incluirão atividades culturais, workshops de idiomas e sessões de leitura e discussão sobre questões globais.