netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

Cursos Profissionais

 

 

 

No dia 8 de novembro de 2023, no âmbito da disciplina de Literatura Portuguesa, os alunos das turmas do 10.º E e G e do 11.º H, da Escola Secundária de Nuno Álvares, realizaram uma visita de estudo à cidade de Coimbra, com o objetivo de conhecer a Biblioteca Joanina, o Palácio Real, a Capela de São Miguel e a Casa-Museu Miguel Torga, sendo acompanhados pelos docentes Maria da Saúde Machado, Cristina Martins, Helena Diniz e Miguel Lopes.

No Paço das Escolas, também designado por Paços da Universidade de Coimbra, deu-se início à visita guiada ao Palácio Real, construído no final do séc. X. Os alunos foram levados à Sala dos Atos Grandes, a antiga Sala do Trono que, entre 1143 e 1383, foi morada dos reis da 1ª dinastia portuguesa. Com a instalação da Universidade no Paço, este espaço tornou-se a principal sala da Universidade de Coimbra, pois é aqui que se realizam as cerimónias mais importantes da vida académica. Nas paredes podem observar-se os retratos de todos os reis portugueses - desde D. Afonso Henriques até D. Manuel II – com a exceção dos reis da dinastia Filipina. De seguida, os alunos visitaram a Sala do Exame Privado, espaço que inicialmente serviu como aposentos do rei, tendo sido depois transformado num local onde os licenciados realizavam o exame oral. Nas paredes da sala é possível observar os retratos de 38 reitores, do século XVI ao século XVIII. O ponto alto da visita foi a Biblioteca Joanina, o expoente máximo do Barroco português e considerada uma das mais ricas bibliotecas europeias. Conhecida como Biblioteca Joanina em honra e memória do Rei D. João V, que autorizou a sua construção, concluída em 1728, e cujo retrato domina o espaço do Piso Nobre. No seu interior existem cerca de 60 mil volumes, datados do séc. XVI ao séc. XVIII, das mais variadas temáticas que, ainda hoje, podem ser consultados mediante autorização. Desde há pelo menos dois séculos e meio que habitam a Biblioteca duas colónias de morcegos que contribuem para o controlo de pragas. Os alunos tiveram ainda oportunidade de conhecer as celas da Prisão Académica, visto que a universidade tinha o privilégio de se reger por legislação própria que visava proteger a comunidade académica e, de seguida, a Capela de São Miguel, espaço sumptuoso, de onde se destacam os tetos, o revestimento em azulejos, o altar-mor, o Sacrário e o Orgão (construído para impressionar, com os seus cerca de 2000 tubos).

Por último, após o almoço recheado de salutar convívio, os alunos tiveram uma visita guiada à Casa-Museu Miguel Torga, casa do escritor e médico nascido em São Martinho da Anta em 1907, que se licenciou na cidade de Coimbra e lá viveu de 1953 até morrer, em 1995. Do acervo deste espaço museológico fazem parte, não só algumas primeiras edições da sua obra e manuscritos, mas também objetos pessoais e peças de arte como pintura, cerâmica, arte sacra. A casa preserva o ambiente em que o autor viveu e trabalhou, permitindo aos alunos mergulharem no universo criativo do escritor e uma visão mais íntima da vida de Torga.

Em suma, a visita proporcionou uma experiência educativa e cultural única, permitindo aos alunos absorver a riqueza histórica e artística da cidade e fazer uma viagem ao mundo dos livros e de autores.