netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

Cursos Profissionais

 

 

 

No passado dia 19 de outubro, os alunos de 11º Ano que frequentam a disciplina de Inglês estiveram à conversa com um imigrante no nosso país a propósito da semana da multiculturalidade e do conteúdo em estudo “Um Mundo de Muitas Culturas” que se centra na diversidade cultural.

A conversa decorreu num ambiente de informalidade, tendo os alunos colocado quer questões previamente preparadas nas aulas quer outras que lhes surgiram no decorrer da sessão. Ficaram a conhecer um “homem do mundo” que com eles partilhou a sua história de vida.

Foi uma aula de Inglês diferente em que os valores da cidadania e da inclusão estiveram presentes, tendo os alunos tido a oportunidade de treinar as suas competências de compreensão, produção e interação oral.

Depois da atividade, os alunos foram desafiados pelos seus professores a trabalhar em equipa para escrever uma entrada de um diário, contando a sua experiência e treinando as suas competências de produção escrita.

Nos seus textos, os alunos manifestaram a sua satisfação por terem tido esta oportunidade em que, para além de contribuir para a mellhoria das suas competências na língua Inglesa, puderam conversar com um “citizen of the world” (um cidadão do mundo) que partilhou a sua experiência de uma vida verdadeiramente multicultural e obter valiosos conselhos para a sua vida futura, sentindo-se motivados para “think outside the box” (pensar fora da caixa) e para desfrutar das “small joys of life” (pequenas alegrias da vida).

 

Os professores e alunos de Inglês do 11º Ano