
No dia 9 de novembro, os alunos de 1.º Ciclo recuperaram a tradição de festejar a festa de São Martinho com as sempre apetecidas castanhas e boa disposição. O ambiente foi de alegria por todas as escolas do Agrupamento.
Os alunos prepararam o momento do magusto, participando em atividades de reutilização de materiais, canções e outras atividades na área de expressões. Foi um momento enriquecedor para recuperar hábitos culturais, fazer uso do património oral com lendas e tradições, alargar o léxico, explorar o que a Natureza oferece e proporcionar o convívio entre os participantes.

Mais uma vez, no Jardim de Infância Boa Esperança, esta festa cumpriu com toda a tradição…
No dia 13 de novembro, juntamo-nos à volta da fogueira, comemos castanhas, cantámos canções alusivas e, sobretudo, divertimo-nos a valer…! Foi uma manhã de convívio bem animada! O contributo das nossas famílias foi para nós, de muito valor.
Na sala… Trabalhamos algumas canções alusivas a este tema, conhecemos a história “Vendedora de Castanhas”, fizemos desenhos representativos e várias atividades em redor da castanha.
Foi uma semana repleta de novidades, múltiplas aprendizagens, diversão e tradição!
|
|
Faria de Vasconcelos |
Cidade de Castelo Branco |
Nuno Álvares |
Total |
|
Lista C |
51 |
111 |
302 |
464 (48,1%) |
|
Lista M |
82 |
145 |
273 |
500 (51,9%) |
|
Votos Nulos |
0 |
0 |
27 |
27 |
|
Votos Brancos |
4 |
3 |
20 |
27 |
|
|
Faria de Vasconcelos |
Cidade de Castelo Branco |
Nuno Álvares |
Total |
|
Lista A |
33 |
17 |
127 |
177 (18,0%) |
|
Lista C |
36 |
101 |
230 |
367 (37,2%) |
|
Lista M |
68 |
131 |
243 |
442 (44,8%) |
|
Votos Nulos |
1 |
7 |
15 |
23 |
|
Votos Brancos |
0 |
4 |
17 |
21 |
Como nenhuma das listas obteve maioria absoluta, a 2ª volta das eleições realizar-se-á dia 21 de novembro, sendo concorrentes as listas C e M.

No dia 9 de novembro para assinalar o dia de São Martinho realizou-se na nossa escola o tradicional magusto. Acendemos uma fogueira onde se assaram algumas castanhas, apenas para manter a tradição. À volta da fogueira, enquanto crepitava, os alunos cantaram e brincaram.
Sempre muito aguardada todos os anos, esta atividade conta com a participação de toda a comunidade escolar, proporcionando momentos de alegria, convívio, reviver tradições, entre alunos, professores e funcionárias.
Quando finalmente prontas, as castanhas foram saboreadas em ambiente de grande animação.



