No dia 18 de maio, os alunos do 6ºano da Escola Cidade de Castelo Branco realizaram uma visita de estudo ao Palácio Nacional de Queluz e ao Pavilhão do Conhecimento. Dois autocarros partiram, à hora marcada, recheados de expetativas, boa disposição e vontade de trazer mais conhecimentos.
Após uma paragem para um breve lanche, a viagem continuou e, por volta das 10h e 15m, avistámos o Palácio de Queluz. Formámos cinco grupos e iniciámos a visita guiada ao palácio de Queluz. Ao longo das várias dependências, complementando a informação dos guias, fomos surpreendidos com pequenas dramatizações que nos transportaram ao quotidiano da vida palaciana do século XIX e nos divertiram. Terminada a visita nos jardins do Palácio, seguimos viagem até ao Parque das Nações, onde almoçámos e descontraímos. Cerca das 15 horas iniciámos a visita ao Pavilhão do Conhecimento e entrámos no mundo da criatividade. Visitámos três salas e pudemos usufruir das mais diversas experiências.
Após um apetitoso lanche, regressámos à nossa cidade, onde chegámos à hora prevista, com algum cansaço mas com a certeza de que valeu a pena, pois a viagem permitiu consolidar e adquirir conhecimentos e proporcionou-nos momentos de convívio.
Ficamos a aguardar a próxima!
Alunos do 6ºB e 6º E
Nos dias dez e onze de maio de dois mil e dezassete, realizou-se uma visita de estudo a Lisboa, no âmbito da disciplina de EMRC, inserida na unidade letiva "As grandes Religiões e a Universalidade do Fenómeno Religioso", em interdisciplinaridade com História.
Nesta visita, participaram os alunos inscritos na disciplina de EMRC do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares de Castelo Branco, acompanhados pela professora organizadora Maria Edite Gonçalves e ainda pelas docentes, Ana Isabel Almeida, Teresa Condeixa e pelo docente José Batista.
Os objetivos desta visita foram sensibilizar os alunos a agir em conformidade com as posições assumidas em relação ao fenómeno religioso, no respeito pelos valores fundamentais do diálogo e da tolerância e promover o diálogo inter-religioso como suporte essencial para a construção da paz entre os povos, mobilizando conhecimentos sobre a identidade de outra confissão religiosa não cristã.
No segundo dia da viagem, tiveram ainda oportunidade de visitar o Museu dos Coches, o Mosteiro dos Jerónimos, o Pavilhão do Conhecimento e, por último, o Oceanário, no âmbito da disciplina de História.
Os alunos gostaram muito, mostraram-se empenhados durante toda a visita, o que lhes permitiu adquirir novos conhecimentos e experiências e usufruir de momentos de convívio e alegria.
A professora Edite Gonçalves
Mais um Dia da Criança sempre com a vontade de fazer algo de diferente: neste ano os alunos da EB Boa Esperança realizaram as suas atividades de Expressão Plástica e de Expressão Físico-Motora, mas contaram com uma surpresa especial: todos os elementos da comunidade educativa estiveram empenhados na preparação de arroz-doce de chocolate.
Os alunos trouxeram a sua tacinha individual para que este dia ficasse marcado pela doçura das palavras e do gesto que esteve na origem da confeção desta peculiar sobremesa.
Alegria, vivacidade e muito sabor foi dedicado ao "melhor do mundo": as crianças.
2017 foi escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional do Turismo Sustentável. O Clube Rik&Rok aproveitou esta iniciativa para, no 10º concurso Escolar, denominado Viajar na Nossa Terra, propor aos alunos a criação de um roteiro para um dia na nossa região.
Para lá da oferta de um livro digital com os trabalhos recolhidos nas diferentes escolas participantes, o Clube Rik&Rok trouxe-nos uma representação inspirada no mesmo tema, e que fez a delicia de todos.
Adorámos a peça e fazer o roteiro.
Durante 2 anos letivos, os alunos das Turmas A e B do 7º Ano (15/16) e do 8º Ano (16/17) da EB Faria de Vasconcelos criaram e geriram a empresa FUNtastically na disciplina de Educação para o Empreendedorismo e, em articulação com Inglês e Educação Visual produziram de raiz material lúdico-didático para que os seus colegas dos 1º, 2º e 3º Ciclos testem os seus conhecimentos de Inglês de forma divertida.
Depois de seguidos todos os passos para a constituição de uma empresa, da atribuição de cargos e tarefas e da realização de um teste de mercado, os alunos levaram a cabo 19 projetos.
Surgiram, assim, 18 jogos – entre puzzles, jogos da memória, dominós e jogos de tabuleiro - e 1 livro + audiolivro.
Continuar... FUNtastically: uma empresa de sucesso criada por alunos empreendedores
Sob o mote da citação "A Arte não é o que vemos. É o que fazemos os outros ver." de Edgar Degas, os projetos realizados pelos alunos das turmas A do 7º Ano, A e B do 8º Ano e A e B do 9º Ano na disciplina de Educação Visual encontram-se em exposição até final do ano letivo. Nestes trabalhos, os alunos tiveram oportunidade de explorar diferentes áreas do design, da ergonomia e da comunicação visual, tendo contacto com novas técnicas (pintura, escultura, modelagem,...) e novos materiais nas suas criações plásticas bi e tridimensionais. Desta forma, puderam aplicar conhecimentos adquiridos sobre manifestações culturais e do património, arte contemporânea, obra de arte abstrata e figurativa, tipologias de representação expressiva, de discurso geométrico e de projeção, técnicas de representação em perspetiva, na criação de formas e na procura de soluções.
A exposição conta ainda com trabalhos realizados pelas turmas B do 8º Ano (Diários Gráficos) e A do 3º Ano (o livro Our Little Zoo) em articulação com a disciplina de Inglês e com os materiais produzidos pelas turmas A e B do 8º Ano na disciplina de Educação para o Empreendedorismo em articulação com Inglês e Educação Visual.