netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

Cursos Profissionais

 

 

Nos termos do n.º 4, do art.º 39.º do Decreto-Lei n.º 132/2012, de 27 de junho, na sua redação atual torna-se público que se encontram abertos os presentes procedimentos concursais:

CONTRATAÇÃO DE DOCENTE - GRUPO DE RECRUTAMENTO 910

LISTA ORDENADA E SELEÇÃO DO GRUPO 910 - N.º DE HORÁRIO A CONCURSO 61

 

 

Nos termos do n.º 4, do art.º 39.º do Decreto-Lei n.º 132/2012, de 27 de junho, na sua redação atual torna-se público que se encontram abertos os presentes procedimentos concursais:

CONTRATAÇÃO DE DOCENTE - GRUPO DE RECRUTAMENTO 520

LISTA ORDENADA E SELEÇÃO DO GRUPO 520 - N.º DE HORÁRIO A CONCURSO 59

 

Se és aluno do 3.º Ciclo ou do Ensino Secundário esta informação é para ti!

O que fazer? Desenvolve um projeto que contribua para a melhoria da escola que frequentas e o qual possa beneficiar ou vir a beneficiar toda a comunidade escolar.

Como fazer? 

  1. Reúne um grupo de colegas.
  2. Conversa com o(a) Diretor(a) de Turma ou professor(a) de Cidadania sobre as tuas ideias.
  3. aqui o regulamento do OPE 
  4. Pensa num projeto que releve para a inclusão, solidariedade e bem-estar comum. Este ano as escolas são desafiadas a propor projetos que se enquadrem na temática dos 50 anos da revolução de 25 de abril de 1974.
  5. A tua proposta pode ser apresentada individualmente ou em grupo (máximo de 5 estudantes) e tens que recolher o apoio de, pelo menos, 5% dos alunos que frequentam o 3.º ciclo do Ensino Básico (Escola Cidade de Castelo Branco - 15 subscritores; Escola Faria de Vasconcelos - 9 subscritores;  ESNA 5 subscritores) ou Secundário (Escola Secundária Nuno Álvares – 27 subscritores). O apoio deve ser anexado à candidatura e, para isso, os teus apoiantes têm que ser claramente identificados pelo nome, número de estudante e assinatura. Formulário para a recolha de subscritores
  6. Para participares, deves escrever um texto neste formulário com a tua ideia (máximo de 1000 palavras). Envia a tua proposta ao Diretor(a) de Turma ou professor(a) de Cidadania que o fará chegar à Coordenação da Escola ou à Direção.

Porquê fazer? A apresentação de propostas fomenta o espírito de cidadania e valoriza a opinião e a capacidade argumentativa dos alunos nos processos de decisão.

Até quando fazer? A apresentação de propostas deverá ser feita até ao dia 19 de março.

Divulgação e votação: A votação decorrerá no próximo dia 22 de março de 2024  num espaço a designar em cada uma das escolas. 

Financiamento: O valor do orçamento participativo é de 500 € por ciclo de ensino.

Está patente desde o dia 8 de março de 2024, na escola Professor Doutor António Sena Faria de Vasconcelos, no corredor central, uma exposição de cartazes sobre os Direitos Humanos na Escola, com destaque para o Dia Internacional da Mulher.

Esta iniciativa decorre no âmbito da Campanha sobre Direitos Humanos consagrados na Constituição portuguesa, com vista a assinalar o 50º aniversário do 25 de abril de 1974. A exposição é composta por 8 cartazes assinados pelos ilustradores Bernardo Carvalho, Jaime Ferraz, João Fazenda, Madalena Matoso, Mantraste, Mariana Rio, Marta Monteiro e Yara Kono. A curadoria e direção de arte deste projeto são da responsabilidade do ateliê Silva Designers e conta com o apoio da Comissão Comemorativa dos 50 anos 25 de Abril, The Navigator Company, CTT, Público, RTP2 e IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude. Esta campanha visa 16 Direitos Humanos, tendo a nossa escola acolhido a exposição temporária relacionada com a importância do Dia Internacional da Mulher, comemorado a 8 de março. 

Esta atividade dirigida às escolas constitui um inestimável recurso educativo para os docentes sobre os Direitos Humanos, a ser explorado com os alunos, nomeadamente na área da Educação para a Cidadania. 

A montagem da exposição contou com a colaboração da docente Gabriela Valente.

Na manhã do último dia de fevereiro, deste ano bissexto, aconteceu algo bastante estranho na biblioteca da escola Cidade de Castelo Branco. Logo pela manhã, a Professora Bibliotecária constatou que um total de dez livros tinham fugido da biblioteca durante as primeiras horas da manhã, mas que os mesmos ainda se encontravam no recinto escolar, e por sinal, segundo algumas testemunhas oculares, bastante desorientados.

À Biblioteca foram chamadas as turmas do 7.ºB e 7.ºC que em colaboração com os seus professores de Geografia, tentarem restituir os documentos fugitivos, completamente desnorteados, à sua estante e prateleira de origem, tendo cada equipa preenchido a ficha bibliográfica dos mesmos, após a sua captura. Assim, tendo como suporte a aplicação Actionbound e as orientações nele contidas com base nas coordenadas geográficas e algumas pistas de localização relativa, foi possível restituir todos os livros fugitivos.