Encontrar e recuperar "Documentos Desnorteados" 18 05 CCB 7E Missão na bibliotecafoi a missão do 7ºE, no dia 18 de maio. A Biblioteca da EB Cidade de Castelo Branco, em articulação com a disciplina de Geografia, realizou a atividade em que os alunos começaram por ouvir os objetivos desta importante missão: procurar e capturar livros "fugitivos" da Biblioteca que se encontravam dispersos no espaço escolar. De seguida, a professora bibliotecária explicou como se encontra organizado o espaço da biblioteca, a fim de os alunos poderem restituir, aos seus lugares, os livros encontrados. A professora de Geografia elaborou um guião de orientação para que, com a ajuda de bússolas e de pistas geográficas, os "fugitivos" pudessem ser capturados e identificados, tendo os alunos preenchido as respetivas fichas bibliográficas e procedido à correta arrumação dos mesmos, no regresso à biblioteca.

A missão foi concluída com grande sucesso para alívio de todos os participantes.

No dia 17 de maio, a Biblioteca da Escola Cidade Comemoração do Dia Mundial da Internetde Castelo Branco comemorou o Dia Mundial da Internet, tendo contado com a presença do Dr. Osvaldo Santos, Professor Doutorado em Ciências e Tecnologias da Informação, da Escola Superior de Tecnologia de Castelo Branco, para levar a cabo uma palestra, subordinada ao tema "Segurança e Privacidade na Internet."

A atividade destinou-se aos alunos do 7º ano, que mostraram grande interesse pelo tema e tiveram a possibilidade de esclarecer algumas dúvidas, tendo sido alertados para os perigos, quando, diariamente, se acede à Internet. Esta situação é, particularmente, preocupante, já que a Internet está a tornar-se cada vez mais imprescindível na vida das pessoas, pelo que o caminho a seguir tem de passar por conhecer os riscos que se correm e tomar as necessárias e corretas medidas de segurança.

03 05 CCB ConcursoNacionalLeitura web

 

 

No dia 3 de maio de 2017, decorreu, na Biblioteca Municipal e na Fundação Pina Ferraz de Penamacor, a fase distrital do Concurso Nacional de Leitura. Do Agrupamento Nuno Álvares, participaram um total de doze alunos, sendo três alunos do 3º ciclo de cada escola do Agrupamento e três alunos do Secundário. De manhã, teve lugar a prova escrita e, de tarde, as provas orais. O aluno Domingos Frazão do 8ºC da Escola Cidade de Castelo Branco angariou o primeiro lugar, que o levará a representar o Agrupamento, na fase nacional do respetivo Concurso e a aluna Inês Calmeiro, do 9º C, da mesma escola, obteve o segundo lugar, ficando como suplente. Foi um dia de enaltecimento e celebração da Leitura e do Livro, tendo contribuído para o enriquecimento cultural dos participantes.

Encontro com a escritora Maria João Lopo de Carvalho30.03 ENCONTRO-ESCRITORA-MARIA-JOÃO-LOPO-DE-CARVALHO

No dia 30 de março de 2017, no decorrer da Semana da Leitura, aconteceu mais uma iniciativa cultural e literária da Biblioteca/Centro de Recursos da ESNA: o encontro com escritora Maria João Lopo de Carvalho, que cativou a audiência, falando de forma descontraído e entusiástica sobre a sua obra e a sua atividade como romancista.

Entre as 15:00 e as 16:00 horas, na nobre biblioteca Egas Moniz, espaço que muito agradou à escritora convidada, quatro turmas de Humanidades da ESNA e alguns docentes ouviram Maria João Lopo de Carvalho, que falou com paixão sobre o seu romance histórico mais recente, baseado na vida e nos amores de Luís Vaz de Camões, intitulado "Até que o Amor me Mate". A romancista acalenta o desejo de que, com esta obra, os alunos aprendam a gostar mais do "príncipe dos poetas" e se apaixonem pela narrativa épica que tanto enaltece os portugueses.

Uma Terra Prometida: contos sobre refugiados

Durante a semana da leitura, a Biblioteca/Centro de27.03 Atividade no EP Recursos da Escola Secundária Nuno Álvares organizou uma atividade para os alunos de secundário, reclusos no Estabelecimento Prisional de Castelo Branco.

No dia 27 de março de 2017, entre as 9h30 e as 11h30, durante a aula que foi dinamizada pela Bibliotecária do Centro de Recursos da ESNA, os alunos do ensino secundário do estabelecimento prisional beneficiaram de uma experiência enriquecedora, com a troca de opiniões, ideias e comentários suscitados pela leitura de um conto de Miguel Real intitulado "Europa! Europa!"e pela projeção de fotografias que abordam a problemática dos refugiados do Norte de África que desafiam a própria morte na travessia do Mar Mediterrânico em busca de melhores condições de vida. O enredo do conto enfatiza bem o papel nefasto dos passadores, que pouco valor atribuem à vida humana ao sobrecarregarem botes de borracha nada apropriados para enfrentar uma navegação marítima de muitas dezenas de quilómetros para que os refugiados possam alcançar a terra prometida, a Europa.