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Provas Finais, Exames Nacionais

Cursos Profissionais

 

 

No passado dia 24 de janeiro, decorreu a 1.ª eliminatória da VI Edição das Olimpíadas de Geografia, para o Ensino Secundário. As Olimpíadas da Geografia são uma iniciativa da Associação Portuguesa de Geógrafos (APG) e da Associação Portuguesa de Professores de Geografia (APROFGEO) com o patrocínio do Ministério da Educação e da Fundação Calouste Gulbenkian. Pretendem, entre outros objetivos, valorizar o conhecimento geográfico, promover o seu estudo e o reconhecimento social da Geografia.

Neste ano letivo, participaram 633 alunos a nível nacional – um número de participantes que vem crescendo de ano para ano! A Escola Secundária Nuno Álvares esteve representada com dez alunos: Maria Vitório e Maria Martins do 12.º E, Joana Ferro Rodrigues do 12.º F, Tiago Metrolho e Tomás Inácio do 10.º F e Albany Marques, Francisco Rosa, Iara Bento, Leonor Nunes e Pedro Joia Casimiro, do 10.º G. Neste grupo de dez alunos, a heterogeneidade é grande: as alunas do 12.º ano puderam melhorar as suas classificações no ranking de participantes a nível nacional e os alunos do 10.º ano, se alguns deles estão agora no Curso de Línguas e Humanidades por gosto e vocação, há também aqueles que estão a frequentar o 10.º ano pela primeira vez, sendo muito novos ainda mas com grande potencial!

A participação de todos foi muito meritória, numa prova nacional de 40 itens de escolha múltipla, que foi difícil, como sempre! Esta prova Implica o domínio de alguns conhecimentos da língua inglesa para a interpretação das figuras, apela à utilização de competências digitais e envolve conhecimentos de Geografia muito diversos, desde o "litoral e recursos marinhos", "riscos e catástrofes", passando pela "população e povoamento" ou a "paisagem e cidadania territorial", só para enumerar algumas temáticas.

Estes alunos são um exemplo de responsabilidade, cidadania e participação, excelência e curiosidade, pois, mesmo com algum receio, arriscaram a expor-se numa competição com outros colegas. Foi muito importante para a sua autoestima, autoconfiança, constituindo um estímulo para os estudos futuros!

No 9 de fevereiro, o Sr. Diretor do AENA fez a entrega dos diplomas de participação aos alunos envolvidos. Parabéns aos dez alunos, à Escola e ao Agrupamento!

As alunas Joana Rodrigues, 12.º F, Maria Martins e Maria Vitório, ambas do 12.º E, fazem gosto em tornar público o seguinte testemunho, que se passa a citar: “Como alunas em final de capítulo, sempre nos foi dito que participar neste tipo de atividades iria ser crucial para o desenvolvimento da nossa proatividade, autonomia e dinamismo. É claro que entrar nestes desafios acaba sempre por despertar um pequeno nervosismo, visto que não somos as únicas a participar e alguém terá de ficar no final da tabela de classificações. Mas isso não é o mais importante. Queremos desafiar-nos e queremos acima de tudo que todos se desafiem e que se coloquem à prova (tal como os alunos de 10.º ano que estiveram ao nosso lado)! Queremos por fim agradecer à Professora Lucinda Araújo, que desde sempre nos apoiou e motivou, e aos restantes professores que ajudaram no cumprimento da prova tal como ao Agrupamento por nos promover todos os meios necessários à sua realização.”

Professora Lucinda Araújo

 

O Clube de Ciências, o Clube Europeu e a turma 6.ºF da Escola Cidade de Castelo Branco acompanharam, no passado dia 31 de janeiro, uma representante do projeto FUSILLI numa visita à horta da escola.

O projeto FUSILLI visa tornar os sistemas alimentares mais sustentáveis e saudáveis, pelo que, a criação e a promoção de hortas escolares envolvendo a comunidade escolar, é um dos seus objetivos.

A visita foi orientada pela engenheira Alexandra Lucas que deu a conhecer diferentes aspetos deste projeto, nomeadamente, a agricultura biológica, a importância de consumir produtos sazonais e locais, o que permite encurtar as cadeias de distribuição dos alimentos.

Por fim, visitou-se a sala onde funciona o Clube de Ciências, na qual os alunos do Clube de Ciências apresentaram alguns dispositivos experimentais, em particular, o que permite monitorizar o crescimento de plantas, bem como, o que permite reproduzir a libertação de energia num sismo. Puderam ainda observar o dispositivo experimental referente ao ciclo sedimentar, tal como um outro, que ajuda a compreender o aumento da biomassa numa planta.

Alunos do Clube de Ciências

No dia 6 de fevereiro, realizou-se na EB/S Pedro da Fonseca – Proença-a-Nova, a 2.ª Concentração na modalidade de Badminton no escalão de Iniciados. Nesta concentração participaram quatro escolas do distrito, tendo o nosso agrupamento estado representado com uma comitiva de nove alunos.

Dos alunos envolvidos, destacamos os seguintes resultados:

Singulares

3.º Lugar femininos – Inês Roque

5.º Lugar feminino – Margarida Cardoso

 

Pares Masculinos

4.º Lugar – Guilherme Fonseca / Rafael Furtado

 

Pares Femininos

3.º Lugar – Mafalda Oliveira / Inês Roque

4.º Lugar – Margarida Cardoso / Margarida Martins

 

Muitos parabéns à organização e a todos os participantes pelo empenho e comportamento demonstrados.

 

Prof. Luís Duarte

(Coordenador Técnico do Desporto Escolar do AENACB)

 

 

Realizou-se no dia oito de fevereiro de 2024, na escola Professor Doutor António Sena Faria de Vasconcelos, na sala 8, a segunda edição do concurso interturmas «10 minutos a ler».

Esta atividade teve por base a leitura da obra «O tubarão na banheira» de David Machado, nas aulas de português das turmas de 5º ano, no âmbito do projeto «10 minutos a ler», tendo como objetivo o desenvolvimento do gosto pela leitura e o enriquecimento vocabular. A organização deste concurso foi da responsabilidade das docentes Ana Paula Oliveira e Ana Paula Santos, que lecionam respetivamente as turmas do 5ºA e 5ºB. Os alunos das duas turmas participaram de forma muito ativa, empenhada e entusiasta, havendo no final um empate. Só com a terceira ronda de perguntas se conseguiu o desempate e a vitória final do 5ºA. No final da atividade e para memória futura, foram entregues pequenos prémios e um marcador como certificado da mesma.

Pela participação e envolvimento estão todos de parabéns!

As docentes                                                                                            

Ana Paula Oliveira e Ana Paula Santos

Na passada segunda-feira, dia 5 de fevereiro de 2024, foi realizada, no âmbito do estudo da obra “Memorial do Convento” do escritor José Saramago, uma visita ao Palácio Real de Mafra. Esta visita contou com a participação dos alunos das turmas de 12º ano e das respetivas professoras de português Anabela Valente, Maria Celina Martins, Maria João Damas e Maria Manuela Martins, além de outros professores acompanhantes .

De acordo com o programa, os alunos assistiram à peça de teatro “Memorial do Convento”, encenada pelo grupo ÉTER. A peça objetiva a representação cénica dos acontecimentos descritos no livro com o mesmo nome, dando oportunidade aos alunos de verem as personagens, nomeadamente Baltasar, Blimunda, El-Rei D.João V e o Padre Bartolomeu Lourenço, entre outros, saltarem do papel e ganharem vida diante de si. Foi um momento cheio de magia, dentro do próprio convento. As personagens repletas de sátira, os cenários alusivos e a icónica “passarola” fizeram com que a sessão fosse do agradado de todos.

Numa outra fase do programa foi efetuada uma visita guiada ao Palácio Real de Mafra, construído no reinado de D.João V como uma promessa em nome do descendente que lhe seria dado, no prazo de um ano, pela rainha D. Maria Ana de Áustria. No decorrer da visita, os alunos tiveram a oportunidade de observar todo o ímpeto e exuberância deste monumento, tendo em conta a época barroca em que foi construído,tal como os aposentos do rei e da rainha, cada um localizado na ponta norte e sul do palácio, respetivamente, separados entre si por cerca de 200 metros. Os extensos corredores davam acesso a salas diversas, tais como a sala de jogos, equipada com mesas de bilhar, a sala de música, onde se podem apreciar dois pianos e a sala dos troféus de caça, repleta de troféus de animais embalsamados e mobiliário feito a partir de partes desses mesmos animais, como hastes de veados. Visitaram ainda a basílica onde puderam observar uma cúpula erguida a mais de 100 metros de altura e a famosa biblioteca do palácio repleta de livros com centenas de anos e alguns incunábulos.

No intervalo destes eventos foi possível explorar um pouco do centro da vila: uns optaram por provar os tradicionais fradinhos, outros procuraram os melhores cenários para o concurso de fotografia ou para apanhar uns banhos de sol nas escadas do convento.

A boa cooperação entre professores e alunos foi essencial para o sucesso desta visita de estudo.

Maria Vitório e Rodrigo Cardoso