1. Enquadramento teórico

O Canadian Medical Association Journal  publicou um Importancia sono na aprendizagemestudo, no qual refere que, em adolescentes, existe uma associação direta entre o distúrbio do sono e uma maior probabilidade de ter colesterol alto, pressão arterial elevada e excesso de peso ou obesidade. Outros estudos indicam que adolescentes com privação de sono parecem ser vulneráveis a psicopatologias, como a Depressão, o Défice de Atenção, a Hiperatividade e dificuldades em controlar as suas emoções.

Para além das patologias e distúrbios, as horas insuficientes de sono afetam o raciocínio, a estabilidade emocional e o comportamento dos adolescentes [1]. Contudo, é ainda incerto o efeito da privação de sono a longo prazo na emoção, nas relações sociais ou na saúde [1].

No dia 17 de maio de 2017, os alunos do 9ºA, 17 05 17-ESNA-visita-9anoda Escola Nuno Álvares, realizaram uma visita de estudo a Lisboa, no âmbito das disciplinas de História, Educação Visual e Educação para a Cidadania.

À chegada, pelas 12:30, fomos almoçar na zona de Belém e, de seguida, visitámos o Mosteiro dos Jerónimos. Posteriormente, o grupo dirigiu-se ao Padrão dos Descobrimentos onde pudemos apreciar a paisagem à beira-rio e tirámos fotografias fabulosas ao Tejo e à Ponte 25 de Abril.

Por fim, fomos ao MAAT onde tivemos uma visita guiada, tendo sido os primeiros a ver a exposição "Utopia, Distopia".

Consideramos esta visita de estudo muito gratificante e agradecemos a disponibilidade, colaboração e paciência dos professores que nos acompanharam.

Pelas 21 horas, os alunos chegaram, satisfeitos e realizados, a Castelo Branco.

Texto elaborado pelos alunos da turma do 9ºA da Nuno Álvares,
Diogo Paulo, Maria Lopes, Mariana Santos, Marina Luís e Inês Paulo.

Olimpiadas internacionais ciencia 02

Os alunos Guilherme Alves e Raul Pombo Monteiro do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares de Castelo Branco irão representar Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Ciência – EUSO 2016. As provas de caráter teórico e prático serão disputadas este ano na Estónia, na cidade de Tartu, de 7 a 14 de maio. Estas Olimpíadas de Ciência – EUSO – são competições que exigem aprofundamento do conhecimento científico nas áreas da Química, da Física e da Biologia e contam este ano com a participação de 23 países de entre os quais Portugal. A inclusão dos alunos Guilherme e Raul na equipa nacional foi o resultado de um processo de apuramento que teve início quando estes venceram as Olimpíadas da Química, fase distrital e fase nacional, em 2014.
Para além da escola, os tempos livres do Raul são dedicados também à Flauta Transversal, instrumento que estuda no Conservatório Regional de Castelo Branco, e o Guilherme ajuda na loja dos pais.

O Agrupamento de Escolas Nuno Álvares promoveuNA Literacias EST 01 atividades de desenvolvimento de competências no âmbito das literacias digitais para os seus alunos de 12º ano. A Biblioteca Escolar, na sequência da sua autoavaliação, verificou que o domínio das literacias digitais dos alunos poderia ser melhorado e, nesse sentido, elaborou um programa de acção em parceria com a Escola Superior de Tecnologia, que se disponibilizou a fazer duas sessões sobre as funcionalidades do programa Photoshop, nomeadamente, elaboração de cartazes e tratamento de imagem, nas suas próprias instalações. A coordenadora da Biblioteca Escolar dinamizou a atividades em estreita articulação com a professora de API (aplicações informáticas), Teresa Rodrigues. Nos dia 2 e 16 de fevereiro, em transportes fornecidos pela EST, acompanharam os alunos às sessões, que foram dinamizadas pelo professor Dr. Pedro Silva, docente da UTC (unidade técnico-científico de Informática) na área da multimédia.

NA Literacias EST 02Foi, sem dúvida, um trabalho em articulação muito positivo, em que os alunos saíram mais enriquecidos e motivados para desenvolverem as suas competências no âmbito das literacias digitais.